Você sabe o que é inteligência tributária?

O Brasil é conhecido por suas altas taxas tributárias. Estima-se que o brasileiro trabalha 145 dias ao ano apenas para pagar todos os impostos obrigatórios.  Essa é uma das razões para cuidar da saúde financeira do seu negócio com eficiência, evitando que, além dos altos impostos obrigatórios, sua instituição pague mais tributos do que o necessário.

 

Para as clínicas médicas esse processo pode ser ainda mais desafiador uma vez que é preciso levar em conta algumas especificações dessas instituições como, por exemplo, a contratação de prestadores de serviços PJ ou PF, despesas dedutíveis e não dedutíveis de imposto de renda e até mesmo qual enquadramento tributário é mais vantajoso para a instituição de saúde.

 

A boa notícia é que a tecnologia permite que alguns desses processos sejam otimizados, garantindo que a instituição esteja regularizada com o fisco, pagando os seus impostos em dia, e, também, evitando o pagamento de impostos em excesso, como é o caso da bitributação. Essa tecnologia é conhecida como Inteligência Tributária, e neste artigo vamos entender o que é a inteligência tributária e como ela pode ajudar a sua instituição a reduzir o pagamento de impostos de forma legal e regularizada com a Receita Federal.

 

O que é inteligência tributária?

 

A inteligência tributária nada mais é do que uma tecnologia que permite simplificar a gestão tributária através de um conjunto de boas práticas, integrando a gestão fiscal e tributária da sua instituição em um único sistema.

A integração das duas gestões diminui riscos e impactos negativos fiscais e financeiros, aumentando o controle dos recebimentos, emissão de notas fiscais e recibos, e o pagamento de impostos.

 

Sistema de inteligência tributária – Vamos entender na pratica.

 

A solução financeira da ContSelf, Saúde Pay, é uma solução de inteligência tributária que integra a maquininha de cartões a uma plataforma online, simplificando diversos processos fiscais e financeiros.

Por exemplo, quando um paciente realiza o pagamento através da maquininha de cartões a inteligência da solução disponibiliza o split de pagamento, que permite dividir o pagamento no momento do recebimento entre a instituição de saúde e os prestadores de serviços envolvidos. Em sequência já é emitida a nota fiscal ou recibo referente a cada parte envolvida.

Esta facilitação tem como objetivo eliminar a bitributação, pagamento de impostos em duplicidade, já que cada envolvido pagará os impostos apenas da sua parte.

 

A inteligência tributária da ContSelf também permite outras otimizações como a exportação de dados para os programas de fiscalização da Receita Federal, DMED (Declaração de serviços médicos e de saúde obrigatório para pessoas jurídicas ou pessoas físicas equiparadas a pessoa jurídica) e Carnê-leão (declaração obrigatória para profissionais pessoas físicas).

 

As emissões de notas fiscais e recibos no momento do pagamento, a exportação automatizada para a Receita Federal, entre outros benefícios que a inteligência tributária Saúde Pay oferece para os seus clientes ajuda a diminuir os erros e esquecimentos relacionados às obrigações fiscais, o que ajuda a instituição a se manter regularizada e longe de problemas com o fisco.

 

Cruzamento de dados da Receita Federal

 

É muito importante frisar que o cruzamento de dados da Receita Federal para identificação de inadimplências ou falsas declarações está cada vez mais rigoroso, e, dificilmente alguma informação passará despercebido.

A Receita conta com diversos cruzamentos de dados para validar e verificar todas as informações declaradas, como:

  • DIRPF X DIRPF: Cruzamento de informações entre as Declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas;
  • Rendimentos e IR Retido na fonte: O quanto as fontes pagadoras informam os rendimentos pagos às pessoas físicas e quanto você declara de recebimento;
  • Despesas Médicas: Cruzamento entre a declaração de despesas médicas das pessoas físicas com a declaração da DMED e do Carnê-leão;
  • Movimentações Financeiras: As instituições bancárias informam à Receita Federal a movimentação financeira dos seus clientes através da DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira);
  • Cartões de crédito: As administradoras de cartões informam à RF todas as transações das pessoas físicas e jurídicas;
  • Entre outras informações, como: compra e venda de imóveis, rendimento de aluguéis, doações de incentivo, doações em dinheiro e bens e venda de ações.

Conte com uma inteligência tributária na sua instituição de saúde e aumente a segurança dos seus dados, elimine o pagamento de impostos em duplicidade e fique regularizado com a Receita Federal, evitando qualquer tipo de notificação ou penalização que pode custar caro para a saúde financeira do seu empreendimento.

Aproveite e analise através do nosso comparativo tributário qual regime é mais vantajoso para sua instituição de saúde e aumente o seu lucro.