Como a ContSelf pode otimizar a gestão de clínicas médicas?

Para que uma clínica médica cresça e seja uma instituição de sucesso é necessário que ela possua uma excelente gestão, atenta a todos os detalhes e aberta a novas ferramentas tecnológicas para otimização e automação de processos.

Graças à tecnologia, hoje as instituições contam com grande apoio para lidar com o desafio de executar uma gestão de qualidade e eficaz em todos os seus processos como, agendamento de consultas, capacitação de equipe, questões administrativas e controle financeiro.

Neste artigo vamos entender como a ContSelf pode ajudar a otimizar e melhorar a gestão de clínicas médicas, sendo um excelente software especializado nos trâmites financeiros das instituições de saúde.

 

Quem é a ContSelf?  

 

A ContSelf é uma fintech (empresa de tecnologia financeira) especializada em soluções tributárias para instituições de saúde e empreendimentos parceiros, como contabilidades que atendem médicos e profissionais da saúde.

O nosso objetivo é desenvolver soluções inteligentes e inovadoras que possam descomplicar e otimizar ao máximo a gestão financeira dos nossos clientes, buscando a excelência em organização, transparência e qualidade nos serviços oferecidos.

 

Como a ContSelf pode otimizar a gestão de clínicas médicas?

 

Nós desenvolvemos uma solução exclusiva para clínicas médicas que automatiza e facilita os processos mais burocráticos e arriscados de uma instituição, a gestão financeira.

A solução da ContSelf, Saúde Pay, possui um software financeiro que unifica em um único sistema vários processos necessários para um controle eficaz.

Ao utilizar a solução a instituição de saúde contará com a mais moderna maquininha de cartões integrada a um sistema online que possibilita o split de pagamento (divisão) entre a clínica e os seus prestadores de serviços, gestão de fluxo de caixa com os lançamentos dos seus recebimentos e despesas, emissões automáticas de notas fiscais (PJ) e recibos (PF), conciliação diária das movimentações financeiras, exportação para Carnê-leão e DMED, entre outros benefícios.

Dessa forma, o médico ou gestor da instituição de saúde poderá ficar tranquilo quanto à sua organização financeira e poderá destinar mais tempo a outras questões administrativas.

 

As maiores dificuldades de um gestor ao realizar o controle financeiro

 

Um dos maiores desafios de todo gestor é realizar o controle financeiro corretamente, pois são muitas as especificações e detalhes tributários que exigem bastante atenção para que nenhuma informação passe despercebida.

 

É preciso informar à Receita Federal todos os recebimentos e despesas que possam ser dedutíveis, repassar corretamente os valores pertencentes aos prestadores de serviços, emitir notas fiscais para os seus pacientes, assim como exigir a nota fiscal ou recibos que comprovem o pagamento a cada profissional relacionado ao atendimento.

 

Além de estar atento ao regime tributário mais vantajoso para sua instituição de saúde.

 

Inteligência financeira: maior controle e organização das suas movimentações

 

Vamos entender como a inteligência financeira do Saúde Pay funciona na prática?

Quando o paciente realiza o pagamento na maquininha de cartões com a nossa inteligência integrada, é disponibilizada a opção de dividir o pagamento entre ilimitados números de profissionais. Estes profissionais foram previamente cadastrados no sistema ContSelf, sendo registrados seus dados pessoais, bancários e certificado digital (se for o caso). Desta forma, o percentual de cada profissional cairá diretamente na sua conta.

Após o pagamento, são emitidos automaticamente as notas fiscais e recibos por um QR Code impresso na própria maquininha, onde o paciente pode acessar através do APP da ContSelf ou mesmo apenas apontando a câmera do celular para o QR Code.

Cada informação é lançada no sistema que estrutura um fluxo de caixa com todos os lançamentos e informações dos pacientes, além de possibilitar o lançamento manual de despesas. Estas informações podem ser facilmente exportadas para os programas da Receita Federal através da nossa integração.

 

gestão de clínicas médicas

 

Eliminando a bitributação e diminuindo o valor pago em impostos

 

Você sabe o que é bitributação? Conhece os prejuízos financeiros que ela pode trazer para a sua instituição?

A bitributação é uma ocorrência muito comum em empreendimentos de saúde, mas a maioria dos gestores e médicos desconhecem a sua causa e acabam perdendo dinheiro com o pagamento de impostos excessivos.

A bitributação é o pagamento de impostos em duplicidade, ou seja, são cobrados impostos duas vezes sobre a mesma fonte geradora. Tal prática é vetada por lei.

Como ela ocorre?

Quando uma clínica recebe o valor integral de um atendimento médico e emite a nota fiscal do pagamento para o seu paciente, ela automaticamente já paga todos os impostos obrigatórios. Mas, depois a clínica precisa repassar parte desse recebimento para o prestador de serviço que realizou o procedimento, que por sua vez precisará emitir uma segunda nota fiscal referente ao seu recebimento, assim pagando novamente parte dos impostos sobre a mesma fonte.

Dessa forma, a instituição acaba perdendo muito dinheiro com pagamentos que não são de sua responsabilidade.

Ao utilizar o software inteligente da ContSelf esse problema é resolvido através do split de pagamentos e cada interessado receberá e pagará apenas a sua parte correspondente, o processo proporciona até 40% de economia em impostos para a instituição.

Veja no esquema a seguir:

gestão de clínicas médias

 

 

Benefícios agregados: muito mais do que uma máquina de cartões!

 

Além de disponibilizar uma máquina de cartões crédito e débito, aumentando as opções de pagamento para seus clientes, nossa solução realiza o split de pagamentos entre a clínica e os prestadores de serviços, emite a nota fiscal ou recibo de cada parte relacionada eliminando um processo burocrático da sua gestão.

O software de gestão financeira Saúde Pay ainda oferece outros benéficos que geram valor e otimizam a gestão de clínicas médicas, como:

  • Pesquisa de satisfação NPS integrada à maquininha de cartões e com geração de relatórios;
  • Acompanhamento de agenda financeira;
  • Relatório de recebimentos.

Peça uma demonstração gratuita de economia e conheça na prática como o Saúde Pay facilitará a gestão financeira da sua instituição.