Descubra o Poder da Tecnologia Aplicada à Saúde

A tecnologia aplicada de forma direta à saúde já deixou, há muito tempo, de ser apenas vista em filmes de ficção científica. Ainda que não tenha avançado como se pensava há alguns anos, hoje a tecnologia está presente como nunca no ambiente médico, promovendo mudanças simples na relação entre paciente e hospital e até avanços consideráveis em processos cirúrgicos e diagnósticos mais rápidos.

 

Inovações tecnológicas na saúde

 

Com a tecnologia contemporânea avançada há máquinas melhores equipadas e que realizam exames mais rapidamente e com resultados mais precisos. É o caso, por exemplo, da tomografia, exame mais completo que o raio X. Dessa forma, os tratamentos podem ser iniciados em estágio mais precoce das enfermidades, garantindo maiores chances de cura e melhores resultados.

 

Nas cirurgias as evoluções da medicina, aliadas à tecnologia, também têm resultados muito positivos, sendo responsáveis por procedimentos menos invasivos e menos demorados com o uso de micro-câmeras e equipamentos cirúrgicos mais precisos.

 

Além disso, com aprimoramento a longo prazo, essas novidades podem promover a redução do custo de vários processos e materiais utilizados como as impressoras 3D, que podem fabricar num futuro não muito distante próteses mais baratas e, assim, mais acessíveis.

 

Ainda há a Telemedicina, por exemplo, termo referente ao atendimento realizado à distância através de videoconferências, uma solução para pacientes que se encontram em localidades remotas. Pode ser utilizada para encaminhamento de laudos, monitoramento de pacientes e também troca de informações entre clínicas de saúde e hospitais.

 

Mas o uso desses avanços pode estar mais próximo ainda e ter aplicação diária na vida das pessoas.

 

A tecnologia aplicada ao dia a dia na saúde

 

É possível encontrar com facilidade inúmeros aplicativos médicos, softwares e dispositivos wearables que auxiliam tanto profissionais da saúde quanto pacientes com o objetivo de facilitar a vida de ambos. Você pode encontrar qual é melhor para você.

 

Para pacientes, a maioria das ferramentas tem seu uso focado na qualidade de vida, prevenção ou monitoramentos em tempo real. Pode-se encontrar os dispositivos wearables (tecnologias “vestíveis”) que em sua maioria são “relógios inteligentes”, mas também há camisetas e outros produtos capazes de medir frequência cardíaca, gastos calóricos, medição de passos dentre outros.

 

E claro, aplicativos de dispositivos móveis que podem realizar essas funções e outras mais específicas vão além, ajudando das mais variadas maneiras. Alguns funcionam mais como assistentes, com lembretes para o controle do uso de medicamentos regulares e medição de glicose ou pressão, ingestão de água e seção de exercícios. Mas também podem ser mais informativos, trazendo dados sobre o teor calórico de alimentos por exemplo.

 

Já os aplicativos ou softwares para profissionais da saúde auxiliam na organização de consultas, informações sobre medicamentos – como contra-indicações – genéricos e atualizações na área sobre diagnósticos, doenças e também remédios e dosagens recomendadas. Muitos deles, inclusive, são usados atualmente por clínicas de saúde para agilizar e facilitar as anotações de dados dos pacientes, agendamento de consultas e montagem de planilhas.

 

Além desses benefícios, esse tipo de armazenamento não ocupa espaço físico e, quando salvo na “nuvem”, deixa os documentos mais seguros, sem riscos de perdas e ainda permite que sejam disponibilizados para os pacientes, para que esses possam verificar quais horários estão disponíveis ou conferir o horário de sua consulta melhorando o atendimento.

E você? Como tem aplicado a tecnologia a favor da saúde na sua empresa?