Capital de giro de clínica médica: você sabe administrá-lo?

Uma dificuldade comum de quem está começando a empreender na área médica são os pormenores contábeis e financeiros. Afinal, isso pertence a uma outra área de competência (economistas, contadores, administradores, entre outros), que não é uma zona de conforto para os profissionais da área da saúde.

Alguns termos precisam ser conhecidos por eles, de forma a minimizar o comprometimento das finanças do negócio, fazendo com que ela se mantenha e cresça de forma sustentável. Um deles é o capital de giro.

Você já tinha ouvido falar nesse termo? Sabe do que se trata? Então continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

 

O que é capital de giro

O capital de giro é um indicador importante para qualquer negócio, independentemente da área de atuação. Diz respeito a quantidade de capital de reserva armazenado necessário para fazer com que a empresa continue mantendo suas atividades normalmente, sem maiores problemas.

É o valor responsável pelo pagamento das contas de infraestrutura, como contas de água, luz, telefone, internet, aluguel, entre outros pontos básicos sem os quais a sua empresa não consegue prosseguir com as atividades. Também é o responsável pela folha de pagamento dos colaboradores e acerto com os fornecedores.

 

Realizando o cálculo do capital de giro

Há um cálculo simples que normalmente é o aplicado para a maioria dos negócios, independentemente da área de atuação. Ela é:

CGL = AC – PC

As variáveis envolvidas são:

  • CGL: Capital de Giro Líquido, ou seja, todos os recursos que precisam ser controlados para não gerar resultados negativos na clínica médica.
  • AC: Ativo Circulante. Diz respeito às aplicações financeiras, seja dinheiro em caixa, contas a receber, valores investidos que estão prontos para serem utilizados, entre outros.
  • PC: Passivo Circulante. Diz respeito ao valor despendido para pagamento de contas, dívidas, pagamentos de fornecedores e empréstimos, entre outros.

Para clínicas médicas estima-se que o valor de capital de giro deva ser, em média, aproximadamente entre 20% e 30% do faturamento.

 

A importância do capital de giro na clínica médica

Como vimos no início deste artigo, o capital de giro é fundamental para manter o funcionamento de qualquer negócio e na clínica médica não é diferente. Afinal, para a execução das atividades é essencial que os gestores de clínica passem a observar e tratar as clínicas médicas como uma empresa, no que concerne à gestão financeira, de forma que essas questões sejam avaliadas de forma estratégica para conseguir potencializar o crescimento da clínica a longo prazo. Caso contrário, ela poderá até mesmo fechar precocemente por falta de recursos.

Se, por exemplo, o capital de giro estiver abaixo do necessário, pode se tornar inviável o pagamento dos colaboradores da clínica ou, até mesmo, atrasar contas importantes, como água e luz. Imagine, por exemplo, não poder atender seus pacientes porque a energia elétrica foi suspensa por falta de pagamento? Complicado, não é mesmo?

Por ser um trabalho que depende de demanda para gerar rentabilidade, não tendo valores fixos de entrada e saída de finanças, é desafiador lidar com o capital de giro nas clínicas médicas. Afinal, sem o devido planejamento e organização, pode-se ocorrer sérios problemas e a clínica ser obrigada a fechar as portas precocemente.

 

Como não deixar minha clínica médica no vermelho

Acima de tudo, é essencial ter uma mudança de mentalidade: apesar de ser um empreendimento na área da saúde, é preciso entender que se trata de uma empresa. E, como tal, seu controle financeiro precisa ser impecável para não entrar no vermelho.

Outro ponto é que, tal como uma organização, ela precisa crescer de forma estratégica. Por isso, é essencial que você observe medidas que podem ser aplicadas visando a ampliação sustentável da clínica médica, sem comprometer a sua rentabilidade e o pagamento dos colaboradores.

Afinal, não adianta realizar investimentos diversos se não há condições de arcar com os custos atualmente. Lembre-se de que esse é um dos erros que pode causar o fechamento de clínicas médicas.

 

Dicas de como administrar o capital de giro adequadamente

Mas, como manter o capital de giro funcionando adequadamente para não comprometer as atividades da clínica? Algumas dicas essenciais para conseguir manter a saúde financeira do negócio. Veja as principais a seguir.

 

Faça uma boa gestão de fluxo de caixa

O fluxo de caixa e o capital de giro são indicadores essenciais para todos os negócios, incluindo as clínicas médicas. Por isso, sua gestão deve ser impecável. É preciso registrar adequadamente a entrada e saída de valores, principalmente mantendo o controle dos pagamentos realizados via cartão de crédito e plano de saúde (que não são compensados no mesmo dia da realização da consulta ou do procedimento, exigindo atenção).

 

Atente-se para os financiamentos bancários

Quando as contas apertam, é comum que os gestores considerem realizar financiamentos bancários para acertar a situação — algo até mesmo recorrente no início das atividades. Por exemplo, utilizar esse valor para a aquisição de equipamentos à vista, com desconto.

Porém, é preciso calcular se, de fato, os juros do financiamento são competitivos para isso, evitando o descontrole das contas da sua clínica médica. Esses valores também devem ser levados em consideração ao estabelecer o valor do capital de giro.

 

Mantenha uma gestão de custos dos serviços de forma eficiente

O valor do capital de giro para clínicas médicas não deve ser maior do que 30% da rentabilidade obtida no período, para não comprometer as contas e diminuir drasticamente os lucros dos médicos que compõem a equipe do espaço. Para isso, é fundamental realizar uma gestão de custos eficiente.

Há desperdícios? É possível diminuir os gastos com algum ponto de infraestrutura? É possível renegociar custos de insumos com os fornecedores? Todos esses pontos só serão verificáveis diante de um controle de gastos impecável.

 

Conte com um sistema de gestão

São muitos pontos a serem considerados, não é mesmo? Como manter um controle eficiente de cada um deles? Não hesite em contar com o apoio da tecnologia para isso, principalmente com os softwares de gestão específicos para clínicas médicas.

Por exemplo, a ContSelf é uma boa opção para você que deseja manter um controle adequado dos tributos incididos sobre cada procedimento, entrada e saída de recursos, controle de compensações de pagamentos no cartão, entre outros pontos fundamentais para uma gestão financeira que, de fato, dê resultados.

Então, não hesite em contar com soluções tecnológicas em seu negócio! Quer saber mais sobre a ContSelf? Entre em contato e converse com um de nossos consultores para tirar suas dúvidas sobre o tema!