6 dicas para reduzir os custos hospitalares em 2019

2019 está chegando e é hora de realizar o planejamento estratégico para o próximo período vigente. Entre diversos pontos que devem ser pensados de antemão, o orçamento financeiro é um dos que mais merece atenção.

Ao realizar a avaliação de 2018, se preparando para 2019, você pode perceber que nesse ano ocorreu uma série de gastos desnecessários, que podem ser otimizados, conseguindo diminuir despesas e melhorar a sua rentabilidade ao longo do ano.

Confira, portanto, 6 dicas para reduzir os custos hospitalares em 2019 e otimize a gestão financeira do seu hospital.

 

1. Estabeleça padrões administrativos

Um primeiro ponto bastante importante para reduzir custos é estabelecer padrões administrativos em todo o hospital. Isso porque é característico esse tipo de instituição ter sua fonte de faturamento advinda de diversas fontes pagadoras (pacientes, diversos planos de saúde diferentes, ressarcimento via empresas, entre outros) e você precisa entender o seu faturamento hospitalar.

Esse tipo de situação pode gerar diversos custos ao longo do processo, gerando-se, assim, a necessidade de padronização. Em primeiro lugar, isso gera uma simplificação do processo administrativo, bem como a automação dos processos, permitindo a redução do tempo gasto com essa tarefa.

 

2. Realize manutenções preventivas em seus aparelhos

Um gasto constante, principalmente em hospitais, é o custo com as manutenções corretivas em aparelhos. Afinal, não pode haver paralisação dos serviços devido à falta de aparelhos para realização de exames ou de leitos em UTI por falta de equipamentos de suporte à vida.

Porém, as manutenções desses itens, quando apresentam defeitos graves, são caras. Em alguns casos, o defeito pode inutilizar a máquina completamente, sendo necessário sua substituição total.

Esse gasto pode ser evitado por meio de manutenções preventivas. Além de serem mais baratas, evitam o estrago do maquinário, bem como você não perde atendimentos por falta de capacidade de atender os pacientes.

 

3. Invista em tecnologias e soluções inteligentes

Toda vez que você opta por soluções inteligentes e tecnologias de automatização, você está reduzindo tempo de operação de um processo, gerando um custo menor para ela (serão menos horas de trabalho dedicadas à tarefa).

Além disso, você pode destinar o tempo gasto com as tarefas operacionais com outras questões mais analíticas, destinando seus esforços para outras questões analíticas e que não podem ser automatizadas.

 

4. Melhore o sistema de agendamento

Desmarcações e pessoas que não comparecem às consultas agendadas (quando os hospitais disponibilizam esse tipo de serviço ou em clínicas médicas) representam um grande prejuízo para o local.

Isso porque há uma janela de operação na qual outras pessoas podem ser atendidas, deixando o profissional ocioso naquele período, bem como há gastos de infraestrutura naquele momento (água, luz, entre outros).

Uma das formas de resolver essa questão é melhorando o sistema de agendamento, principalmente utilizando sistemas automatizados de confirmação de consultas. Alguns softwares destinados à gestão de clínicas médicas oferecem a opção de envio de mensagens para os pacientes, relembrando-os da consulta e oferecendo a possibilidade de confirmação via SMS.

Assim, há uma menor chance de que ocorram esquecimentos e, em caso de desmarcações, pode-se colocar outros pacientes no horário, evitando a ociosidade do médico.

 

5. Faça uma avaliação periódica dos fornecedores

Mesmo que você escolha os melhores fornecedores para seu hospital, é imprescindível realizar uma avaliação periódica deles. Isso porque constantemente surgem novas empresas capazes de realizar o serviço no mercado, conseguindo superar, em alguns casos, o custo-benefício apresentado pelas empresas que escolheu.

Assim, é necessário realizar uma avaliação periódica, verificando se ocorreu mudanças, se os produtos continuam com a mesma qualidade, se não há concorrentes com melhor custo-benefício no mercado.

 

6. Monitore indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho e métricas são essenciais para verificar se seu hospital está, de fato, sendo produtivo e, assim, reduzindo custos e desperdícios. São alguns deles:

  • taxa de ocupação;
  • taxa de infecção;
  • tempo médio de internação ou de estadia dentro do hospital para procedimentos;
  • taxa de readmissão;
  • tempo médio de permanência na sala de espera para atendimento;
  • satisfação do usuário e taxa de fidelização.

Por meio dessas dicas, você consegue avaliar se há excessos de gastos em seu hospital e evitar gastos desnecessários no seu dia a dia, melhorando sua rentabilidade.

Continue acompanhando nosso blog e veja mais dicas que auxiliarão a potencializar o sucesso do seu empreendimento na área da saúde.