O que é CNES? Qual a sua importância para empreendimentos de saúde?

Você é um profissional ou um gestor da área da saúde? Está pensando em abrir uma clínica ou consultório?  É indispensável que você conheça e saiba a importância do CNES, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Nesse artigo vamos falar de forma mais detalhada a respeito do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, e sua importância para a área.

O que é o CNES

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, é o registro de todas as instituições da área da saúde do país, sejam instituições públicas, privadas ou conveniadas; de pessoa física ou jurídica. O cadastro proporciona um amplo mapa de abrangência da área da saúde brasileira, facilitando a análise da cobertura da rede assistencial. Dessa forma, o CNES também se torna uma ferramenta de  planejamento para expansão de novos negócios da área.

Além disso, é possível identificar quais estabelecimentos abriram ou fecharam e quais são as demandas por especialidade para cada localização.

Independente do modelo do seu negócio, se você oferece serviços voltados para a saúde é necessário que faça o cadastro no CNES.

 

Qual é a importância do cadastramento?

O cadastramento é importante por vários motivos. Dentre eles, garantir maior controle do Ministério da Saúde, auxiliando inclusive nos repasses do governo às instituições.  Também, por assegurar a regularidade do estabelecimento.

O CNES é obrigatório na celebração de contratos dos estabelecimentos com os  planos de saúde, conforme exigência da ANS (Agência Nacional de Saúde).

A ausência do registro resulta em irregularidade, ou seja, o estabelecimento de saúde é considerado ilegal e não pode atender pacientes ou fechar contratos. Fica sujeito às sanções do governo.

 

Como realizar o cadastro?

 Para se cadastrar no CNES o responsável pela instituição deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria Estadual de Saúde. O Gestor Municipal de Saúde é o responsável pelo cadastramento e manutenção dos estabelecimentos junto ao CNES.

Será necessário informar quem são os profissionais e prestadores de serviço do estabelecimento, sua área de atuação, e outras informações sobre o empreendimento, como: o número de profissionais, equipamentos, estrutura física, serviços oferecidos, CNPJ, localização, natureza da organização, entre outros. É importante que as informações estejam corretas e completas.

Os profissionais vinculados ao estabelecimento também precisam informar seus dados pessoais, como: nome, CPF, escolaridade, conselho de classe, entre outros campos. Mas, e se um profissional atuar em diferentes locais? É necessário o cadastro em cada uma das instituições onde ele trabalha.

O cadastro no CNES completo totaliza 15 fichas de preenchimento, alguns campos são opcionais e outros são destinados apenas para instituições com atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para o descadastro de um registro CNES é necessário solicitar por escrito, informando o número do registro, nome fantasia ou razão social e o motivo da exclusão ou alteração.

 

Como surgiu o CNES? 

Devido à demanda dos próprios gestores da área em ter uma visão geral sobre a rede assistencial de saúde nacional, foi desenvolvido o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde em outubro de 2000 pela portaria MS/SAS 376.

Ao longo dos anos, o cadastramento foi sendo otimizado e aperfeiçoado conforme a demanda de utilização. Hoje, essas informações se tornaram imprescindíveis para o planejamento (Ministério da Saúde), fiscalização (da ANS, por exemplo) e para empreendedores da área da saúde.

Se você é ou quer se tornar um empreendedor da área da saúde, esteja em dia com as obrigações governamentais: tenha o seu cadastro regularizado do CNES!

Aproveite e conheça o Saúde Pay. Uma ferramenta que vai te ajudar na emissão das notas fiscais ou recibos (faz a emissão automaticamente), divisão de pagamentos entre estabelecimento e prestadores de serviços, elimina a bitributação e ainda te ajuda a economizar até 40% com pagamento de impostos. Tudo de forma legal!