5 principais erros que podem causar o fechamento de clínicas médicas

Erros podem comprometer a execução de qualquer negócio. Na área de saúde não é diferente. Por mais que o médico tenha um currículo impecável, domine sua especialidade, nada disso adiantará se questões internas, necessárias para o funcionamento da clínica médica, estiverem gerando problemas.

Saber quais são os principais erros que podem causar o fechamento precoce da sua clínica é fundamental para identificá-los e saber como evitá-los. Continue lendo e identifique os 5 erros mais comuns em clínicas médicas e fique atento.

 

1. Lançamentos errados no fluxo de caixa

 

Descontrole financeiro é uma das principais causas de problemas que podem gerar fechamento nas clínicas médicas. E, em muitos momentos,isso ocorre pelo lançamento errado de entrada e saída de capital.

Por depender do registro manual, muitas vezes pode ocorrer duplo lançamento de entrada, não ocorrer registro de saídas ou valores serem registrados de forma errônea. É preciso que o responsável por essa tarefa esteja sempre atento, verificando os dados e optando por mecanismos que facilitem o trabalho e minimizem erros (como softwares de gestão para clínicas médicas).

 

2. Falta de organização no atendimento ao paciente

 

Nesse quesito há muitas coisas envolvidas e que podem, de fato, prejudicar consideravelmente o atendimento ao paciente. Por exemplo, se há falhas no agendamento, superlotando a sala de espera, haverá um atraso considerável no atendimento.

Com isso, as consultas podem ser apressadas, evitando um atendimento humanizado ao paciente. Isso, em conjunto com a longa espera, pode fazer com que o paciente se afaste de vez da sua clínica.

Outro ponto que pode evidenciar o problema de organização é a dificuldade em encontrar prontuários, podendo muitas vezes até perdê-los, um erro bastante sério e que não pode ser cometido dentro do ambiente de clínicas médicas.

 

3. Falta de investimento em marketing

 

Como novos pacientes procurarão sua clínica médica se eles não souberem que ela existe? Por desconhecimento do público-alvo, seu negócio pode não estar crescendo como gostaria. Um dos grandes culpados para isso pode ser a falta de investimento em marketing.

Mesmo que a área médica exija alguns cuidados importantes no que concerne a esse tema, é essencial que o gestor não deixe de investir nisso, já que a divulgação é importante não só para apresentar a clínica para o público, mas também para que o próprio profissional de saúde consiga demonstrar que é uma autoridade na sua especialização, conquistando a atenção do paciente.

 

4. Não treinar suas equipes adequadamente

 

Todos os colaboradores que trabalham na clínica médica precisam ser devidamente treinados dentro das suas áreas de atuação, bem como no que concerne ao atendimento ao cliente impecável.

Por exemplo, a pessoa que trabalha na recepção deve ser capaz não só de fazer suas funções administrativas, mas também acolher e tratar bem os pacientes que chegam. Qualquer falha em uma dessas operações pode representar prejuízos futuros e, consequentemente, levar ao fechamento da clínica.

 

5. Não se preocupar com a bitributação

 

Uma das questões mais delicadas nas clínicas médicas, principalmente aquelas que têm vários médicos autônomos, é a bitributação. Ela diz respeito à incidência do pagamento de tributos duas vezes sobre a mesma prestação de serviços (consulta médica).

Se os responsáveis pela área financeira não ficarem atentos, esse fato pode acontecer, diminuindo a margem de lucro e levando a uma perda financeira significativa no final do mês. A longo prazo o problema, em conjunto com os pontos que falamos acima, pode levar a um fechamento precoce da clínica médica.

Estes 5 erros, ocorrendo separadamente ou em conjunto, podem levar a problemas graves para a saúde financeira da sua clínica médica, mesmo que não conduzam essencialmente ao fechamento. Por isso é importante ficar de olho e saber como minimizá-los ou evitá-los.

Quer mais dicas imperdíveis que auxiliarão no crescimento da sua clínica médica e no seu nome como profissional da área de saúde? Acompanhe nosso blog e continue lendo nossos artigos!