Como fazer a gestão financeira para clínicas médicas

Realizar a gestão financeira de clínicas médicas é muito importante para a organização do seu empreendimento. É essencial manter o controle de lucros, despesas e, principalmente, se manter regularizado diante das obrigações legais.

Isso não parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo? O giro de capital é muito frequente e, às vezes, parece que a melhor opção é deixar o planejamento financeiro de lado, organizando essas questões posteriormente. Mas, não! É muito mais vantajoso, seguro e lucrativo manter sua gestão financeira em ordem.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar como pode ser prático realizar a gestão financeira de clínicas médicas de forma descomplicada e eficaz.

 

Como iniciar a gestão financeira: compreenda como funciona a gestão financeira em clínicas médicas

 

Antes de qualquer coisa, os gestores financeiros responsáveis por clínicas médicas devem ter a compreensão de que essa área possui peculiaridades que divergem de outros setores. E, portanto, merecem atenção.

Isso porque há uma dualidade peculiar nesse setor: uma clínica médica tem uma correlação íntima com a saúde dos pacientes, mas também é uma empresa e, portanto, sua organização financeira deve ser encarada como tal, visando o lucro e o crescimento do negócio — claro, sem passar por cima de princípios importantes, como o atendimento humanizado.

Além desses pontos, é importante frisar que há especificações legais acerca de questões financeiras e tributárias sobre clínicas médicas, de forma que os gestores do setor devem ficar bem atentos quanto a isso e se atualizarem constantemente.

Também incluímos aqui as relações com as operadoras de planos de saúde, que merecem atenção, já que estão relacionadas com boa parte das entradas de capital no caixa do negócio.

Outra característica que merece atenção e que é bem comum na área da saúde diz respeito à saída de recursos com compra de materiais, medicamentos, aquisição e manutenção de equipamentos, o que merece um controle rígido por parte do gestor financeiro da clínica.

 

Um passo fundamental: entenda o Fluxo de Caixa

 

É fundamental gerenciar o seu fluxo de caixa: saber a quantia de dinheiro que entra e sai, despesas com funcionários, repasses para fornecedores e parceiros, custos fixos para manter a estrutura, equipamentos ou recebimentos de pacientes, entre outros.

A partir disso, já é bem mais fácil definir a rentabilidade e despesas da clínica.

Veja algumas dicas de como acompanhar o seu fluxo de caixa:

  • determine um período para verificação do seu fluxo de caixa, dependendo do giro financeiro ele pode ser feito diariamente, a cada semana, quinzena ou mensalmente;
  • evite que ocorra manipulação nos valores do fluxo de caixa. É importante que apenas pessoas de sua confiança e capacitadas tenham acesso as essas informações;
  • não misture as finanças pessoais com as da clínica em hipótese alguma;
  • organize seus custos fixos;
  • faça um controle diário de entradas e saídas.

 

Planejamento da sua gestão financeira

 

Um bom planejamento é imprescindível em qualquer área de trabalho e não poderia faltar aqui.

Definir metas plausíveis, realizar projeções de gastos e faturamentos é um bom método para acompanhar o crescimento do seu negócio e indicar áreas que valem a pena investir, ou direcionar uma atenção maior para diminuição de custos.

O planejamento deve ser feito de forma sistêmica, periódica e devidamente documentada, a fim de que possa conferir, após o período definido, se ele foi cumprido. E, caso contrário, identificar quais foram os pontos de erro e discordâncias que levaram ao problema.

O planejamento financeiro inclui questões como:

  • orçamento previsto para o ano;
  • gastos previstos;
  • orçamento médio mensal estimado;
  • capital de giro estimado;
  • verba destinada para expansões e oportunidades de crescimento.

Para obter essas informações de forma mais assertiva você pode contar com um software de gestão ou contratar um profissional especializado em contabilidade médica.

SOFTWARE DE GESTÃO FINANCEIRA

Contratar um serviço digital de gestão financeira é uma excelente escolha para organização da sua clínica.

Algumas das vantagens de se ter um sistema de gestão são: facilidade com emissão de notas fiscais, pagamentos aos prestadores de serviços, divisão de recebimentos entre médicos, lançamentos das receitas e despesas, comparativos entre períodos, entre outros. Essas automatizações economizam tempo, esforço e dinheiro, fazendo com que a gestão financeira do seu empreendimento seja muito mais clara, transparente, organizada. Alguns desses softwares, além da economia por causa das melhorias nos processos, ajudam a clínica a estar regularizada perante o governo.

AJUDA ESPECIALIZADA

A assessoria de um profissional de contabilidade pode ser uma boa solução para evitar erros ou algum esquecimento de registro de informações (como entradas e saídas financeiras). Além de contar com o conhecimento de um expert no assunto para conselhos e orientações.

 

A importância de um sistema automatizado para uma boa gestão financeira

 

Contar com um sistema automatizado é de extrema importância para os gestores de clínicas médicas. Isso porque há uma série de tarefas operacionais que podem ser facilitadas por meio de um software específico para esse fim.

O Saúde Pay, por exemplo, é um importante aliado para a gestão financeira do seu negócio na área da saúde. Um primeiro ponto que evidencia sua importância, por exemplo, está no split de pagamento. O responsável pelas finanças não precisa se preocupar em realizar as divisões de recebimentos entre os colaboradores, já que o sistema realiza isso de forma automatizada, inclusive separando os valores dos impostos que precisam ser arrecadados.

Além disso, o sistema também inclui funções importantes para os gestores dessa área, tais como:

  • controle de fluxo de caixa;
  • emissão de notas fiscais automatizadas e recibos;
  • exportação DMED para os profissionais PJ;
  • exportação dos dados dos médicos para Carnê-leão;
  • inclusão de operações realizadas com maquininha em tempo real, de forma automatizada.

Por meio disso, a gestão financeira se torna mais eficiente e há uma redução nos custos de operação, já que a automação permite que o profissional responsável se dedique a outras funções pertinentes da área, ganhando em produtividade.

 

Gestão financeira para clínicas médicas bem aplicada

Como vimos, fazer a gestão financeira do seu empreendimento pode ser mais simples do que parece quando alinhada a um bom acompanhamento de fluxo de caixa, a um planejamento bem feito e com a assessoria de um software de gestão especializado no seu negócio.

Só existem vantagens em manter a clínica médica organizada: gera economia, evita surpresas negativas e possibilita acompanhar o seu crescimento.

Agora você já pode começar a executar uma boa gestão financeira da sua clínica ou começar a planejar a gestão do seu futuro empreendimento.

Quer ficar sempre atualizado e por dentro das melhores informações? Siga nossas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.