Você sabe o que é uma Fintech? Como ela pode ajudar instituições de saúde?

Você já ouviu o termo fintech classificando uma empresa? Sabe do que se trata e como as fintechs podem ajudar a otimização e desenvolvimento de muitos empreendimentos, inclusive instituições de saúde?

Neste artigo, vamos falar sobre o que é uma fintech e como ela pode ser uma grande aliada ao desenvolvimento e crescimento financeiro de instituições de saúde.

Continue a leitura e confira.

 

O que é uma fintech

 

O termo fintech surgiu a partir do inglês finance and technology, que é a junção entre as palavras tecnologia (technology) e financeiro (financial), ou seja, em sua maioria, fintech são Startups que desenvolvem soluções tecnológicas que inovam e otimizam sistemas de serviços financeiros.

Os serviços financeiros abrangem empresas de meios de pagamentos, bancos digitais, crowdfunding (ou financiamento coletivo), investimentos, empréstimos e cartões, entre outras empresas que buscam inovação dentro do ramo financeiro, em prol de facilitar e descomplicar processos para os usuários.

 

As vantagens de uma fintech

 

Mas, quais são as vantagens em utilizar os serviços de uma fintech ao invés de recorrer às empresas tradicionais?

Ao buscar os serviços de uma fintech o usuário terá mais praticidade para resolver suas questões financeiras.

Por exemplo: para abrir uma conta corrente em um banco tradicional é necessário que a pessoa vá a uma agência e apresente toda uma documentação exigida. Já para a abertura de uma conta em bancos digitais, o processo é muito mais simples e menos burocrático. Os documentos são enviados via internet e a conta é aberta sem ao menos precisar sair de casa.

Entre outras vantagens está:

 

  • Redução da burocracia – As empresas tradicionais são carentes de processos inovadores, não evoluindo na mesma velocidade que as demandas do mercado. As fintechs revolucionam o mercado disponibilizando soluções que resolvem os problemas de forma mais rápida e prática.

 

  • Redução de custos operacionais – Por operar prioritariamente no meio online, os custos operacionais são bem mais baixos, o que deixa o serviço mais acessível.

 

  • Controle operacional – Através das plataformas integradas à internet o próprio usuário tem autonomia para gerir, acompanhar, controlar suas movimentações financeiras como um autogestor.

  

  • Praticidade – As fintechs adequaram os seus processos à realidade do século XXI, onde as questões podem ser resolvidas com mais praticidade e velocidade atendendo a demanda do usuário e otimizando o tempo, a busca por praticidade e inclusão digital.

 

Como uma fintech pode ajudar instituições de saúde?

 

O modelo de negócio onde os serviços financeiros funcionam interligados à tecnologia está presente em diversas áreas de atuação e não seria diferente na área médica.

Hoje a tecnologia financeira permite desenvolver soluções para recebimentos, divisão de pagamentos com percentuais distintos, emissões de notas fiscais e recibos de forma automatizada, assim como a exportação de informativos para programas do governo. E todos esses recursos podem ser realizados em uma única plataforma.

A ContSelf é uma fintech especializada na gestão financeira de instituições de saúde. A sua inteligência integrada a uma maquininha de cartões proporciona otimização de tempo e economia através de uma única plataforma, oferecendo diversas utilidades para o seu usuário, como:

 

  • Repasse de pagamentos – É possível dividir o pagamento dos pacientes entre os profissionais da saúde e a instituição (split de pagamento);
  • Emissão de notas fiscais ou recibos – As notas fiscais ou recibos são emitidos automaticamente na própria maquininha com o valor do imposto correspondente a cada parte relacionada, eliminando a bitributação e proporcionando até 40% de economia em impostos.
  • Exportação para Carnê-leão ou DMED – Através do sistema é possível exportar os informativos do Carnê-leão ou DMED de forma otimizada para o programa da Receita Federal.
  • Pesquisa NPS – Já imaginou poder mensurar a satisfação do seu paciente após o término do atendimento? A maquininha da ContSelf já disponibiliza uma pesquisa de satisfação ao final de cada pagamento, e gera um relatório de acompanhamento para o gestor.
  • App para acompanhamento – Além dos prestadores de serviços e instituições poderem acompanhar todas as suas movimentações, os pacientes também podem acessar o aplicativo da ContSelf e consultar as notas fiscais e recibos emitidos em seu nome.

 

 

Conheça a fintech ContSelf e revolucione a sua gestão financeira.

 

Além das diversas finalidades descritas acima, a economia que a solução pode proporcionar para as instituições é de até 40% em impostos, ou seja, uma clínica médica que tem o faturamento de até 300 mil ao mês pode economizar até 21 mil! Peça um demonstrativo agora mesmo e veja na prática os benefícios da fintech ContSelf para a sua instituição.