A gestão de qualquer negócio ou empresa é sempre um desafio essencial para seu sucesso no mercado. Porém, a gestão hospitalar é um pouco mais diferenciada por lidar diretamente com as vidas das pessoas e em momentos especialmente delicados.
Portanto, uma boa gestão nesse setor requer mais do que preocupações com a relação entre funcionários e modos de aumentar a eficácia deles no exercício de seu trabalho, é preciso levar em consideração as necessidades do paciente em primeiro lugar.
Pensando nisso, trouxemos 4 dicas de como obter sucesso em sua clínica pela promoção de uma boa relação com o seu cliente.
1- Foque no atendimento humanizado:
O atendimento humanizado é um diferencial para toda clínica. Além de ser exigido por lei, hoje, o tratamento médico passa muito pela percepção do paciente para com o atendimento recebido. Colocar as necessidades dos pacientes em primeiro lugar traz vários benefícios pois colabora na construção de uma ponte com o paciente dando a ele mais segurança com o trabalho realizado por sua clínica e, assim, pode-se se obter a fidelidade dele como cliente.
2- Ter a tecnologia como aliada
A tecnologia promoveu várias mudanças na comunicação social e, se usada com sabedoria, também pode trazer vários benefícios na gestão hospitalar. É possível fazer bom uso dela a partir da utilização de softwares de gestão hospitalar, que auxiliam na organização de agendamentos, consultas e também de dados em geral: desde informações sobre os pacientes até dados referentes às quantidades de materiais, utensílios e remédios, facilitando o controle das reposições de estoque e evitando desperdícios. Dessa forma, pode-se baixar custos e melhorar ainda mais o atendimento, deixando-o mais ágil e personalizado.
Outra maneira interessante de fazer uso da tecnologia é buscar, através delas, um contato maior com o cliente com estratégias que podem ir além do atendimento no ambiente físico da clínica. E é aí que entra a terceira dica:
3 – Marketing hospitalar
Estratégias de marketing são utilizadas em todo o meio empresarial. Mas, hospitais e clínicas, por suas diversas particularidades, demandam não só uma gestão diferenciada mas também de um tipo de marketing próprio.
Em via dessa necessidade passou-se a utilizar o termo Marketing Hospitalar, que seria o conjunto de estratégias que buscam identificar as necessidades de saúde e bem estar de seus pacientes proporcionando conforto e melhor atendimento.
Estar presente nas redes sociais é um importante primeiro passo, porque esse é um espaço interessante não só para que você possa divulgar sua clínica, mas também ouvir seus clientes e fazer melhorias a partir da opinião expressa por eles.
Os feedbacks nesses ambientes são mais rápidos e, quando bem avaliado o serviço oferecido, isso pode auxiliar na atração de novos clientes.
A internet hoje é utilizada por muitas pessoas na busca por referência de instituições. Assim, estar nesse espaço pode ajudar sua clínica a ir ao encontro de potenciais pacientes de um modo simples e fácil, além de ser interessante também para tornar fixos alguns clientes.
4- Mantenha-se sempre atualizado
É importante estar atento às novidades do mercado buscando seguir as tendências de modo a ter equipamentos hospitalares funcionais, com qualidade e modernos, que acompanhem as inovações dessa área,mostrando aos clientes sua preocupação em estar oferecendo um serviço de excelência.
Quais outras técnicas você tem aplicado na gestão da sua clínica? Conte pra gente. E acompanhe nosso Instagram e Facebook.