Fluxo de Caixa – 5 dicas para se ter um bom controle financeiro

Provavelmente você já faz o fluxo de caixa da sua clínica ou consultório médico, certo? Se ainda não, vale a pena implementá-lo hoje mesmo.  Afinal, o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para registrar as entradas e saídas de dinheiro e monitorar a saúde financeira do seu empreendimento.

O fluxo de caixa permite prever a projeção financeira do seu empreendimento, auxiliando nas tomadas de decisões referentes aos investimentos e cortes futuros.

Mas, para que o fluxo de caixa funcione com maior precisão é preciso dar atenção a algumas boas práticas. Preparamos aqui 5 dicas que irão te ajudar a ter um controle eficiente do seu fluxo, vamos ver?

 

1 – Mantenha o fluxo de caixa atualizado

 

É essencial manter o fluxo de caixa sempre atualizado à medida que ocorrem as entradas e saídas de dinheiro.

Até mesmo os pequenos gastos do dia-a-dia devem ser contabilizados para se ter um controle realista da situação financeira da clínica ou consultório.

Sendo assim, fazer uma manutenção diária é uma boa estratégia para evitar o esquecimento de algum lançamento menos significativo.

 

2 – Faça um bom detalhamento

 

Para que não aconteça nenhum mal-entendido ou erros de interpretação na leitura do seu fluxo de caixa, é importante fazer um bom detalhamento das saídas e entradas. Descreva os lançamentos de forma clara e objetiva.

 

3 – Utilizar um  software de gestão

 

Existem no mercado diversos softwares que disponibilizam sistemas com fluxo de caixa pré-programado. Dessa forma, você só precisa fazer os lançamentos financeiros das entradas e saídas, basicamente.

Um software pode simplificar e automatizar a gestão financeira do seu empreendimento, além de oferecer outros serviços complementares, como:

  • relatórios em tempo real
  • situação do fluxo de caixa (positiva e negativa)
  • criação de gráficos, entre outros serviços.

 

4 – Deixar o fluxo de caixa bem organizado

 

Mesmo se você contar com um software de gestão financeira é importante manter os registros bem organizados e segmentados.

Faça os registros de forma separada como, entrada e saída efetiva ou programada, fonte de origem e destino, detalhamento da razão da saída, como pagamentos, impostos e outros.

Dessa forma será muito mais fácil de entender e analisar a situação financeira da sua clínica médica ou consultório e quais seus maiores custos.

 

5- Não conte com entradas que ainda não aconteceram

 

Você pode e deve registrar os valores a receber. Até para que faça as cobranças devidas, caso seja necessário. Entretanto, na hora de fazer previsões financeiras para o seu empreendimento, novas compras ou investimentos, não conte com um “suposto” dinheiro.

Trabalhe apenas com números reais e com o que você possui de fato. Isso evitará com que crie dívidas ou fique com o seu fluxo de caixa negativo, gastando além do que recebeu.

Faça um bom controle do seu fluxo de caixa de forma organizada, regular e consistente, evite surpresas com gastos inesperados e obtenha bons resultados em relação a saúde financeira do seu empreendimento.