5 dicas para atingir seus objetivos de marketing para clínicas médicas

O setor de saúde está em constante mudança. Atualmente, evoluiu para se concentrar em cuidados baseados em valores, que priorizam mais a participação do paciente tornando o marketing para clínicas médicas essencial.

À medida que os pacientes se envolvem cada vez mais em sua própria saúde, é importante que as clínicas de saúde se adaptem na forma como interagem com o público-alvo, se quiserem permanecer relevantes e crescer.

O marketing digital apoia essa mudança para o atendimento baseado em valor, educando os pacientes e fornecendo o atendimento e o envolvimento superiores necessários para atrair e reter pacientes em sua clínica.

Dessa forma, seus pacientes se sentem mais acolhidos, seguros e satisfeitos com o serviço, afinal, quando se trata de saúde, procuramos sempre o melhor tratamento.

Existem pontos gerais que podem melhorar o marketing online, seja do seu consultório psicopedagogia ou do seu próprio perfil médico, rapidamente se bem implementados, porém, existem também métodos mais aprofundados de se destacar no digital.

Como as clínicas de saúde se beneficiam do marketing digital

Como dito antes, o setor de saúde continua a mudar todos os dias, e os pacientes também, pois a demanda por melhores cuidados de saúde continua a aumentar.

Mas, isso não significa que você pode sentar e esperar que os pacientes cheguem até você sem fazer nada.

Você precisa sair da sua zona de conforto e comercializar seus serviços de saúde para garantir que você mantenha um volume constante de pacientes, principalmente se você for uma enfermeira particular.

Fortalecer sua marca e obter mais leads para sua clínica pode ser um desafio. O marketing digital é essencial para as clínicas do setor de saúde hoje, pois muitos pacientes primeiro pesquisam online várias soluções para seus problemas.

Com as estratégias certas e foco em esforços de marketing eficazes, você pode atingir esse público-alvo. 

Ao ter um site que pode ajudar seus pacientes a encontrar as informações certas, você pode aumentar suas chances de sucesso.

Você se tornará uma fonte confiável que pode ajudar a resolver seus problemas e necessidades. Aqui estão alguns resultados que sua clínica obterá:

  • Menor custo de marketing e aquisição para adquirir novos pacientes;
  • Aumento na qualidade de leads para o seu site;
  • Capacidade para desenvolver um forte relacionamento com seus pacientes;
  • Aumento de pacientes mais satisfeitos;
  • Retenção de pacientes para sua clínica.

Entretanto, se ainda tem dúvidas de como pode se beneficiar do marketing digital para sua clínica ou perfil crescer e atrair os pacientes certos que de fato irão contratar o seus serviços.

A importância de investir em marketing médico

É importante notar que nenhuma empresa pode confiar apenas em uma única fonte de marketing e na área da saúde não seria diferente, ainda mais por ter regulamentações específicas que devem ser seguidas à risca.

Por conta disso, o marketing digital é incrível, pois ele permite que você coloque seu negócio na internet e alcance tantas pessoas que talvez nem saibam que sua clínica existe e dessa forma você não se limita só a sua região.

Todo mundo usa a internet por meio dos celulares e computadores, usam o Google para descobrir quase tudo, principalmente, quando se trata da saúde.

Agora imagine que alguém esteja pesquisando algo relacionado a sua especialidade, como por exemplo, a clínica de fisioterapia mais próxima e encontrar justamente o seu estabelecimento para ser atendido. Isso é o que o marketing digital proporciona.

Não investir em marketing digital hoje em dia pode ser o ponto de ruptura de um negócio, a divisória entre ter sucesso impactando as pessoas certas na hora certa ou continuar estagnado sem clientes e dependendo do boca a boca.

Estratégias de marketing digital para clínicas de saúde

A partir dos benefícios que o marketing digital tem para a área da saúde, precisa traçar a melhor forma de usufruir dessas vantagens e captar mais clientes, melhorar sua percepção no mercado e fortalecer o relacionamento com seus pacientes.

Para isso, separamos algumas de marketing digital que todas as unidades e profissionais do ramo da saúde podem usar para envolver mais pacientes na compra de seus serviços ou produtos.

1. Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

Mais de 80% dos pacientes que pesquisam tópicos específicos de saúde começam sua pesquisa online ou via mídia social, principalmente aqueles que estão procurando tratamentos ou produtos naturais, por exemplo, floral quântico para ansiedade.

Se eles não procuram atendimento online, eles confiam no que os outros dizem e em outras recomendações, que podem ser facilmente encontradas na forma de avaliações online, portanto, é preciso entender bem aplicar essa estratégia.

Ao ter um site otimizado para SEO, você torna mais fácil para os pacientes em potencial encontrá-lo, oferecendo tráfego “orgânico gratuito”. 

Investir em uma estratégia eficaz de SEO significa que sua clínica será mais competitiva e capaz de desafiar as maiores empresas do seu setor.

Para aumentar a visibilidade em vários mecanismos de busca, você precisa criar conteúdo para o seu site que responda às perguntas que a maioria dos pacientes pesquisa online e que façam sentido com o seu nicho.

Você pode realizar uma pesquisa completa de palavras-chave e construção de links para garantir mais tráfego para seu site. Dessa forma, você pode aumentar sua taxa de conversão e manter um volume competitivo de pacientes.

É preciso estruturar essa estratégia corretamente, pois pode escolher palavras-chaves que tenham a ver com seu segmento, mas impactam outro tipo de público. 

Por exemplo, ter uma clínica odontológica e seu site aparecer para outros dentistas que estejam buscando cadeira odontologica eletrica.

Portanto, mesmo que não seja especialista neste campo, o melhor é trabalhar com um consultor ou empresa de marketing digital para não ocorrer possíveis erros que prejudiquem o seu negócio.

2. Tenha um site bem estruturado

Para clínicas do setor de saúde, é importante ter um site fácil de navegar e centrado no cliente, afinal, ter um site passa muito mais credibilidade e profissionalismo, além de poder personalizá-lo como desejar.

Para aumentar suas chances de obter mais leads, você precisa pensar na experiência do usuário e em como tornar mais fácil para os visitantes encontrar o tipo certo de conteúdo que pode resolver seus problemas.

Hoje vemos, entre outras coisas, um aumento na busca por voz via, por exemplo, Siri no iPhone, Amazon Alexa e Cortana. 

Para otimizar seu conteúdo para plataformas baseadas em voz, é bom usar palavras-chave de “cauda longa” e que o conteúdo seja projetado como uma conversa.

Portanto, pense em criar um site otimizado para computadores desktop e celulares para facilitar a jornada do cliente para seus visitantes, dessa forma, ficará mais fácil encontrarem o seu conteúdo.

3. Utilize as redes sociais a seu favor

A  maioria dos pacientes que provavelmente visitarão sua unidade de saúde tem contas em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter. Para entrar em contato e dialogar com seu público-alvo, você precisa estar nessas mídias sociais. 

A grande maioria dos usuários confiam em médicos ativos nas redes e nas informações que compartilham, eles têm a maior confiança de todos os grupos. Certifique-se de criar uma forte presença nas plataformas em que seu público-alvo está ativo.

Você pode promover sua marca em várias plataformas para aumentar suas chances de se conectar com pacientes em potencial com contas nessas plataformas e de fato ajudar em muitos aspectos além da saúde.

Mas lembre-se, você precisa se certificar de envolver aqueles que seguem sua marca. Isso significa que você deve tentar comentar as avaliações dos pacientes e responder à maioria das perguntas que seus clientes em potencial deixam.

Além disso, uma das formas mais eficientes é dar dicas, por exemplo, como entender um receituário esteticista ou falar sobre curiosidades relacionadas a sua especialização dentro da área da saúde.

4. Produza conteúdo de vídeo

Os problemas de saúde são complexos e explicá-los em palavras pode ser um pouco desafiador, dessa forma, você fica um pouco limitado na hora de passar uma informação mais detalhada.

O conteúdo de vídeo é uma maneira melhor de explicar aos pacientes o que eles provavelmente experimentarão quando visitarem sua unidade de saúde. 

Dito isso, pode adotar uma narrativa dinâmica que envolverá os pacientes e os fará desenvolver um senso de confiança em sua marca.

Vídeos são perfeitos para utilizar nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde você pode utilizar o Reels para obter mais alcance orgânico dentro da plataforma ou os stories para se aproximar do público.

Você também pode usar o conteúdo em vídeo para falar sobre o dia a dia da sua clínica, dar dicas a outros profissionais da sua área, por exemplo, ensinar a fazer a calibração de equipamentos hospitalares e muito mais.

5. Invista em tráfego pago

A publicidade por meio do tráfego pago, por exemplo, do Google Ads  ou Facebook Ads é uma forma eficaz de atingir o seu público-alvo, ao mesmo tempo, aumentar a notoriedade da sua marca.

Com o tráfego pago, você paga apenas quando alguém clica no seu anúncio, é uma maneira econômica de atingir seu público-alvo, principalmente, se ele está procurando algum serviço ou produto específico como swab atp.

Investir em tráfego pago também ajuda a trazer resultados mais rápidos, caso você não tenha como esperar os resultados do orgânico começarem a aparecer.

Considerações finais

O marketing digital é um pouco complexo e requer algum empenho e profissionalismo para alcançar melhores resultados e a melhor forma é testar para ver o que mais funciona para você atingir seus objetivos.

Por fim, você pode usar as cinco dicas que listamos aqui para garantir que você desenvolva uma presença online e aumente seu volume de pacientes, crescendo o seu negócio e se destacando no mercado da saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.