Maquininha de Cartões para Clínicas Médicas

Nos tempos atuais, o uso de cédulas de dinheiro vem sofrendo uma queda gradual, principalmente para serviços e produtos de valores mais elevados. Em pesquisa realizada pelo Banco Central, foi identificado que, no comércio, para os pagamentos acima de R$ 500,00,  43% são realizados no cartão de crédito e 18% no cartão de debito, totalizando 61% da utilização de cartões.

Esse cenário não é diferente no âmbito da saúde, ainda mais nos atendimentos de clínicas médicas particulares onde os procedimentos podem ter valores altos e o paciente tende a optar pelo parcelamento, tornando a realização de atendimentos e procedimento mais acessível.

Isso significa que, para se tornar uma instituição de saúde realmente atrativa no mercado, é essencial oferecer aos seus pacientes diferentes formas de pagamento, incluindo a maquininha de cartões débito, crédito e opção de parcelamento.

Mas, como escolher a maquininha de cartões que melhor atende às necessidades da sua instituição, levando em conta as taxas, divisões de pagamento, emissão de notas fiscais, antecipação de recebíveis entre outras questões financeiras?

Neste artigo vamos apresentar um pouco do universo das máquinas de cartões e como é possível simplificar vários processos com uma solução financeira integrada à maquininha.

 

Máquina de cartões especializada em clínicas médicas

O mercado oferece diversos modelos de máquinas, com diferentes tipos de configurações e especificidades, mas, basicamente se resumem a efetuar as transações financeiras.

Nós sabemos que a  gestão financeira bem planejada de uma instituição de saúde requer mais cuidado e atenção por conter processos mais burocráticos, ou seja, é mais seguro e vantajoso buscar máquinas e sistemas especializados na área da saúde que possam auxiliar a gestão financeira de forma integrada.

A solução da ContSelf, Saúde Pay, é uma solução financeira completa e especializada na área da saúde, integrada à maquininha de cartões. Isso significa que o empreendimento não conta apenas com uma máquina de recebimentos, e sim com uma solução tributária completa e totalmente integrada, sendo um grande diferencial.

Ao longo desta leitura vamos explicar como funciona e os diferenciais da solução integrada à maquininha de cartões ContSelf.

 

Split de Pagamento

O primeiro ponto e uma das características mais importantes da maquininha ContSelf, o split é a divisão de pagamentos entre os prestadores de serviço e a instituição. Essa funcionalidade facilita todo o processo financeiro.

Como funciona? Ao adquirir o software da ContSelf, todos os profissionais prestadores de serviços e a instituição são cadastrados no sistema, assim como os seus dados bancários. Quando o paciente realiza o pagamento através da maquininha, o operador poderá direcionar o pagamento com o percentual definido para cada parte favorecida.

Dessa forma, elimina-se a burocracia do repasse de pagamentos e, principalmente, torna-se mais fácil o controle dos atendimento e recebimentos.

 

Emissão de notas fiscais e fim da bitributação

A maquininha de cartões para clínicas da ContSelf também realiza a emissão das notas fiscais ou recibos no momento do pagamento (através do certificado A1). Isso significa otimização de tempo eliminando o processo de emissões através do site da prefeitura e também o fim da bitributação.

A bitributação é uma ocorrência muito comum em instituições de saúde, ela basicamente é o pagamento duplicado de impostos na nota fiscal.

Ao emitir as notas fiscais de forma automática e separada, cada parte favorecida pagará o imposto apenas sobre o seu percentual, eliminando o risco de bitributação e proporcionando uma economia de até 40% em impostos.

 

Atenção ao cruzamento de dados da Receita Federal

A fiscalização da Receita Federal é cada vez mais rigorosa e conta com sistemas superinteligentes para um controle efetivo. Uma de suas metodologias de fiscalização é o cruzamento de dados bancários e das declarações do imposto de renda. ´

As operadoras de cartão de crédito e débito enviam à Receita Federal todas as movimentações financeiras realizadas por cartões tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, ou seja, se uma instituição não informar corretamente os seus recebimentos ela poderá cair na malha fina.

A análise das despesas médicas informadas pelos pacientes na declaração do imposto de renda para dedução também é uma fonte de confirmação dos dados informados. Por exemplo, se um paciente informar tais gastos em uma consulta, a Receita Federal pode confirmar se a instituição de saúde ou o médico declararam o recebimento do mesmo.

É fundamental que o empreendimento esteja em dia com as suas obrigações legais e monitorando com eficiência as entradas e saídas financeiras,  a fim de não ser notificado.

Essa é mais uma funcionalidade excelente da maquininha ContSelf. Como as emissões das notas fiscais são automáticas, isso  garante que todas elas sejam emitidas.  O sistema também conta com controle de fluxo de caixa, o que  facilita a gestão financeira da instituição. Para os profissionais prestadores de serviço há a possibilidade do preenchimento e exportação das informações para o Carnê Leão (PF) e DMED (PJ).

 

Entenda prazos, taxas e antecipação de recebíveis

As taxas da maquininha de cartões da ContSelf tentam ao máximo atender à realidade da instituição de saúde. Você pode solicitar o contato de um dos especialistas e ver nossa proposta de negócio personalizada para o seu empreendimento.

De forma padrão, as taxas são:

  • Cartão de Débito: 2,30%.
  • Cartão de Crédito a vista: 3,15%.
  • Cartão de Crédito Parcelado de 2 vezes a 6 vezes: 3,55%.
  • Cartão de Crédito Parcelado de 7 vezes a 12 vezes: 3,85%.

Os prazos de recebimento são:

  • Cartão de débito: dois dias para recebimento.
  • Cartão de crédito: trinta dias para crédito em conta.
  • Cartão de crédito parcelado: trinta, sessenta, noventa dias (de acordo com o número de parcelas).

Também é possível solicitar a antecipação dos recebimentos por uma taxa de 2% ao mês. Ela pode ser realizada de duas formas:

Antecipação automática: Nesse modelo o profissional pode programar a sua agenda de recebimentos. Assim, os recebimentos estarão disponíveis em 2, 15, 30 dias de acordo com a escolha do profissional.

Antecipação solicitada: Nesse cenário o profissional pode solicitar a antecipação dos seus recebimentos informando o valor que deseja receber. O valor é creditado no prazo de dois dias.

 

Conheça a maquininha de cartões especializada em clínicas médicas

Neste artigo apresentamos brevemente as funcionalidades e as vantagens de um sistema de gestão financeiro especializado na área médica, atrelado à sua maquininha de cartões. Automatize seus processos financeiros e faça uso de todo o potencial que a sua instituição pode ter.

No vídeo abaixo você pode aprender um pouco mais sobre o universo de cartões e como funcionam as movimentações do pagamento com cartão de crédito e débito.