3 Formas para eliminar a bitributação da sua clínica médica

No universo das clínicas médicas é muito comum a ocorrência de pagamentos de impostos em duplicidade, a bitributação, o grande problema é que a maioria dos empreendedores ou gestores nem mesmo tem conhecimento que isso pode estar ocorrendo na sua clínica médica.

A bitributação em clinicas médicas acontece quando uma clínica precisa fazer o repasse do percentual pertencente aos médicos ou profissionais da saúde que prestam serviços e esses profissionais precisam emitir uma nota fiscal para clínica, ou seja, a clínica emitiu uma nota fiscal para os pacientes no momento do pagamento de um procedimento, pagando os impostos obrigatórios, depois repassa a parte do pagamento para os médicos prestadores de serviço que emitem uma segunda nota fiscal para a clínica, pagando novamente os impostos sobre a mesma fonte geradora.

A boa notícia é que é possível eliminar a bitributação da sua clínica médica através de 3 métodos. Vamos ver?

 

Eliminado a bitributação da sua clínica médica

 

1 – Uma opção é colocar os prestadores de serviço no contrato social da instituição e fazer o repasse como distribuição de lucro.
Problema: Em algumas empresas de saúde muitos profissionais prestam serviços esporadicamente e fica oneroso mudanças constantes no contrato social; a clínica cria um elo judicial com o prestador de serviço que pode causar alguns transtornos. Por exemplo, em caso de divórcio com divisões de bens, se o prestador de serviços falecer, associação da pessoa física do prestador com a clínica médica e também pode ocorrer complicações caso haja a necessidade de exclusão desse sócio.

 

2 – O paciente pagar individualmente cada um dos envolvidos, clínicas e profissionais.
Problema: Muito complexo e confuso, dependendo do número de profissionais e tipo de serviços prestados. Exemplo: Várias maquininhas de cartão de crédito, uma para cada profissional além daquela que a clínica possui;

 

3 – Através de softwares que automatizam todo o processo de recebimento e repasse evitando a bitributação. Uma solução interessante de software foi desenvolvida pela ContSelf, que se chama Saúde Pay.

Assista o vídeo abaixo e veja de forma simplificada como a ContSelf pode eliminar a bitributação da sua clínica médica e ainda gerar economia.