Marketing Médico: 5 dicas para atrair mais pacientes em 2019

2019 está chegando, e é o momento no qual os gestores estão realizando o planejamento para o novo período. Organizar planejamentos financeiros, planos de negócios, estipular metas, reformular o que não deu certo e potencializar aquilo que deu certo.

Uma das prováveis metas do seu negócio na área de saúde, com certeza, será atrair mais pacientes para sua clínica médica. Mas, como conseguir isso com um bom custo-benefício na aplicação da estratégia? Isso pode ser feito por meio do marketing médico.

Continue lendo nosso artigo e veja 5 dicas que podem auxiliar você nesse processo.

5 dicas de Marketing Médico 

1. Invista em educar o seu cliente

Uma das principais estratégias de marketing atualmente diz respeito à intenção de educar seu cliente, oferecendo valor a ele. Na área médica, especificamente, isso gera bastante resultado, principalmente para geração de autoridade perante seu público-alvo.

Assim, que tal investir em estratégias como o marketing de conteúdo? Por meio dele você pode criar posts em blogs, e-books, publicações nas redes sociais que auxiliarão o seu cliente a entender questões que podem gerar uma série de dúvidas nele.

Quer ver um exemplo? Um post sobre câncer de pele pode alertar um paciente sobre algumas pintas suspeitas que tenha no corpo. Sabendo que o dermatologista que realizou o procedimento é especialista nessa área, se sentirá mais confiante para agendar uma consulta com o profissional e realizar a avaliação das pintas.

 

2. Tenha um site responsivo

Apesar deste ser um tema já consolidado no mercado, alguns responsáveis por clínicas médicas ainda não possuem sites responsivos. Isso pode representar uma perda estratégica para o seu negócio para conseguir novos clientes.

Um site responsivo é aquele que consegue se adaptar aos mais diferentes tipos de tela (tablets, smartphones, notebooks, computadores, etc.), sem perder funcionalidades e informações. Isso é útil quando, por exemplo, um paciente deseja achar um dado da sua clínica, como telefone de contato, e não consegue abrir o site em seu smartphone.

Ele pode simplesmente desistir, de forma a procurar outro local ou então esquecer de realizar o agendamento, fazendo com que você perca a oportunidade de consulta.

 

3. Invista em um atendimento impecável

Uma das melhores estratégias de marketing médico é estimular a indicação dos seus pacientes fidelizados. Um cliente que saia satisfeito da sua clínica indica o profissional para sua rede de amigos. A indicação é essencial na área da saúde, por se tratar de uma área delicada e, portanto, as pessoas querem ser atendidas pelos melhores.

Assim, um bom atendimento pode ser o diferencial entre ser indicado ou perder pacientes por problemas que possam ter ocorrido durante a consulta ou, até mesmo, na recepção na sala de espera. Dedique-se a oferecer uma experiência excelente para seus clientes.

 

4. Utilize as redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas do marketing médico. Elas podem servir para auxiliar na divulgação do conteúdo produzido em blogs, podcasts e vídeos do YouTube, para estabelecer contato mais próximo e direto com o seu público, tirar dúvidas em posts e por meio do inbox, entre outros.

O importante é saber realizar uma divulgação consistente, condizente com o perfil do seu negócio na área médica e que de fato chegue e capte a atenção do seu público-alvo.

 

5. Entenda que sua clínica médica é um negócio

Não adianta implementar todas as estratégias que falamos acima se você não compreender que, mesmo sendo um estabelecimento de saúde, sua clínica é, também, um negócio e, portanto, necessita de alguns cuidados concernentes a essa área.

Isso significa que você deve estar sempre atento à imagem que sua clínica tem no mercado, realizando análises constantes, por meio de métricas. Também deve buscar a melhoria contínua, ouvir seu público, acompanhar as principais tendências do mercado e observar seus concorrentes diretos e indiretos.

Tudo isso auxilia a encontrar aquilo que funciona e aquilo que não é ideal para o marketing médico da sua clínica, bem como auxilia no crescimento sustentável dela.

Quer mais dicas interessantes de como melhorar o seu empreendimento na área de saúde e conseguir melhores resultados? Continue acompanhando nosso blog e leia nossos artigos sobre o assunto.