Métrica para clínicas médicas: Como mensurar os resultados?

Analisar a performance corporativa faz parte de qualquer instituição que deseja mensurar seus resultados. Para clínicas médicas é uma forma de medir o seu desempenho e assegurar a satisfação dos pacientes.

Acompanhar o andamento dos processos internos e a satisfação dos pacientes são medidas indispensáveis para a definição de metas para alcançar o sucesso no empreendimento.

As métricas vão te ajudar a mensurar os resultados da sua clínica, mas, qual é a melhor forma de medir os processos? Neste artigo vamos ver algumas métricas para clínicas médicas e como elas podem ajudar a mensurar os resultados e a definir onde vale novos investimentos ou corte nos gastos.

 

Como mensurar os resultados?

Você consegue mensurar os seus resultados através de KPIs (Indicadores- chaves de desempenho). Esses indicadores irão ajudar a monitorar os processos e identificar o que está funcionando ou não na gestão da clínica médica.

Em resumo, são as métricas essenciais para avaliar o funcionamento da sua gestão, as que realmente fazem diferença no processo administrativo e operacional.

 

Quais são as melhores métricas para sua clínica médica

 

Satisfação do paciente

A satisfação dos pacientes é o que transparece a qualidade do seu atendimento e é uma ótima opção de análise ao final de cada consulta através de pesquisas.

Um dos métodos mais eficiente é o NPS (Net Promoter Score) ele permite calcular a pontuação de satisfação dos pacientes de forma prática. Você faz uma pergunta simples “Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nossos serviços para um amigo ou familiar” a resposta é clara, quanto mais satisfeito mais ele indicará os serviços da clínica.

Como calcular: Net Promoter Score = % CLIENTES PROMOTORES – % CLIENTES DETRATORES = %NPS.

Clientes detratores são os que pontuam de 0 a 6, demonstram grande insatisfação com o serviço.

Clientes Promotores são os satisfeitos que avaliam com notas de 9 a 10, a chance de recomendarem a sua clínica médica é muito grande.

E também existem os clientes neutros, com avaliações de 07 a 08, são clientes que consideram todo o atendimento regular, e com pontos de melhora.

Ao encontrar o porcentual dos NPS você consegue determinar em qual zona o seu empreendimento está e se é necessário buscar melhorias.

  • Zona de Excelência – NPS entre 76 e 100
  • Zona de Qualidade – NPS entre 51 e 75
  • Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 1 e 50
  • Zona Crítica – NPS entre -100 e 0

 

Tempo de sala de espera e dos atendimentos

Essa é uma métrica importante para avaliar o desempenho dos atendimentos, da rotatividade dos pacientes e também o padrão de tempo de cada consulta e procedimento.

Se você consegue medir o tempo médio de cada consulta de uma determinada especialidade ou de cada procedimento, os agendamentos podem ser mais assertivos e consequentemente o tempo de espera diminui e a satisfação do seu paciente aumenta.

 

Número de retornos e novos pacientes

Além de mensurar a satisfação dos pacientes, é essencial acompanhar a linha de crescimento da clínica médica. Saber o número de novos pacientes é uma forma de acompanhar o crescimento, queda ou estagnação do negócio.

A taxa de retorno das consultas representa a fidelização dos seus pacientes, se o número for muito baixo é sinal que alguma parte do processo não está bem qualificado.

 

Número de atração por especialidade

Avaliar qual atendimento ou procedimento é o mais realizado ajuda a mensurar o seu impacto na receita total da clínica. Essa avaliação pode apontar, inclusive, procedimentos com alto custo e que têm oferecido um retorno financeiro muito pequeno, não sendo vantajosos para clínica.

É possível também destacar os profissionais com os maiores números de atendimento e aqueles que não estão sendo altamente produtivos e assim qualificar e melhorar o rendimento da sua equipe.

 

Planejamento Financeiro

As projeções financeiras da instituição são necessárias para determinar novos investimentos ou retenção de custos. Também é possível planejar qual época do ano o número de atendimentos é maior.

A previsão do faturamento também ajuda a saber se a receita está dentro da estimativa e os gastos dentro do planejado. Evitando maiores surpresas no seu fluxo do caixa. A gestão financeira é indispensável para a saúde financeira do empreendimento.

Existem softwares especializados na gestão financeira que podem automatizar e otimizar todo o processo tributário, como por exemplo o Saúde Pay, uma solução da ContSelf que descomplica sua vida tributária e ainda gera economia de até 40% em impostos.

Além dessas, existem outras métricas para clínicas médicas que podem ajudar a mensurar os seus resultados. O ideal é definir suas metas de avaliação e crescimento e a partir disso buscar métricas que apresentem os dados necessários para a mensuração de resultados.