Como um sistema tributário pode ajudar a contabilidade clínica?

O sucesso de uma clínica não ocorre apenas devido à expertise de bons profissionais atuantes no local, com bons conhecimentos em suas áreas de especialização. Sua clínica pode ter médicos excelentes, mas, se questões administrativas, financeiras e contábeis não estiverem em dia, os resultados podem ser desastrosos.

Quando falamos da área tributária, é importante tomar os cuidados necessários para que seu negócio não incorra em erros contábeis que possam prejudicar não só as finanças, mas incorrer em sanções severas junto aos órgãos fiscalizadores.

Continue lendo e veja como um sistema tributário pode ser essencial para sua clínica médica.

 

A importância da contabilidade nas clínicas médicas

 

Você deve saber que contabilidade vai muito além de planilhas de gestão: é importante conhecer também as peculiaridades tributárias da área médica. Além disso, é necessário estabelecer uma organização contábil eficiente, mantendo o controle sobre os dados de entrada e saída de finanças, pagamentos de tributos e taxas.

Nas clínicas médicas isso é essencial, principalmente pela presença de profissionais autônomos, o que exige um maior cuidado acerca dos controles de pagamentos de atendimentos, retenção de taxas de impostos, entre outras peculiaridades.

Assim, é importante ressaltar que a contabilidade é essencial em qualquer área. O problema é que, muitas vezes, os profissionais decidem deixar essa tarefa de lado, justamente pelo seu caráter burocrático, terceirizando a obrigação em momentos específicos.

Isso pode ser um problema, sendo necessário ter um acompanhamento constante acerca das informações contábeis da clínica. Caso você, ou seus sócios, não dominem essas questões, é de suma importância a contratação de uma empresa de contabilidade de forma permanente, realizando o acompanhamento constante dessas questões em sua clínica.

 

A importância de um sistema tributário para auxiliar a área contábil

 

Mesmo que você conte com um time de especialistas de uma empresa contábil, é essencial que os responsáveis pela clínica façam a sua parte, oferecendo a base de informação necessária para que os profissionais possam exercer seu trabalho com segurança.

Uma das formas de estabelecer um controle eficiente é utilizando um sistema tributário, que auxiliará na manutenção e controle das informações referentes à tributação e pagamento de taxas obrigatórias.

 

Evite pagar o mesmo imposto duas vezes

 

Isso é importante, pois, principalmente em locais nos quais há presença de profissionais autônomos, há a necessidade de discriminação de cada um dos procedimentos realizados, o faturamento e evitar que ocorra a bitributação ou outros gastos desnecessários relacionados com os procedimentos cotidianos.

Um sistema tributário realizará, de forma automatizada, os cálculos referentes ao que deve ficar retido para pagamento das obrigações tributárias e realizar a distribuição dos valores competentes a cada profissional, de acordo com suas atividades.

Isso evita erros, bem como garante precisão e agilidade nos processos contábeis, evitando problemas futuros, tanto no que diz respeito a diminuir os ganhos para os médicos em relação à cobrança excessiva de taxas, bem como em relação a erros que podem configurar em fraudes fiscais, no entendimento dos órgãos fiscalizadores da Receita Federal.

 

Benefícios de um sistema tributário automatizado

 

Utilizar um sistema tributário automatizado pode trazer uma série de benefícios para a sua clínica médica a médio e longo prazo, tais como::

  • agilidade na realização de tarefas acerca da área tributária;
  • maior precisão nas informações, já que o sistema realiza os cálculos mais importantes de forma automatizada;
  • redução de gastos, já que a automação permite reduzir o tempo de realização dessas tarefas, podendo direcionar os esforços da pessoa responsável para outras funções, bem como evitar a bitributação;
  • facilidade para a equipe responsável pelo trabalho contábil, minimizando as chances de erro (como, por exemplo, tributações diferentes para aqueles que tenham perfil de Pessoa Jurídica e de Pessoa Física);
  • maior precisão na prestação de contas tanto para os órgãos responsáveis quanto para os demais colaboradores da clínica;
  • adesão à atualizações da legislação tributária, já que as empresas responsáveis por softwares desta natureza realizam atualizações nos sistemas de acordo com as mudanças das leis;
  • crescimento sustentável do negócio, já que com a contabilidade em dia, é possível desenvolver ações que gerem uma expansão das atividades da clínica.

Lembre-se que as clínicas médicas possuem especificidades presumidas em lei quanto às suas questões tributárias e, por isso, é essencial utilizar softwares específicos para essa área, a fim de evitar problemas posteriormente.

 

Conheça a ContSelf

 

Se você deseja um software voltado para a área médica que auxilie de fato na gestão contábil e tributária da sua clínica, conheça a ContSelf, que traz a solução ideal para seu negócio: o Saúde Pay.

Um dos principais ganhos na utilização desse sistema é a realização do split de pagamento (a divisão dos pagamentos entre os profissionais atuantes na clínica), por meio de automatização. Assim, os cálculos acerca do que cada um deve receber, já descontando os valores referentes aos impostos, são realizados automaticamente.

Esse tipo de ação é o que possibilita justamente o fim da bitributação, já que cada profissional recebe e emite as notas fiscais referentes ao que de fato lhe concerne, evitando erros nesse aspecto.

Além dessa função, que é um dos principais ganhos do sistema, podemos acrescentar outros pontos que também são bastante significativos no que diz respeito à gestão financeira e tributária, tais como:

  • controle de fluxo de caixa, já incluindo as operações realizadas com a maquininha da ContSelf;
  • exportação dos lançamentos dos médicos para Carnê Leão, de forma automatizada, já com os dados dos pacientes;
  • exportação DMED para os profissionais que sejam PJ;
  • o sistema utiliza o certificado digital A1, condizente com a obrigação legal;
  • automação na emissão de notas fiscais e recibos;
  • armazenamento de dados acerca dos pacientes e faturamento dos médicos;
  • integração direta com outros sistemas de gestão hospitalar, podendo atuar em conjunto com softwares ERP, por exemplo.

Lembramos que o sistema tributário Saúde Pay não substitui a participação de um contador especializado em área médica em sua clínica. Ele apenas facilita as operações cotidianas, sendo necessário a presença e avaliação do profissional em outras questões, evitando que seu negócio passe por problemas fiscais e permitindo o crescimento sustentável da clínica.

 

Gostou dessa possibilidade de solução? Então aproveite e confira quais são as dúvidas mais frequentes sobre o Saúde Pay e se informe mais sobre o sistema.