Como fazer a gestão financeira para clínicas médicas

Realizar a gestão financeira da sua clínica médica é muito importante para a organização do seu empreendimento, controle de lucros e despesas e, principalmente, para se manter regularizado.

Isso não parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo? O giro financeiro é muito frequente e, às vezes, parece que a melhor opção é deixar o planejamento financeiro de lado. Mas, não! É muito mais vantajoso, seguro e lucrativo manter sua gestão financeira em ordem.

Aqui, vamos te mostrar como pode ser prático realizar a gestão financeira para clínicas médicas de forma descomplicada e eficaz.

Como iniciar a gestão financeira: Fluxo de Caixa

É fundamental gerenciar o seu fluxo de caixa: saber a quantia de dinheiro que entra e sai, despesas com funcionários, repasses para fornecedores e parceiros, custos fixos para manter a estrutura, equipamentos ou recebimentos de pacientes, entre outros.

A partir disso, já é bem mais fácil definir a rentabilidade e despesas da clínica.

Veja algumas dicas de como acompanhar o seu fluxo de caixa:

  • Determine um período para verificação do seu fluxo de caixa, dependendo do giro financeiro ele pode ser feito diariamente, a cada semana, quinzena ou mensalmente;
  • Evite que ocorra manipulação nos valores do fluxo de caixa. É importante que apenas pessoas de sua confiança e capacitadas tenham acesso as essas informações;
  • Organize seus custos fixos;
  • Faça um controle diário de entradas e saídas. 

Planejamento da sua gestão financeira

Um bom planejamento é imprescindível em qualquer área de trabalho e não poderia faltar aqui.

Definir metas plausíveis, realizar projeções de gastos e faturamentos é um bom método para acompanhar o crescimento do seu negócio e indicar áreas que valem a pena investir, ou direcionar uma atenção maior para diminuição de custos.

Para obter essas informações de forma mais assertiva você pode contar com um software de gestão ou contratar um profissional especializado em contabilidade médica.

Software de gestão financeira

Contratar um serviço digital de gestão financeira é uma excelente escolha para organização da sua clínica.

Algumas das vantagens de se ter um sistema de gestão são: facilidade com emissão de notas fiscais, pagamentos e divisão de recebimentos entre médicos, lançamentos, comparativos. Essas automatizações economizam tempo, esforço e dinheiro, fazendo com que a gestão financeira do seu empreendimento seja muito mais clara, transparente, organizada. Alguns desses softwares, além da economia por causa das melhorias nos processos, ajudam a clínica a estar regularizada perante o governo.

Ajuda especializada

A assessoria de um profissional de contabilidade pode ser uma boa solução para evitar erros ou algum esquecimento de registro de informações (como entradas e saídas financeiras). Além de contar com o conhecimento de um expert no assunto para conselhos e orientações.

Gestão financeira para clínicas médicas bem aplicada

Como vimos, fazer a gestão financeira do seu empreendimento pode ser mais simples do que parece quando alinhada a um bom acompanhamento de fluxo de caixa, a um planejamento bem feito e com a assessoria de um software de gestão especializado no seu negócio.

Só existem vantagens em manter a clínica médica organizada: gera economia, evita surpresas negativas e possibilita acompanhar o seu crescimento.

Agora você já pode começar a executar uma boa gestão financeira da sua clínica ou começar a planejar a gestão do seu futuro empreendimento.

Quer ficar sempre atualizado e por dentro das melhores informações? Siga nossas redes sociais!

Facebook: @contself

Instagram: @cont_self

Twitter: @cont_self

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/contself