Dúvidas mais frequentes sobre a solução Saúde Pay

A solução Saúde Pay vem conquistando vários novos clientes e se estabelecendo no mercado como uma solução eficiente no seu propósito de gerar economia de até 40% para clínicas, hospitais e consultórios médicos.

Com o objetivo de esclarecer e simplificar ainda mais a nossa solução respondemos as dúvidas mais frequentes. 

Se após a leitura você ainda tiver qualquer dúvida, temos uma equipe de consultores prontos para te atender! Basta fazer uma solicitação e em breve entraremos em contato.

 

As dúvidas mais comuns sobre o funcionamento do sistema e maquininha ContSelf:

Em relação ao sistema e emissão de notas:

 

O sistema, além de fazer a divisão de pagamentos entre clínica e médicos, também emite as notas fiscais automaticamente?

Sim. Caso a divisão de pagamento seja entre duas pessoas jurídicas, clínica e médico prestador de serviço, por exemplo, o sistema emite duas notas para o paciente, uma referente ao valor pago à clínica e outra referente ao pagamento do médico (seja ele pessoa física ou jurídica). Ou seja, neste caso, o paciente recebe duas notas fiscais. 

Como o paciente recebe a nota fiscal?

A nota fiscal pode ser impressa pela clínica, ou pode ser enviada através do sistema ContSelf direto para o paciente, por email ou SMS. Além disso, o paciente pode acessar o aplicativo da ContSelf e acompanhar suas notas fiscais quando quiser.

Como aparece na fatura do cartão de crédito do cliente a cobrança do procedimento usando o sistema ContSelf?

A cobrança aparece na fatura com o valor total em nome da clínica. Mas, os pagamentos são enviados separadamente para a Receita Federal de acordo com o split (a divisão) que foi realizado.

Se o cliente quiser pedir reembolso do procedimento ao plano de saúde, ele receber mais de uma nota fiscal pode prejudicá-lo?

Não. O paciente, quando recebe as notas fiscais, recebe também uma folha de rosto com um resumo dos valores pagos naquele procedimento.  Sendo assim, não faz diferença receber uma ou mais notas. Tudo se torna um documento único para o plano de saúde. Inclusive já perguntamos para dois grandes planos de saúde, de abrangência nacional, e não há problema em ter mais de uma nota por procedimento. Vale lembrar que cada beneficiário deverá verificar as regras de reembolso do seu plano de saúde.

O que é necessário para a implantação do sistema ContSelf na minha clínica?

É necessário alguns dados tanto da clínica quanto dos médicos que serão cadastrados, como:

  • Nomes
  • Dados bancários  
  • CPF/CNPJ
  • Especialidade
  • Razão Social
  • Endereço
  • Lista de médicos

E, em caso de emissão de notas fiscais, também é necessário o certificado digital tipo A1.

É possível cadastrar os meus tipos de procedimentos/atendimentos da clínica, com seus respectivos valores?

Sim. Você pode cadastrar todos os tipos de procedimento da clínica e informar os valores e as regras de repasse.

Tenho a liberdade de retirar ou incluir prestadores de serviços do split de pagamentos?

O próprio usuário pode retirar e incluir prestadores, ou pode solicitar ao suporte da ContSelf.

Existe a cobrança de setup do sistema?

Num primeiro momento, temos um valor único de setup que inclui treinamento, certificado A1 e uma maquininha de crédito e débito. 

A mensalidade varia de acordo com o número de profissionais cadastrados. Geralmente a mensalidade é de R$ 49,90 por profissional.

Como é feito o pagamento à ContSelf?

A ContSelf encaminha os boletos e notas fiscais mensalmente para os clientes.

Em relação aos prestadores de serviços, pessoa física ou jurídica:

 

Como é feito cada um dos recebimentos PJ ou PF dos profissionais?  

Para Pessoa Jurídica é emitido a nota fiscal ao paciente. O valor do procedimento é creditado na conta da pessoa jurídica e, posteriormente, deve-se transferir os respectivos valores para cada médico. A contabilidade apurará os impostos das notas, como de costume.

Na Pessoa Física é emitido um recibo de autônomo direto para o paciente, e o valor irá cair diretamente na conta da pessoa física do médico prestador do serviço. Posteriormente o valor do procedimento/atendimento será importado no sistema carnê leão para apurar os impostos de autônomo.

O que significa a funcionalidade “gerar DMED” e “gerar carnê leão”?

O DMED é a declaração de serviços médicos e de saúde, realizado uma vez ao ano pelas pessoas jurídicas à Receita Federal. O sistema ContSelf simplifica esse processo gerando um arquivo de exportação para a declaração.

Já o carnê leão é a declaração mensal de autônomos, pessoas físicas, à Receita Federal. O sistema também gera um arquivo para a declaração do carnê leão automatizando o processo de lançamentos.

A solução da ContSelf pode ser usada por uma clínica com vários médicos autônomos (que apenas alugam o espaço físico da clínica)?

Sim. A secretária dessa clínica pode trabalhar com uma única maquininha de pagamento com todos os prestadores de serviços cadastrados.  O médico recebe o valor integral pelo atendimento/procedimento, e paga o aluguel da sala mensalmente para o proprietário.

Empresa coletiva – No caso de os profissionais optarem por receber por meio de empresa coletiva, é necessário utilizar uma empresa onde todos são associados/sócios?  

Utilizar ou não a empresa coletiva é opção dos profissionais. Nosso sistema trabalha tanto com Pessoa Física como Pessoa Jurídica. Caso o cliente opte por usar a empresa coletiva, os médicos deverão ser sócios. A empresa irá receber os valores dos procedimentos/atendimentos em sua conta corrente e depois deverá transferir o respectivo valor de cada sócio.

Em relação à maquininha e às taxas:

 

Quais bandeiras são aceitas pela maquininha da ContSelf?

Atualmente aceitamos as bandeiras:

  • Visa
  • MasterCard
  • Elo
  • Hipercard
  • American Express

Em breve, vamos operar com todas as bandeiras do mercado. Nossa credenciadora é a Global Payments, líder mundial em serviços de tecnologia de pagamento.

Quais são as taxas aplicadas pela ContSelf?

Hoje trabalhamos com a política de igualar as taxas atuais dos nossos clientes ou pelo menos aproximar para que a realidade financeira continue a mesma e a economia ainda mais significativa.

Qual o valor da taxa de antecipação?

O profissional e a clínica podem antecipar suas partes individualmente, e  é cobrado uma taxa de 2% a cada antecipação.

Como funciona o cancelamento de pagamento do cliente?

O cancelamento pode ser efetuado na própria maquininha, sendo necessário o cartão do cliente para cancelamento ou através do 0800 da credenciadora.

Em quantos dias cai na minha conta o valor passado na maquininha ContSelf?

Quando a transação realizada for tipo débito o valor cai em d+2 (após dois dias).  No tipo crédito o valor é creditado em d+30 (após 30 dias).

As operações parceladas irão depender do número de parcelas. Por exemplo: Se o paciente parcelar o procedimento em 3x os valores serão creditados em 30, 60 e 90 dias.

Já as antecipações das transações de crédito ou parcelas, cairão no dia seguinte da solicitação.

Os profissionais recebem algum tipo de relatório de pagamento diário das movimentações da maquininha?

Sim. O profissional recebe um e-mail ao final do dia com todas as transações e também com todos os pagamentos que foram creditados na sua conta durante o dia. É o chamado e-mail de conciliação.

Até quantas pessoas podem participar da divisão de pagamento da maquininha?

A divisão de pagamento pode ser feita para até 120 profissionais, considerando pessoas físicas e jurídicas.

Preciso de mais uma maquininha. Qual é o procedimento?

Basta solicitar por e-mail. Para a máquina adicional é cobrado um novo valor de aquisição. Esse valor pode ser parcelado em até 12x no cartão de crédito ou 3x no boleto.

A maquininha tem garantia de fabricação de 3 anos!

Esperamos que essas informações sejam úteis! Caso ainda houver qualquer dúvida a equipe ContSelf está pronta para te atender de forma rápida e qualificada! 😉