Empreender na área da saúde: quais são os desafios?

Empreender é uma ótima oportunidade para que os profissionais da área de saúde possam se destacar no mercado e conseguirem bons resultados, realizarem o sonho de terem o próprio negócio, bem como conquistar a sonhada independência financeira.

Porém, isso envolve uma série de desafios constantes que precisam ser superados para conseguirem alcançar o sucesso profissional ao empreender na área de saúde. Continue lendo e entenda alguns desses desafios:

 

Saber lidar com as incertezas

Empreender em qualquer área envolve incertezas. Por mais promissora que seja a ideia, inicialmente há muitos riscos envolvidos, principalmente no que concerne ao investimento financeiro realizado.

É claro que há uma série de cuidados que podem ser tomados, a fim de minimizar ou evitar esse tipo de situação, como um planejamento financeiro eficiente, análise de mercado, contratação de consultoria, entre outros. Mas, mesmo com todos os cuidados, a evolução da empresa é incerta.

Por isso, é importante saber lidar com esse ponto e realizar análises contínuas para minimizar os riscos envolvidos nesse ambiente um tanto quanto incerto.

 

Adaptar-se às mais diferentes situações

Cenários incertos, muitas vezes, geram situações as quais os gestores precisam se adaptar para conseguirem driblar os problemas e conseguirem melhores resultados. Por exemplo, um momento de crise pode fazer com que os empreendedores tenham que se adaptar a novos cenários, a fim de manterem os rendimentos em alta.

Assim, quando você decidir abrir um negócio na área de saúde, é necessário desenvolver uma capacidade adaptativa para lidar com cenários adversos que levem a obrigação de se deslocar dos objetivos e estratégias traçados anteriormente.

Isso também vale até mesmo para as situações positivas: muitas vezes há mudanças de planos que servirão para agregar positivamente para o negócio, como novas unidades, expansões, inserir novas especialidades numa clínica, entre outros. Porém, isso só é possível se você estiver aberto para se adaptar a novos cenários.

 

Ter noções de áreas não-correlatas com a saúde

Ser um especialista da área da saúde não é o suficiente para o sucesso do seu negócio. Você pode ser o melhor dermatologista, por exemplo, da sua região, mas sua clínica não terá sucesso se você não souber alguns pormenores de áreas administrativas.

É importante ter compreensão sobre administração, gestão, finanças, contabilidade, alguns pormenores jurídicos, entre outros. Mesmo que você terceirize o serviço, é fundamental ter mesmo que um conhecimento básico para que possa avaliar se os profissionais contratados estão cumprindo seus serviços adequadamente.

 

Estar sempre atento a novidades

A área da saúde tem uma peculiaridade interessante para os empreendedores: é um setor que está em constante inovação para que novos serviços possam ser implementados em seus negócios. São diversos tratamentos novos, aparelhos modernos, materiais mais resistentes e de melhor qualidade que podem ser utilizados em sua clínica ou hospital para conseguir melhores resultados.

Porém, para isso, é essencial que os empreendedores estejam sempre de olho no que está sendo lançado no mercado na sua área de especialização, a fim de evitar ficar para trás.

Lembre-se sempre: seus concorrentes também estarão de olho em tudo que está sendo lançado e pesquisado no momento. Se você ficar para trás, os pacientes poderão trocar a preferência pelo seu estabelecimento para optarem por clínicas mais modernas e com tratamentos de última geração.

 

Implementar uma política de trabalho em equipe no negócio

Um dos principais pontos que derrubam qualquer negócio, principalmente na área de saúde, é a falta de colaboração entre os membros. O clima de cooperação mútua é essencial para que todos exerçam seus trabalhos adequadamente, gerando um clima organizacional positivo e motivação para os funcionários.

Se, por exemplo, um enfermeiro não trabalhar de forma harmônica com a equipe médica, os resultados podem ser desastrosos, atrasando procedimentos, provocando erros e prejudicando a imagem da clínica perante o mercado. Por isso é fundamental que ocorra uma política de integração e trabalho em equipe nas empresas da área da saúde, evitando prejuízos posteriores.

 

Saber explorar as oportunidades do mercado

Um bom empreendedor está sempre observando as brechas de oportunidades no mercado para encontrar formas novas de atuar e conseguir captar a atenção dos seus clientes e pacientes.

Essas janelas, muitas vezes, são rápidas e exigem que os responsáveis estejam atentos e preparados para implementar essas medidas em seu negócio, com o objetivo de gerar vantagem competitiva no mercado.

Por exemplo, há oportunidades de campanha de marketing para área médica que são momentâneas, ou seja, só podem ser implementadas naquele momento. Chegar depois da “onda” poderá não causar efeito ou, no pior dos casos, não atingir os resultados desejados.

Assim, esteja sempre atento: isso envolve se atualizar sobre procedimentos, tendências mundiais, o que as principais clínicas e hospitais do mundo estão fazendo na sua área de atuação, se inspirar em concorrentes diretos e indiretos e, principalmente, tentar ao máximo se antecipar ao que está por vir. Assim conseguirá maiores chances de fidelização a longo prazo.

 

Implementar tecnologias no negócio da área de saúde

As tecnologias são muito úteis para qualquer área de atuação e na saúde são fundamentais. E não é apenas no que concerne aos procedimentos clínicos aplicados no dia a dia. Até mesmo na parte de gestão são mais do que desejáveis — são prioridade.

Por exemplo, sistemas ERP auxiliam em uma gestão integrada e completa, permitindo uma melhor comunicação entre os setores (vendas, marketing, financeiro, contábil, RP, entre outros), bem como automatizam processos, garantindo maior agilidade e precisão no seu dia a dia.

Também pode-se utilizar outros tipos de sistemas e softwares para automatizar processos e conseguir melhores resultados em sua clínica médica. Por exemplo, o uso de um sistema inteligente para a área tributária auxilia na economia de até 40% de impostos, diminuindo os gastos excessivos com bitributação e maximizando os lucros.

E isso pode ser aplicado para clínicas médicas, clínicas de estética, hospitais, entre outros. Os resultados são bastante positivos e auxiliam não só os gestores desses locais, mas também para os profissionais autônomos que trabalham no local.

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