7 dicas para aumentar o lucro da sua clínica médica

Para manter o crescimento da sua clínica médica em ritmo constante é necessário um bom planejamento estratégico. Neste devem constar as medidas que podem trazer resultados mais significativos e que sejam vantajosos para sua instituição.

Um dos grandes desafios para qualquer empreendedor da área da saúde é definir as ações que irão aumentar o lucro da sua clínica médica, afinal, o mercado é muito competitivo e deixar o seu empreendimento estagnado não é uma opção interessante para quem almeja o crescimento.

Existem algumas boas práticas que devem ser feitas para que seja possível aumentar o lucro e manter o ritmo de crescimento da sua instituição de saúde.

Continue a sua leitura e veja 7 dicas para aumentar o lucro da sua clínica médica de forma estratégica.

 

1-Atração de novos pacientes.

 

A atração de novos pacientes pode parecer uma ação básica, mas nem todos sabem como atrair os seus pacientes de uma forma realmente eficaz.

O marketing médico precisa ser bem planejado e estruturado para que realmente consiga alcançar o público desejado.

Invista em ações que posicione bem os serviços oferecidos e suas especialidades, destacando seus diferenciais.  Esteja presente nas redes sociais e em plataformas online para que seja visto com maior facilidade.

Um ponto de muita atenção são as regras para um marketing médico ético. A  resolução 1.974/11  estabelece normas para a publicidade médica.

 

2- Fidelização de Pacientes

 

Além da atração de novos pacientes é fundamental trabalhar a fidelização dos seus pacientes atuais. Afinal, eles poderão retornar no futuro e também são uma ótima fonte de indicação.

Para isso, treine a sua equipe para que todo o atendimento seja qualificado desde o primeiro contato do paciente.

Para que a experiência do seu paciente seja positiva é necessário investir em alguns pontos, como:

  • Pontualidade da consulta
  • Atendimento Humanizado
  • Cordialidade
  • Infraestrutura organizada e higienizada

Realize pesquisas de satisfação periodicamente, veja como anda a opinião dos seus pacientes a respeito da sua instituição e saiba quais pontos precisam de melhorias.

 

3- Planejamento Financeiro

 

Para fazer previsão de rendimentos e estabelecer a estratégia para o aumento de lucros, é fundamental um bom planejamento financeiro.

Através do planejamento financeiro é possível ter uma visão ampla dos rendimentos da clínica de forma que ela consiga se sustentar e também gerar lucros para investimento e crescimento continuo.

Para isso, é necessário ter controle sobre as receitas e despesas através do fluxo de caixa, e visualizar os gastos que podem ser cortados ou a redução significativa de despesas.

Com a previsão financeira é possível tomar decisões mais assertivas sobre investimentos que podem trazer retornos financeiros para a clínica e saber quais custos podem ser minimizados.

 

4- Métricas de resultados

 

Avalie seus resultados para potencializar o que realmente traz retorno para o seu negócio.

As métricas são imprescindíveis para análise de resultados. Um exemplo de métrica que pode mostrar se os investimentos estão sendo assertivos é o ROI (Retorno Sobre Investimento).
Com o cálculo do ROI é possível mensurar quanto de dinheiro a instituição está ganhando ou perdendo em cada investimento.

Dessa forma, é mais fácil avaliar a produtividade de toda a equipe e dos atendimentos. Como gestor estratégico é necessário aprofundar nas análises para que as medidas tomadas realmente façam diferença e ajude no crescimento da clínica.

 

 

5 – Otimização de processos

 

A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas e é ainda mais forte na medicina. Através da tecnologia é possível otimizar vários processos dentro de uma clínica médica e, consequentemente, reduzir custos e aumentar o faturamento.

Você pode optar por recursos que diminuam a necessidade de mão de obra de trabalho e de investimentos na infraestrutura, como espaço para armazenamento de arquivos, como por exemplo:

  • Agendamento online
  • Prontuários eletrônicos
  • Software para gestão médica

 

6– Ampliar os meios de pagamentos

Uma das formas de se destacar e conseguir atrair ainda mais pacientes é oferecer diversas formas de pagamentos, tornando sua clínica mais acessível e competitiva.

Os empreendimentos que oferecem apenas recebimentos por dinheiro em espécie ficam ultrapassados em relação ao mercado, já que grande parte da população opta pelo o pagamento via cartão de débito, crédito à vista e crédito parcelado pela comodidade, facilidade e segurança.

Aumente o seu fluxo de pacientes e consequentemente o lucro da sua clínica oferecendo amplas formas de pagamento, como:

  • Pagamentos online (no momento do agendamento da consulta)
  • Maquininha de cartões e opções de parcelamento (opte por maquininha de cartões especializadas no seguimento da saúde)
  • Dinheiro em espécie
  • Cheque

 

7-  Inteligência tributária

 

Ainda falando sobre tecnologia, a sua clínica médica pode contar com um software financeiro inteligente capaz de aumentar seus lucros apenas reduzindo o valor dos seus impostos de forma legal e regularizada.

É a solução financeira Saúde Pay, da ContSelf. Uma inteligência integrada à maquininha de cartões que permite realizar o repasse de pagamentos entre a sua clínica e os prestadores de serviços no momento em que o paciente paga.

O processo conhecido como split de pagamento elimina a bitributação, que é o pagamento de impostos em duplicidade, uma ocorrência muito comum quando a instituição de saúde recebe o valor integral dos seus pacientes, mas depois precisa repassar cada porcentagem aos profissionais envolvidos.

A regularização no pagamento de impostos proporciona uma economia de até 40% para a clínica e, além disso, a solução financeira disponibiliza para a instituição e seus gestores várias funcionalidades que otimizam e simplificam sua gestão, como:

  • Emissão de notas fiscais ou recibos automaticamente;
  • Exportação de dados para Carnê-leão e DMED;
  • Acompanhamento da clínica e dos prestadores de serviços com relação às transações e aos valores a receber;
  • Possibilidade de antecipação de valores parcelados;
  • APP para que os pacientes possam acessar as notas fiscais e recibos;
  • Integração a diversos sistemas clínicos.

Você pode solicitar agora mesmo uma demonstração da solução e descobrir o quanto sua clínica ou consultório médico pode economizar com a solução financeira.

Conciliando algumas dessas boas práticas você conseguirá aumentar o lucro da sua clínica médica com um planejamento estratégico eficaz para se ter o crescimento continuo.

Boa sorte! E conte com a ContSelf para sua gestão financeira eficiente.