5 Razões para Utilizar Sistemas de Gestão Hospitalar

A tecnologia sempre foi grande aliada das instituições de saúde. Com ela é possível otimizar processos, reduzir tempo e custos em vários procedimentos. A utilização dos sistemas de gestão hospitalar traz a possibilidade de trabalhar de forma integrada, proporcionando a comunicação entre diversos setores. Isso é a tecnologia trazendo inovação e qualidade na rotina de trabalho.

Segundo a pesquisa TIC Saúde 2016, 93% dos médicos e 84% dos enfermeiros acreditam que os sistemas eletrônicos melhoram a eficiência do trabalho, e 75% dos médicos e 77% dos enfermeiros acreditam que os sistemas eletrônicos reduzem os erros médicos.

Esses dados mostram a importância da tecnologia nos procedimentos pelo ponto de vista dos profissionais que a utilizam diariamente.

Mas, quais outros motivos fazem o investimento em sistemas de gestão hospitalar ser tão essencial para a rotina de empreendimentos médicos?

 

5 razões para utilizar sistemas de gestão hospitalar

 

1 – Segurança de dados

Com a utilização de um sistema, os dados administrativos e até mesmo as informações sobre os pacientes e procedimentos ficam muito mais seguros, visto que é possível proteger e limitar o acesso com logins e senhas. E não ficam mais à mercê de papeladas que podem facilmente se perder, deteriorar ou serem extraviadas.

 

2 – Compartilhamento entre setores

Quando um paciente dá entrada em um hospital, ele passa por uma série de procedimentos como registro, triagem, consulta, realização de exames, diagnóstico, entre outros.  Com o sistema de gestão é possível registrar todas as informações e compartilhá-las entre os setores, facilitando a troca de informações. Isso significa otimização de tempo, redução de mão de obra operacional, e também agilidade e melhoria no atendimento ao paciente, consequentemente a sua satisfação e fidelização.

 

3 – Redução de custos

Uma gestão automatizada possibilita a redução de custos, já que é possível ter melhor controle do estoque, uso dos insumos médicos, e assegura que não haja perda de medicamentos por vencimento.

E, em outra perspectiva, ao informatizar os processos o controle da saúde financeira do hospital se torna muito mais fiel à realidade, através do fluxo de caixa. Acompanhar as entradas e saídas dos recursos financeiros ajuda a ter uma previsão das finanças, uma boa forma de visualizar novos investimentos ou cortes no orçamento.

4 –Layout responsivo

O mercado oferece uma gama de diferentes tipos de sistemas, mas os mais eficientes garantem uma utilização simplificada e autoexplicativa, para que não haja dificuldade de manuseio e garanta a satisfação do usuário.

O ideal é que se faça uma pesquisa dos vários sistemas de gestão e identifique o que melhor atende às necessidades e demandas da instituição hospitalar.

 

5 – Acesso à informação em qualquer lugar

Alguns sistemas fazem uso de aplicativos, ou deixam as informações na nuvem (cloud) via internet, possibilitando o acesso por médicos e profissionais mesmo à distância.

Essa também é uma ótima forma de otimizar e agilizar alguns procedimentos internos, como diagnóstico de um paciente mesmo que o médico não esteja no local.

 

Bônus

Além da utilização de um bom sistema de gestão hospitalar que irá qualificar vários processos internos, o empreendimento médico também pode contar com um software especializado nas questões financeiras e inteligência tributária da instituição.

A integração entre os dois sistemas garante uma gestão informatizada, com ferramentas e funcionalidades tecnológicas que simplificam e melhoram os processos administrativos e operacionais de um hospital.

Conheça o Saúde Pay, e veja as vantagens e economia que um software financeiro integrado ao sistema de gestão hospitalar pode trazer para o seu empreendimento médico.