Software médico: 5 informações que você precisa saber!

Os softwares médicos podem ajudar muito na gestão da sua clínica, hospital ou consultório, pois eles descomplicam processos burocráticos e facilitam o compartilhamento de informações de forma digital, auxiliando a gestão administrativa e financeira.

Mas, é essencial saber algumas informações sobre estes sistemas antes de escolher o que mais atende a realidade do dia a dia do seu empreendimento.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com a finalidade de apresentar 5 informações que vão te ajudar a entender melhor o que é um software médico e os benefícios que ele pode trazer pata clínicas e consultórios. Vamos ver?

1 – O que é um software médico?

É um sistema capaz de registrar e armazenar as todas informações da sua clínica ou hospital. Basicamente, ele substitui o sistema médico tradicional, feito em papel, e otimiza todo o processo administrativo.

Você pode registrar informações administrativas, financeiras e técnicas, assim como cadastros e prontuários e até mesmo agendamentos.

E essas informações são compartilhadas de forma rápida e simultânea, e todas as pessoas autorizadas têm acesso a esses dados de qualquer lugar via internet

 

2 – Como é o processo de implementação? 

 

O processo de implementação gera alguns desafios, pois é uma mudança significativa na forma/rotina de trabalho. Mas, geralmente, os softwares são simples e intuitivos, e a maioria das empresas de tecnologia disponibiliza um treinamento do sistema para a equipe da clínica, hospital ou consultório.

A facilidade no manuseio e o treinamento da equipe deixam a operação muito mais simples.

 

3 – Vantagens de se ter um sistema

 

 Os sistemas clínicos podem trazer vários benefícios para o seu empreendimento como, por exemplo:

  • Agendamento de pacientes: agenda online
  • Otimização do espaço físico: com o processo todo digital você pode eliminar o armazenamento físico de documentos;
  • Segurança: as informações estão guardadas por senhas de acesso, o que protege os dados. Também minimiza consideravelmente o risco de algum documento importante se extraviar;
  • Agilidade: o sistema pode ser acessado por vários meios, como celulares, tablets e computadores, o que agiliza muito o processo operacional e otimiza o tempo dos médicos e pacientes;
  • Controle financeiro: é possível ter uma visão mais assertiva das receita e despesas, já que o sistema registra e calcula entradas e saídas.

 

4 – Como escolher o melhor software para o seu negócio?

 

O ideal é fazer uma pesquisa no mercado, ver as possibilidades que melhor atende sua clínica, hospital ou consultório.

Verificar todos os serviços que ele oferece, e se realmente vai suprir da melhor forma as demandas do seu empreendimento.

É importante também avaliar o custo benéfico desse software em relação ao mercado e assegurar que a empresa desse sistema oferece um bom suporte ao cliente, para que qualquer problema seja resolvido com rapidez.

 

5 – Apenas um software médico é suficiente para uma gestão completa? 

 

A implementação de um sistema clínico é essencial para auxiliar e facilitar a gestão do seu empreendimento. Ele agiliza e otimiza os atendimentos, aumenta a segurança das informações, entre vários outros benefícios. Mas, ainda assim, não oferece uma gestão 100% completa.

O ideal é fazer uma mesclagem com um software especializado na gestão financeira do seu empreendimento, que irá oferecer outras soluções da sua área tributária, como:

  • Emissão de notas fiscais
  • Fluxo de caixa (entrada e saída de dinheiro)
  • Relatórios financeiros
  • Exportação de informações para o DMED (declaração de serviços médicos)
  • Exportação de informações para o carnê-leão (recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda feito pelo contribuinte quando este recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior)
  • Recebimentos e transferências financeiras
  • Economia em até 40% evitando a bitributação

Conheça o Saúde Pay, uma solução da ContSelf, e saiba como pode ser vantajoso e econômico para a gestão do seu empreendimento alinhar o uso do software médico com um software especializado na saúde financeira do seu empreendimento.