Garantir a qualidade nos atendimentos médicos é uma meta que precisa ser buscada continuamente nas rotinas dentro de estabelecimentos de saúde, sejam elas clínicas médicas ou hospitais. Afinal, estamos falando de procedimentos que podem interferir na qualidade de vida de pessoas, então tudo precisa ser impecável.
Uma forma de garantir o máximo de excelência é acompanhando a situação atual e verificando o que precisa ser modificado ou aprimorado. O monitoramento pode ser realizado, portanto, por meio de auditorias em serviços de saúde.
Continue lendo nosso artigo e conheça a importância desse procedimento!
O que são auditorias?
O processo de auditoria, de forma geral, diz respeito aos processos de avaliação interna, como forma de fiscalizar os trabalhos realizados e verificar se há problemas ou divergências a serem contornados, pontos positivos a serem reforçados e, também, coletar dados que podem ser utilizados em planejamentos futuros.
Na área de serviços em saúde, esse trabalho é extremamente essencial. Por meio dele torna-se possível realizar um controle e gestão de qualidade dos serviços oferecidos, de forma a possibilitar não só um atendimento excelente, mas também humanizado e que seja capaz de encantar seus clientes.
Como elas são realizadas?
Em primeiro lugar, é essencial ter consciência dos principais objetivos da auditoria de serviços de saúde, para compreender como elas são realizadas. Elas possuem como meta:
- minimizar as chances de que sua instituição tenha excesso de ofertas ou ofereça serviços de forma inadequada;
- avaliar práticas que não estejam em consonância com padrões de qualidade e segurança para o setor de saúde;
- garantir a execução dos padrões pré-estabelecidos para seu negócio;
- determinar regras para funcionamento e execução de serviços terceirizados ou próprios de atenção em saúde;
- auxiliar no aprimoramento de trabalhos técnicos e administrativos internos;
- minimizar as chances de contratos abusivos que possam gerar prejuízos, entre outros.
Para a realização, são chamados especialistas que atuam como consultores externos. Eles comparecem à clínica ou hospital e, durante a visita, verificam cada procedimento interno, avaliando sua execução e, posteriormente, elaboram um laudo que é entregue para o responsável, para que possa avaliar o que precisa ser modificado.
Qual a importância de realizar a auditoria em serviços de saúde?
Como falamos no início deste artigo, as auditorias em serviços de saúde são essenciais para manter um controle e gestão de qualidade dos serviços para que sejam, de fato, eficientes e capazes de não só atender, mas superar as expectativas do seu público.
Isso não é só desejável, como é fundamental para os serviços de saúde. Afinal, estamos falando de questões que interferem na qualidade de vida dos pacientes. Se a clínica ou hospital falham nisso, podem colocar em xeque o bem-estar dos seus clientes.
Justamente pela delicadeza do tipo de serviço prestado, a legislação é bastante rígida no que concerne a esse tipo de questão. Por isso, é essencial realizar o trabalho de auditoria para verificar se todos os detalhes estão de acordo com o que as regras e normas determinam, garantindo níveis satisfatórios na prestação de atendimento na área de saúde.
Outro ponto a ser ressaltado é que um bom serviço de auditoria é capaz de encontrar gargalos que estejam gerando excesso de gastos para sua clínica ou hospital. Por exemplo, desperdícios de materiais podem ser identificados e, assim, pode ser possível reduzir o problema para reduzir custos hospitalares desnecessários.
Também é uma forma de estabelecer o padrão da sua instituição, mostrando que seu negócio preza pela qualidade dos serviços e do atendimento ao público, podendo representar um diferencial competitivo no mercado de saúde.
Assim, um trabalho de auditoria em seu negócio é mais do que uma simples questão de avaliação de qualidade: ela pode ser altamente estratégica para conquistar e fidelizar pacientes e conseguir aumentar o sucesso do seu negócio na área de saúde.
Por isso, é essencial levar a sério este processo, contando com bons especialistas para realizar esse processo e garantir o sucesso da sua clínica médica. Aproveite e conheça mais 4 dicas para realizar uma gestão hospitalar impecável e faça seu negócio na área de saúde prosperar.