ROI: o que é e como aplicar na sua Clínica Médica?

No mundo corporativo, independente da área, é fundamental mensurar todos os seus investimentos para ter uma visão realista do que realmente está trazendo o retorno esperado ou apenas gerando custos desnecessário, e para ajudar a analisar se você está no caminho certo para obter os melhores resultados existe uma métrica muito assertiva, o ROI!

No universo das clínicas médicas não seria diferente. Nesse artigo vamos entender o que é e como o ROI pode ajudar a saúde financeira de clínicas médicas?

 

O Que é ROI?

ROI (em inglês, Return over Investiment), é basicamente uma métrica para calcular seu retorno sobre o investimento, ou seja, é utilizado para medir o quanto de dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada aplicação.

O investimento inclui qualquer gasto que você tenha como:

  • Novas contratações,
  • Aquisição de novos produtos,
  • Ferramentas de gestão,
  • Campanhas de marketing,
  • Melhoria na infraestrutura,
  • Qualquer custo que tenha finalidade de gerar um algum lucro futuro.

 

Como o ROI pode ser útil para Clínicas Médicas?

O ROI ajuda muito na tomada de decisão, com ele é possível ter uma visão mais ampla e assertiva dos investimentos que realmente estão valendo a pena, e assim, verificar quais estão gerando bons resultados e quais precisam de alguns ajustes ou até mesmo serem descartados.

É possível ser mais estratégico com a gestão financeira do seu empreendimento, já que o ROI proporciona uma projeção dos seus rendimentos na determinada área analisada.

Outro ponto muito positivo é poder analisar o rendimento de uma equipe, avaliar se o resultado do trabalho está sendo positivo, ou não, e testar novos pontos de melhora e otimização.

 

Como calcular o ROI?

É uma métrica muito simples e muito precisa. Para calculá-lo é necessário trabalhar com os valores reais e confiáveis, para que seu resultado seja assertivo, caso o contrário, o resultado não será valido.

Você precisa dos valores dos investimentos iniciais e do lucro obtido, veja:

 

ROI = (lucro – investimento) / investimento) x 100

 

Por exemplo:

Você fez uma campanha de marketing online com objetivo de divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes e investiu 2 mil reais. Ao fim da campanha foi conquistado 25 novos pacientes, considerando que cada consulta seja 200 reais (25×200) o seu lucro final foi de 5 mil reais.

Assim, calculamos:

 

ROI = (5.000 – 2.000) / 2.000) x 100 =   150

 

Ou seja, seu retorno sobre o investimento foi de 150%. A cada real investido, você tem R$ 1,50 de lucro, o que é um bom resultado a curto prazo, mas já caracteriza que é preciso investir mais se sua meta for um retorno maior.

O objetivo principal ao calcular o ROI é ter um direcionamento maior dos seus investimentos e, assim, evitar o gasto de tempo, trabalho e dinheiro em ações e projetos que não estão dando o retorno esperado.

Faça essa experiência no seu empreendimento e veja como é mais seguro para a saúde da sua clínica, trabalhar através de métricas que mensuram os resultados das ações e investimentos.