Clínica médica sustentável: conheça os benefícios

Abrir uma clínica médica é mais do que empreender: você também assume, a partir deste momento, uma responsabilidade social por meio da sua prática. Afinal, não é um empreendimento comercial, se trata de um negócio na área de saúde, que visa também o bem-estar e qualidade de vida de todos.

E quando falamos em qualidade de vida, também implica em adotar medidas importantes para garantir recursos essenciais para essa geração e para as futuras. Por isso, o conceito de sustentabilidade deve permear as práticas na área de saúde.

Continue lendo e entenda o que é uma clínica médica sustentável e conheça os benefícios de adotar esse modelo em seu negócio.

 

A importância da sustentabilidade

Com os avanços das pesquisas sobre meio ambiente e a necessidade de garantir recursos para as próximas gerações, o conceito de sustentabilidade passou a se tornar muito forte na sociedade.

É importante ressaltar que todas as práticas humanas, tanto na vida pessoal quanto profissional, geram algum tipo de impacto, seja na produção de resíduos, consumo de recursos naturais renováveis e não-renováveis, emissão de gases, entre outros.

Por isso, é essencial durante o dia a dia nos policiarmos para encontrar formas de conseguir manter nossas rotinas produtivas e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente da melhor forma possível, com uma interação sustentável.

 

O conceito de clínica médica sustentável

Dentro desse contexto, nasce o conceito de clínica médica sustentável. A ideia é implementar medidas que, muitas vezes simples, conseguem diminuir os gastos de recursos e diminuir o uso de materiais feitos de recursos não-renováveis, sem elevar consideravelmente os gastos no dia a dia.

São clínicas que, em suas atividades, interagem com o meio ambiente de forma harmônica, tentando ao máximo diminuir o impacto causado pelas suas atividades.

Algumas medidas podem ser implementadas para criar uma clínica médica sustentável. São elas:

  • prontuário e agenda eletrônicos, minimizando o uso de papel;
  • use cartões de visita com papel reciclado;
  • utilize iluminação inteligente em sua clínica médica;
  • implemente um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que auxilia não só na adoção de práticas sustentáveis, mas também a preservar os trabalhadores de contaminações;
  • implementar uma arquitetura sustentável, que permita não só a reduzir o consumo de energia elétrica, mas que também promova conforto e bem-estar para os pacientes.
  • utilize produtos de limpeza e esterilização biodegradáveis;
  • implemente descargas e torneiras que promovam economia de água e evite desperdícios;
  • diminua o uso de descartáveis na copa e cozinha da sua clínica;
  • utilize máquinas e equipamentos com economia de energia

Os benefícios de aplicar o conceito em sua clínica

Muito se engana quem acha que é supérfluo investir em uma clínica médica sustentável. Alguns dos benefícios não são só para o meio ambiente, mas também afetam diretamente, de forma positiva, o próprio responsável pelo local. São alguns dos principais benefícios:

  • redução na aquisição de alguns insumos (como papel e descartáveis);
  • redução nas contas de infraestrutura (água e energia elétrica);
  • melhor reputação no mercado e, consequentemente, atrai mais pacientes para sua clínica médica diante de sua postura, bem como auxilia a fidelizar seus pacientes;
  • é uma forma de marcar posicionamento de marca da sua clínica na sua região, mostrando-se como profissional consciente do seu papel na promoção da proteção do meio ambiente.

Práticas sustentáveis dentro do ambiente da clínica médica são extremamente positivas, e precisam ser implementadas para que as próximas gerações possam contar com os mesmos recursos que temos disponíveis para nós.

Além disso, conta como um importante diferencial na sua região, sendo uma forma interessante de chamar a atenção de novos pacientes.

Este conteúdo foi interessante para você? Então que tal compartilhá-lo em sua rede de amigos e auxiliar na promoção de um ambiente mais sustentável na área médica?