Informações sobre a declaração do imposto de renda para Médicos

O prazo para a declaração do imposto de renda 2018 começou no dia 01/03 e vai até o final de abril, nesse período todos os contribuintes deveram ter declarado suas rendas para a Receita Federal para assegurar sua regularização e evitar sofrer notificações e penalizações.

O ideal é que o contribuinte já se organize e prepare sua documentação para a declaração com antecedência já que são vários dados importantes que não podem ser esquecidos e exigem uma maior atenção.

Para os profissionais da saúde, não é diferente, trabalhadores autônomos, que possuem clinica própria ou são prestadores de serviços sem vínculo empregatício também devem ficar atentos na hora da declaração de imposto de renda.

Identificamos aqui algumas informações que podem ajudar muito os Médicos e profissionais da saúde na hora de organizar a sua declaração de imposto corretamente, vamos ver?

 

Prazo para declaração do imposto de renda 2018

 

O prazo para declaração do imposto de renda começou no dia 01 de março de 2018 e vai até dia 30 de abril de 2018.

Como já dissemos o ideal é não deixa para a última hora e garantir que a sua declaração seja feita com cautela e atenção, caso você não declara até o prazo determinado será multado por no mínimo 165,74 reais, valor referente a 20% do imposto devido.

 

Quem é obrigado a declarar?

 

Todos os cidadãos com o rendimento tributáveis igual ou superior a R$ 28.559,70 em 2017.

 

O que os profissionais da saúde precisam para a declaração?

 

É necessário apresentar os comprovantes de recebimentos e pagamentos, você pode solicitar junto com os planos de saúde, com o empregador, os sócios parceiros da sua clínica medica, ou com seu escritório de contabilidade.

Faça o download do sistema da Receita Federal para declaração e acompanhe toda a documentação necessária e preencha as fichas solicitadas.

 

É obrigatório informar o CPFs dos pacientes

Desde 2016 os médicos são obrigados a informar o CPFs dos seus pacientes atendidos no ano posterior.

Os pacientes informam os seus gastos com saúde na sua declaração para obter a deduções no seu imposto, dessa forma a Receita Federal consegue cruzar os dados e identificar se o médico ou o profissional da saúde também declarou esse recebimento especifico.

Como médicos e dentistas autônomos já identificam o CPF dos pacientes no Carnê Leão mensalmente é necessário apenas importar os dados do carnê.

 

Possui dependentes?

 

Essa é uma das novidades da declaração do imposto de renda 2018, agora é obrigatório informar o número de registro do CPF de todos os dependentes acima de 8 anos de idade.

E declarar apenas os dependentes reais, já que o CPF só pode ser identificado uma vez.

Outra informação importante é a avaliar se realmente vale a pena inserir uma pessoa como dependente, já que os rendimentos são somados e o valor do seu imposto pode aumentar desnecessariamente.

 

Dedução de impostos e prazos para restituição

 

Fique atento a alguns gastos que te proporcionam a dedução de impostos, como por exemplo

  • Encargos com funcionários
  • Manutenção de consultório (agua, luz, aluguel, condomínio telefone)
  • Material de escritório
  • Pagamento do conselho de classe (CRM E CRO)
  • Gastos com divulgação de marketing.

Em relação a restituição, quanto antes você declarar mais rápido será restituído, elas começaram a ser pagas em junho até em dezembro, se sua declaração de imposto de renda estiver correta.

O processo de imposto de renda para médicos e profissionais da saúde pode ser ainda mais complexo, com o objetivo de ajudar de uma forma mais detalhada e completa criamos o nosso Guia Definitivo – IRPF 2018 – para profissionais da saúde, acesse e não perca nenhum detalhe na hora de executar a sua declaração! 😉