Confira 5 inovações para a área da saúde que prometem revolucionar a medicina em 2019

Um dos grandes benefícios da tecnologia e da constante evolução do ser humano são as novas descobertas e inovações da área da saúde que proporcionam melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Hoje a medicina proporciona cura e tratamento para doenças antes consideradas fatais, grande parte da população tem acesso a assistência de saúde, e vários processos são otimizados e automatizados acelerando o tempo e a qualidade dos atendimentos.

E as inovações continuam acontecendo a todo tempo. Neste artigo vamos apresentar 5 inovações para a área da saúde que prometem revolucionar a medicina em 2019 em relação à evolução de tratamentos e também facilitadores para uma gestão otimizada.

 

1 – Telemedicina

A telemedicina já é realidade no Brasil e em várias partes do mundo. Grande parte da população brasileira tem acesso a atendimento médico de qualidade graças a essa tecnologia.

Hoje ela consiste em atendimentos à distância utilizando meios digitais para o compartilhamento de dados dos pacientes entre profissionais. Mas, a ideia é que a telemedicina se expanda ainda mais e possibilite diversos tipos de atendimentos a distância sem a necessidade da presença física de qualquer profissional da saúde.

Apesar de ser um grande facilitador a telemedicina requer muito cuidado e atenção para a normatização, assegurando que a medicina continue sendo realizada de forma ética e eficiente.

 

2-  Impressão 3D

Outra inovação que já é utilizada e que vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, sendo uma grande aliada para medicina, é a impressão em 3D.

A impressão em 3D proporciona imagens aumentadas, visão mais aprofundada em cirurgias, impressão de próteses e réplicas de órgãos.

A impressão de réplicas perfeitas dos órgãos pode auxiliar médicos e profissionais da saúde a estudarem e treinarem uma cirurgia até a execução do procedimento, o que aumenta de forma significativa as chances de sucesso, tornando todo o processo mais preciso e seguro.

Outra grande vantagem, desta vez da impressão de próteses, é a redução de custos, tornando mais acessível a quem precisa e também um maior conforto por ser produzida e forma customizada e sob medida.

 

3 – Medicamentos com base no DNA

Hoje é possível produzir medicamentos de forma personalizada levando em consideração o DNA do paciente. Dessa forma, uma pessoa em tratamento pode tomar remédios que atendam sua necessidade exclusivamente.

Os medicamentos manipulados já trazem um pouco dessa realidade, já que são produzidos individualmente para cada paciente, a diferença é que com a análise do DNA (fonte de informação sobre o paciente) os medicamentos podem ser mais rápidos e assertivos em cada tratamento.

 

4- Cirurgias robóticas

A tecnologia robótica é outra vertente que promete revolucionar a medicina. Aliada à intervenção humana, as máquinas são grandes ferramentas para cirurgias e procedimentos mais assertivos e ágeis por serem menos invasivas e desgastantes.

No Brasil, grandes hospitais já utilizam robôs e máquinas em procedimentos cirúrgicos aumentando a precisão e eficácia nas cirurgias.

Os valores para a utilização dessa tecnologia ainda são muito elevados para a acessibilidade a mais pessoas e instituições de saúde, mas a previsão é que ao longo dos anos ela se torne cada vez mais acessível.

 

5 – Gestão otimizada e conectada

E a revolução na medicina não acontece apenas nos procedimentos cirúrgicos e nas aplicações dos serviços médicos, ela também está presente na gestão das instituições da saúde otimizando e simplificando processos.

O mercado apresenta diversos sistemas clínicos que torna os processos internos de clínicas e hospitais muito mais rápidos, seguro e digitais. Os sistemas continuam sempre em evolução, proporcionando diferentes tipos de automatização e melhorias.

Exemplificando um dos grandes benefícios da tecnologia é a possibilidade de simplificar até mesmo os processos mais burocráticos como a gestão financeira de uma instituição de saúde que possui diversas particularidades.

O software inteligente da ContSelf otimiza todo o processo financeiro de uma instituição de saúde através de uma solução integrada a uma maquininha de cartões. A inteligência realiza o repasse de pagamentos entre a instituição e os profissionais de saúde de forma automatizada. A operação elimina o pagamento de impostos em duplicidade, a bitributação, gerando economia com impostos, além de diversas vantagens para otimização da vida tributária de médicos e instituições de saúde.

As inovações estão sempre acontecendo. A cada dia a tecnologia apresenta uma nova ferramenta ou inteligência que promete revolucionar a medicina e também melhorar a qualidade de vida das pessoas e as condições de trabalho dos profissionais da saúde. Esteja sempre em busca de novas soluções e deixe sua instituição a frente da concorrência.