É comum que pacientes faltem em seu consultório ou clínica médica. Afinal, imprevistos acontecem, não é mesmo? Um acidente, um dia ruim, compromissos em cima da hora são circunstâncias que são naturais e podem acontecer com qualquer pessoa.
Porém, mesmo que sejam situações corriqueiras, elas impactam a sua clínica médica. Afinal, é um período que outros pacientes poderiam ser atendidos, no qual há uma vacância de horário, representando uma perda financeira.
Quando há descontrole desse quesito, podem ocorrer uma série de impactos em seu negócio. Por isso é importante acompanhar e saber como realizar um controle eficiente desses quesitos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
O impacto das faltas nos consultórios
Um dos impactos mais fortes é justamente o financeiro. Sua clínica deixa de receber um valor por atendimento de cada pessoa que falta. Colocando isso em números, é possível avaliar o tamanho do impacto.
Pense, por exemplo, que uma consulta em sua clínica tem o valor de R$ 100 e que sua agenda seja bastante movimentada, de forma que todos os dias os horários estejam sempre completos.
Se um paciente faltar por dia, em uma semana sua clínica terá deixado de lucrar R$ 500. Em um mês, isso representa R$ 2000. É uma quantia considerável, não é mesmo?
Esse valor poderia ser utilizado para pagamento de contas ou, até mesmo, para a própria rentabilidade dos profissionais da clínica. Ou seja, é imprescindível que você saiba como contornar essa situação para reduzir os prejuízos. Caso contrário, esse erro pode causar o fechamento precoce da clínica médica.
Realizando o controle de falta dos seus pacientes
É possível contornar o problema por meio de algumas ações simples que podem ser implementadas em sua empresa, tal como veremos a seguir.
Tenha um sistema de agendamentos online
O sistema de agendamento online é um dos mais efetivos atualmente. Isso porque ele realiza o controle do número de atendimentos diários, as faltas, pode ter sistemas de lembrete por SMS, entre outros pontos que auxiliam o setor administrativo da sua clínica a controlarem e observarem como está o controle de faltas do seu negócio.
Acompanhe o controle de cada um dos pacientes
Alguns sistemas permitem acompanhar como cada um dos pacientes se comporta em relação a faltas em sua clínica. Se, por exemplo, uma determinada pessoa tem um índice de faltas maior do que o normal, o sistema aponta e você consegue determinar uma estratégia para resolver essa situação.
Por exemplo, você pode aumentar o número de confirmações antes da consulta, já que as faltas podem ser por um maior índice de esquecimento do paciente. Com outras medidas, pode-se minimizar as chances de ele esquecer e conseguir diminuir o índice de ausência daquela pessoa.
Realize confirmação por SMS
Muitas vezes as faltas ocorrem pelo atendente não conseguir falar com o paciente por meio de ligação para confirmar a consulta. O SMS, neste caso, pode ser mais eficiente, já que não depende da pronta disponibilidade da pessoa para atender a ligação, sendo possível que ela confirme quando puder ter acesso ao telefone celular.
Manter o controle das faltas é fundamental para sua clínica
Diante de tudo que falamos, é possível perceber que uma gestão de agenda da sua clínica é fundamental para minimizar perdas financeiras e reduzir o tempo ocioso dos médicos do negócio.
Por isso, implemente essas dicas que demos acima e reduza os problemas gerados pela vacância de pacientes em sua agenda! Você verá que os problemas vão reduzir consideravelmente!
Tem alguma dúvida sobre este assunto? Ou recomendaria alguma outra dica? Deixe nos comentários!