Beleza e cuidados pessoais compõem um segmento econômico bastante interessante para os empreendedores brasileiros. Isso porque os salões de beleza e as clínicas de estética estão se tornando cada vez mais populares e, assim, o retorno observado nesses negócios mostra-se muito atrativo. Se o seu sonho é montar um salão de beleza, mas não sabe por onde começar, você está no lugar certo. Vamos te mostrar como estruturar o seu negócio agora mesmo.
De acordo com dados da Pyxis Consumo, os brasileiros gastaram, em média, mais de R$36 bilhões em produtos e serviços de beleza em 2013, e o desempenho desse mercado tem crescido ano a ano. Por esse motivo, este tipo de negócio tornou-se bastante interessante para muitos empreendedores, considerando-se o retorno financeiro.
É importante lembrar que vários pontos influenciam diretamente a rentabilidade de um salão de beleza, como a localização, os tipos de serviços oferecidos e a qualidade dos produtos utilizados. A seguir, vamos avaliar esses pontos e entender tudo sobre como montar um salão de beleza de sucesso.
Como escolher o ponto comercial do salão de beleza?
A escolha do ponto comercial é uma das análises mais importantes que o empreendedor deve fazer, visto que essa decisão terá impacto em, praticamente, todas as outras que deverão ser tomadas. Mas, por que?
É simples: se você tem interesse em abrir um salão de beleza na área mais nobre da sua cidade, certamente, você precisará investir mais em decoração, mobiliário e também em outros serviços, como estacionamento – e, quem sabe, até manobrista.
Isso se justifica porque os clientes que você deseja alcançar ao abrir um salão em um bairro nobre, valorizam esses detalhes e, sem dúvida, tudo isso fará diferença na decisão deles no momento da compra, ou seja, se eles vão preferir o seu salão de beleza ou o do concorrente.
Por outro lado, se a sua ideia é abrir um salão de beleza em um bairro mais simples, a sua clientela valorizará outras coisas, como, por exemplo, a praticidade dos horários que você puder atender e também o preço dos serviços.
Após pensar nestes detalhes, está na hora de procurar por um lugar para instalar o seu salão. Ao escolher o ponto para o salão de beleza, é importante avaliar qual será o custo do aluguel neste local. É fácil estimar esse custo se você souber o valor cobrado pelo aluguel do metro quadrado do bairro que você escolher. Como esse será um dos custos fixos mais altos do seu empreendimento, é muito importante que você pesquise bem antes de fechar o aluguel para fazer um bom negócio.
A escolha dos profissionais do salão de beleza
O segundo passo para montar o seu salão de beleza é pensar na equipe que você precisará contratar para atender aos seus clientes. Mas, antes disso, faça uma lista dos serviços que você quer oferecer no seu salão: tratamentos para cabelo, design de sobrancelhas, depilação,manicure e pedicure. Enfim, há uma enorme variedade de serviços que você pode oferecer.
Porém, é importante destacar que o seu salão de beleza não precisa oferecer todos esses serviços. Inclusive, existem salões que se especializam em apenas um tipo de trabalho e tornam-se famosos pela qualidade do trabalho. Então, cabe a você avaliar se seria mais vantajoso abrir um salão especializado ou ter um negócio que ofereça diversos serviços aos seus clientes.
Bom, definidos quais serviços serão oferecidos no seu salão de beleza, está na hora de contratar a equipe de trabalho. Nesta etapa, certifique-se de que os profissionais escolhidos possuem a formação necessária e estão aptos a fazerem a atividade para a qual serão empregados no salão de beleza.
Além de capacidade técnica, não se esqueça de que um salão de beleza precisa oferecer um ótimo atendimento. Por isso, a sua equipe deve ser bastante atenciosa e educada com os clientes e, para isso, o funcionário precisa gostar de pessoas e ter inteligência emocional para lidar com elas.
É interessante disponibilizar variados cursos capacitantes para o seus colaboradores, é uma forma interessante de potencializar a produtividade da sua equipe e mante-los atualizados as novidades do mercado.
Como fazer o pagamento dos profissionais do salão de beleza?
Em regra, os funcionários que trabalham em um salão de beleza deveriam ser contratados com carteira assinada, ou seja, seguindo os trâmites da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entretanto, sempre houve uma prática muito comum no mercado de contratar os profissionais de um salão como autônomos.
Para regulamentar essa prática, foi criada, recentemente, a Lei do Salão Parceiro. De acordo com essa nova lei, os salões estão autorizados a contratar os profissionais como autônomos, realizando o pagamento deles por meio de comissão, ou de uma parcela do valor cobrado pelo serviço. Dessa maneira, profissionais como cabeleireiros, esteticistas, manicures, entre outros, podem prestar serviços a um salão como Microempreendedores Individuais (MEI).
É preciso ter licença para abrir um salão de beleza?
Sim! Antes de abrir o seu salão de beleza é preciso ter uma licença específica, que é o Alvará de Localização e Funcionamento. Esse documento é emitido pela prefeitura, e a função dele é, justamente, autorizar a abertura e o funcionamento do seu salão.
Para conseguir o Alvará de Funcionamento, vá até a prefeitura da sua cidade e verifique quais documentos são necessários para dar entrada no processo. De forma geral, é necessário que você já tenha realizado a consulta de viabilidade do seu negócio, na Junta Comercial, e também já tenha em mãos o Cadastro Sincronizado Nacional, que pode ser feito no site da Receita Federal do Brasil.
Marketing para salão de beleza
Independentemente do tamanho do seu salão de beleza, investir em marketing é essencial. Mas, não pense que essa é uma tarefa muito difícil e cara. Na verdade, as redes sociais facilitaram muito o processo de divulgação de qualquer negócio, e com os salões de beleza não foi diferente.
Assim, para atrair cada vez mais clientes e torná-los fãs do trabalho do seu salão, invista em redes que são bastante visuais, como o Instagram, o Pinterest e o Facebook. Divulgue os serviços realizados e, sempre que possível, publique o depoimento de clientes satisfeitas. Com certeza, isso vai ajudar na divulgação do seu negócio.
Outro ponto muito positivo do marketing e das redes sociais é poder segmentar sua divulgação para o seu público alvo, ou seja, você consegue se comunicar diretamente como o seu publico, pessoas com o maior potencial de interesse pelo seu negócio
Como você viu neste artigo, existem vários pontos a serem observados antes de abrir um salão de beleza. E, em todos eles, a participação direta do dono do negócio é fundamental para que as escolhas feitas sejam as mais adequadas.
As questões principais a serem definidas, como ponto comercial, a seleção dos profissionais e a definição do método de pagamento dessas pessoas, até outros investimentos que serão feitos, precisam ser muito bem calculados, para que você não tenha problemas futuros na abertura do seu salão de beleza. Caso você tenha outras dúvidas sobre esse tema, fale com dos nossos consultores e a nossa equipe terá prazer em ajudá-lo.