No mundo corporativo, independentemente da área, é fundamental mensurar todos os seus investimentos para se ter uma visão realista do que realmente está trazendo o retorno esperado ou apenas gerando custos desnecessários. E, para ajudar a analisar se você está no caminho certo para obter os melhores resultados, existe uma métrica muito assertiva, o ROI!
No universo das clínicas médicas não seria diferente. Neste artigo, vamos entender o que é e como o ROI pode ajudar a saúde financeira de clínicas médicas?
O que é ROI?
ROI (em inglês, Return Over Investiment), é basicamente uma métrica para calcular seu retorno sobre o investimento, ou seja, é utilizado para medir o quanto de dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada aplicação.O investimento inclui qualquer gasto que você tenha como:
- Novas contratações;
- Aquisição de novos produtos;
- Ferramentas de gestão;
- Campanhas de marketing;
- Melhoria na infraestrutura;
- Qualquer custo que tenha finalidade de gerar algum lucro futuro.
Como o ROI pode ser útil para clínicas médicas?
O ROI ajuda muito na tomada de decisão. Com ele é possível ter uma visão mais ampla e assertiva dos investimentos que realmente estão valendo a pena, e, assim, verificar quais estão gerando bons resultados e quais precisam de alguns ajustes ou até mesmo serem descartados.
É possível ser mais estratégico com a gestão financeira do seu empreendimento, já que o ROI proporciona uma projeção dos seus rendimentos na área analisada.
Outro ponto muito positivo é poder analisar o rendimento de uma equipe, avaliar se o resultado do trabalho está sendo positivo, ou não, e testar novos pontos de melhoria e otimização.
Como calcular o ROI?
É uma métrica com cálculo muito simples e preciso. Para calculá-lo é necessário trabalhar com os valores reais e confiáveis, para que seu resultado seja assertivo, caso contrário, o resultado não será válido.
Você precisa dos valores dos investimentos iniciais e do lucro obtido, veja:
ROI = (lucro – investimento) / investimento) x 100
Por exemplo:
Você fez uma campanha de marketing online com objetivo de divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes e investiu 2 mil reais. Ao fim da campanha foi conquistado 25 novos pacientes, considerando que cada consulta seja 200 reais (25×200) o seu lucro final foi de 5 mil reais.
Assim, calculamos:
ROI = (5.000 – 2.000) / 2.000) x 100 = 150
Ou seja, seu retorno sobre o investimento foi de 150%. A cada real investido, você tem R$ 1,50 de lucro, o que é um bom resultado a curto prazo, mas já caracteriza que é preciso investir mais se sua meta for um retorno maior.
Como o ROI pode fazer sua clínica médica crescer?
Como você pode perceber, e como ressaltamos ao longo deste artigo, o cálculo do ROI é estratégico para a gestão financeira, principalmente quando falamos de elementos que fazem a sua clínica médica crescer.
Por meio dele você consegue avaliar se o valor investido em determinadas áreas está realmente trazendo o retorno esperado e, caso contrário, avaliar se vale a pena trocar as estratégias ou, até mesmo, direcionar o investimento para outras áreas que careçam mais no momento. Também pode ser um indicador importante de que as estratégias traçadas estão sendo eficientes.
Por exemplo, na situação sobre o investimento em marketing, podemos avaliar que foi um bom resultado a curto prazo, indicando que a definição anterior foi bem-sucedida e auxiliando a definir as métricas futuras.
Afinal, a melhoria contínua é essencial para fazer sua clínica crescer e o ideal é conseguir cada vez resultados mais eficientes com menor custo.
Devemos lembrar de que ele pode ser usado para mensurar os resultados de qualquer tipo de investimento no seu negócio e não só do marketing, como muitos gestores acreditam.
Quais outras métricas também são importantes de serem avaliadas em sua clínica médica?
É claro que o ROI não é a única métrica a ser considerada para o crescimento da clínica médica. Há outras igualmente interessantes e que são responsáveis por fazerem o negócio evoluir, quando acompanhadas com afinco. São elas:
- CAC: Custo de Aquisição de Cliente. Diz respeito ao custo médio para conquistar um cliente, envolvendo todas as áreas do negócio;
- Taxa de conversão: índice que identifica quantas pessoas que procuraram sua clínica se tornaram, de fato, pacientes. Muitas vezes uma ligação para agendamento de consulta não se converte, necessariamente, em um atendimento de fato. O mesmo diz respeito aos contatos em redes sociais;
- Taxa de rejeição: diz respeito ao índice de pessoas que visitam seu blog ou site e não prosseguem para uma segunda página;
- Taxa de retorno: avalia quantos pacientes retornaram depois da primeira consulta. Isso é fundamental para avaliar se o atendimento está sendo feito da forma correta, se os pacientes sentem confiança no profissional para retornarem, entre outros pontos.
Todas essas métricas, além de serem responsáveis por uma gestão financeira mais consistente e eficiente, também permitem estabelecer parâmetros sobre as expectativas dos seus pacientes.
Por exemplo, se a taxa de retorno é alta, isso é sinal de que há uma maior fidelização do seu target, indicando que está no caminho certo no serviço prestado pela sua clínica. Caso contrário, é necessário rever o que está causando o afastamento dos seus pacientes.
O mesmo vale quando falamos de trazer o seu potencial paciente para a clínica. Se o custo de aquisição está alto, é porque está sendo necessário um esforço muito alto para conseguir conquistar seu público, logo, algo está errado e precisa ser revisto.
Assim, como toda métrica, o ROI é essencial para avaliar sua atual situação e mostrar o que pode estar certo e o que precisa ser revisto a curto e longo prazo.
O objetivo principal ao calcular o ROI é ter um direcionamento maior dos seus investimentos e, assim, evitar o gasto de tempo, trabalho e dinheiro em ações e projetos que não estão dando o retorno esperado. Assim, pode-se evitar erros que poderiam causar o fechamento do seu negócio.
Faça essa experiência no seu empreendimento e veja como é mais seguro para a saúde da sua clínica, trabalhar através de métricas que mensuram os resultados das ações e investimentos.
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