Saúde 4.0 : Você está preparado?

Novos tempos exigem mudanças bastante significativas para todas as áreas. E no setor da saúde não é diferente. Uma série de tecnologias são desenvolvidas constantemente para conseguir potencializar os resultados da área, tornando os profissionais mais eficientes em suas rotinas.

Dentro deste contexto, surge o conceito de Saúde 4.0, algo que cada vez mais se faz presente em clínicas e consultórios médicos. Você sabe o que é esse conceito? Está preparado para implementá-lo?

Confira nosso artigo e tire suas dúvidas sobre esse tema e prepare-se para o futuro.

 

O conceito de Saúde 4.0

O conceito de Saúde 4.0 está ligado diretamente com a Quarta Revolução Industrial, que é a integração das Tecnologias de Informação (TI) com todos os setores da vida social e, nesse caso específico, com a área da saúde.

Ele representa uma verdadeira revolução para a medicina, permitindo uma série de mudanças essenciais por meio do uso de tecnologias como softwares de gestão, computação em nuvem, internet das coisas, entre outros. Os dispositivos móveis e a integração da internet com aparelhos vestíveis e objetos também fazem parte desse conceito.

 

Para que serve o Saúde 4.0?

O conceito de Saúde 4.0 serve para orientar os profissionais da área da saúde a aproveitarem as mudanças e passarem a integrar essas soluções tecnológicas em suas respectivas áreas. Todas elas, desde o atendimento em consultórios individuais a cirurgias complexas em grandes hospitais se beneficiam dos avanços tecnológicos promovidos pelo setor de TI.

Assim, seu objetivo é conseguir promover uma maior eficiência e exatidão nos processos de diagnósticos, tratamentos e acompanhamento dos pacientes, conseguindo melhorar a saúde do cliente. Consegue-se, assim, até mesmo uma prevenção mais eficiente de doenças, o que auxilia na qualidade de vida do paciente.

Ou seja, a Saúde 4.0 surge como uma possibilidade essencial para promover bem-estar físico e mental para os envolvidos. E isso também perpassa o próprio profissional de saúde. Afinal, com dispositivos que auxiliem em suas tarefas cotidianas, seu trabalho fica muito melhor e garante um menor risco de problemas.

 

Como se preparar para se adaptar ao Saúde 4.0?

A pergunta fundamental é: você já está preparado para  essa nova realidade? Afinal, exige-se preparo não só financeiro para a inclusão dessas soluções, mas também estrutural e, até mesmo, de mudança de mentalidade para se adequar aos novos tempos.

Se a sua empresa ainda não começou esse processo, é importante saber quais são os principais tipos de ferramentas que podem ser utilizadas e que devem ser implementadas por você para conseguir um resultado mais expressivo e um atendimento mais eficiente. Confira os principais a seguir.

 

Softwares de gestão em saúde

Os softwares de gestão em saúde são aqueles que possibilitam um controle mais preciso das clínicas e consultórios médicos nas mais diferentes áreas, desde o agendamento, o controle de prontuários, a até mesmo questões mais administrativas, como gestão financeira e controle contábil.

É importante considerar para essas soluções aquelas que sejam necessariamente da área médica, já que elas seguem as legislações dedicadas a esse tema, diferentemente do que é utilizado em sistemas genéricos.

Por exemplo, quando falamos em um software de tributação para a área médica, ele é destinado a evitar situações como a bitributação, algo que pode diminuir consideravelmente os lucros da clínica médica. Por isso a importância de contar com sistemas específicos para esse setor.

 

Aparelhos vestíveis

Os aparelhos vestíveis (ou wearable mobiles) são tecnologias cada vez mais utilizadas nos consultórios e clínicas médicas como forma de controle de problemas de pacientes. Por exemplo, por meio dele é possível avaliar, em tempo real, as condições de uma pessoa com problemas cardíacos.

O aparelho, por meio da wi-fi, envia as informações em tempo real para um sistema, que capta e analisa a situação. Em caso de emergência, em alguns casos é capaz até mesmo de já solicitar auxílio médico, prevenindo situações que possam colocar em risco a vida do paciente (como a demora no atendimento em caso de infarto).

 

Telemedicina

A telemedicina é a possibilidade de realização de procedimentos médicos à distância, de forma que se torna possível a troca de informações médicas e oferece atenção aos pacientes que estejam distantes do profissional.

Isso possibilita, por exemplo, que moradores de cidades afastadas possam ter atenção com um médico especialista em determinado problema, que esteja locado em um grande centro urbano.

 

Cloud Computing

Cloud Computing diz respeito à tecnologia na qual as informações ficam armazenadas na nuvem, de forma que possam ser acessadas a partir de qualquer computador por pessoas que tenham acesso ao sistema. É uma ferramenta que auxilia, inclusive, em todos os pontos que citamos anteriormente e na troca de informações entre profissionais que trabalham de forma interdisciplinar.

Pense, por exemplo, no tratamento oncológico. Não basta apenas o oncologista realizar seu trabalho, ele precisa também do respaldo de outras áreas, como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, entre outros. A troca de informações pode ser feita por meio de Cloud Computing, oferecendo acesso intercambiável nos dados desses profissionais, conseguindo realizar, de fato, um tratamento eficiente interdisciplinar.

 saude 4.0

 

Internet das coisas

A internet das coisas é um grande aliado da medicina. Por meio dele torna-se possível gerar dados em tempo real para sistemas de procedimentos realizados em clínicas e laboratórios, avaliando a situação do paciente em tempo real.

 

A Saúde 4.0 e um atendimento cada vez mais humanizado

Mas, o uso de tantas tecnologias não transformaria a medicina em algo frio, indiferente, insensível? A resposta é: não, muito pelo contrário. Com a possibilidade de que as tecnologias resolvam questões de ordem burocrática, é possível que o profissional se dedique a, de fato, prestar um atendimento humanizado, com tempo, se dispondo a ouvir o paciente e conseguir encontrar o melhor tipo de tratamento para ele.

Assim, quando você passa a implementar a Saúde 4.0 em suas clínicas e consultórios, você tem um ganho de potencial muito alto para conseguir fidelizar seus pacientes.

A Saúde 4.0 é uma realidade e está cada vez mais sendo aplicada nos consultórios e clínicas médicas, conseguindo tornar os profissionais em pessoas mais eficientes e permitindo atendimentos e diagnósticos mais precisos.