O consumidor é bem exigente quando se trata de serviços de saúde. Quem paga um convênio ou uma consulta particular espera receber atendimento de qualidade e diagnóstico certo. Caso contrário, procurará outra clínica.
Como não é fácil conquistar e fidelizar a preferência do consumidor, é essencial conhecer as tendências do mercado, necessidades e desejos do público, investir em tecnologia e, claro, em estratégias de marketing para manter a sua clínica bem posicionada em relação aos concorrentes.
Confira abaixo algumas formas de melhorar o marketing da sua clínica para ter resultados melhores e se sobressair diante da concorrência!
Estrutura física da clínica e qualidade no atendimento
Relacionamento com o cliente é um ponto extremamente importante para o sucesso de uma clínica. Além disso, localização e instalações adequadas são dois outros fatores que influenciam o humor do paciente e sua percepção de qualidade.
Quem gosta de gastar tempo tentando encontrar uma vaga para estacionar? Ou se deparar com um prédio sem acessibilidade (rampas e elevadores, por exemplo)?
O que dizer, então, de ficar em pé, em um dia quente, aguardando o atendimento porque não há assentos suficientes para o público nem ar-condicionado? Desconfortável, não?
Portanto, avalie se a sua clínica oferece a comodidade e o conforto que os clientes esperam. Faça uma pesquisa de satisfação para conhecer a opinião e as necessidades de seus pacientes.
Marketing de Relacionamento
Sendo o cliente a base de seu negócio, é essencial investir em marketing de relacionamento. A ideia é fidelizar os clientes e transformá-los em “evangelizadores da marca”, ou seja, deixá-los tão satisfeitos com o atendimento, que eles não terão dúvida para recomendar a clínica para outras pessoas.
Pós-consulta
Outra ação importante no relacionamento com o cliente é o pós-venda. É necessário fazer contato, posterior à consulta, para avaliar se o cliente está ou não satisfeito com o atendimento, produtos e serviços.
Para incentivar o retorno dos clientes que não possuem convênio, a clínica pode criar um cartão fidelidade, oferecendo descontos em consultas, exames e produtos, por exemplo.
Softwares Médicos
Outro ponto importante é investir em softwares que possibilitem o agendamento on-line, pois isso facilita a vida das pessoas e também dos profissionais. Em qualquer dia e horário, acessando o site, é possível marcar uma consulta.
Softwares desse tipo também auxiliam na gestão financeira e otimização de tempo em processos na clínica por permitirem automatização de processos.
Com uma plataforma integrada, como o iMedicina, é possível também enviar SMS ou e-mail aos clientes, informando-os sobre a data e o horário da consulta, alterações na marcação e, claro, na divulgação de campanhas promocionais ou mensagens de felicitações (aniversário, natal e ano novo).
Presença digital da clínica: site médico
Atualmente, metade da população brasileira utiliza a internet. Devido a esse fato, é fundamental que sua clínica seja encontrada com facilidade na internet.
Para isso, inicialmente é necessário desenvolver um site profissional que funcione como o cartão de visitas da clínica. O layout desse site deve ser atraente, intuitivo e responsivo para os dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Mas… Adianta alguma coisa se o site da clínica aparecer em 35º lugar na lista do Google quando um internauta faz a busca pela especialidade médica oferecida por vocês? Claro que não!
Otimização para motores de busca (SEO)
Para garantir a melhor posicionamento, o site deve ser construído conforme as técnicas que otimizem a busca. O SEO (Search Engine Optimization) é uma boa prática na hora de construir o site que permite que ele apareça no Google em melhores posições.
É muito importante pensar em estar presente em ferramentas de busca como o Google, pois mais de 93% das pessoas que navegam na internet o utilizam para pesquisas antes de decidir por um produto ou serviço.
Google Ads
Outra ferramenta a ser explorada para melhorar o marketing da clínica é o Google Ads, uma plataforma de anúncio pago que possibilita o direcionamento de informações sobre a empresa a públicos específicos. Com ela, é possível fazer anúncios em formato de texto, gráficos, vídeos e anúncio mobile, que pode ser visualizado em telas menores.
O anúncio do Google Ads pode ser segmentado para aparecer para as pessoas certas que buscam por serviços que você oferece, em redes de pesquisa e em sites parceiros que exibem publicidade do Google.
Blog – Marketing de conteúdo da clínica
Além do site, um blog pode ser um grande aliado no marketing da sua clínica. Ele pode ser usado para a divulgação de conteúdos relevantes e reforçar sua marca, o chamado marketing de conteúdo.
Através do blog da clínica, poderão ser divulgados notícias, artigos, orientações médicas (atenção com o código de ética profissional com relação à publicidade) entre outros conteúdos que ajudem pacientes a esclarecer suas dúvidas e resolver problemas enquanto conhecem sua marca.
Marketing no Facebook
O Facebook é um campo fértil para o marketing de uma empresa, mas é importante saber utilizá-lo para alcançar os resultados esperados quanto à divulgação do negócio e à conquista de clientes.
Pesquisa, metodologia e métricas são as palavras-chaves para o sucesso de sua estratégia de marketing da clínica no Facebook.
A página da clínica nesse canal pode ter 1 milhão de fãs, mas se a fanpage permanece com um baixo nível de participação e interação com a sua marca, o crescimento dela pode ser desacelerado. Nesse caso, você pode verificar se o conteúdo que vocês tem postado não desperta tanto interesse, não estimula o compartilhamento ou comentários positivos.
Como melhorar os resultados da página da clínica no Facebook
Pensando em melhorar o desempenho da sua página no facebook, dar dicas rápidas ao público é bastante positivo. Você pode, por exemplo, criar publicações do tipo “3 dicas para melhorar sua imunidade e ter mais resistência a doenças típicas do inverno”.
Utilize texto objetivo, imagens de alta qualidade e layout criativo estimulam a leitura e o compartilhamento. Incentive a participação do público, veiculando postagens com perguntas como “você sabe escolher os alimentos corretos para fortalecer seu sistema imunológico?”.
Publique vídeos de qualidade e que mostrem as instalações da clínica ou orientações básicas de um médico sobre algum tema interessante de sua especialidade.
Anúncios no Facebook
O Gerenciador de Negócios do Facebook permite a criação de anúncios pagos – anúncios de páginas, postagens patrocinadas, anúncios externos (exemplo: site da empresa), história patrocinada e ofertas.
A administração da clínica define o quanto quer investir nos anúncios por período de tempo e para quem quer exibir seus anúncios. O Facebook, por sua vez, cobrará os custos relativos à quantidade de visualizações e cliques na veiculação de campanhas de anúncios ou da divulgação da própria página da clínica.
Clínica no Twitter
O Twitter também é um canal que permite a interação entre a clínica e o público. Pode ser utilizado para divulgar o conteúdo do site, blog, campanhas promocionais e outras mensagens que gerem engajamento e interação.
Outro ponto interessante do twitter é a facilidade de acompanhar as menções de outros usuários à sua marca. Dessa forma, você pode interagir com eles e estreitar relacionamentos para entregar uma boa experiência.
Clínica no Instagram
O Instagram é uma mídia excelente para a difusão de imagens e vídeos de produtos, teasers de campanhas publicitárias, opinião de clientes, entre outros conteúdos.
Entretanto, o tom e teor de conteúdos no Instagram deve ser mais pessoal e próximo do paciente para que o perfil não seja visto como “apenas mais um Instagram comercial chato”.
As chamadas para interação e o engajamento de público, no caso dessa rede, são fundamentais para que sua clínica consiga bons resultados através desse canal.
Vídeos educativos no marketing da clínica
Você pode criar um canal da clínica no YouTube para divulgar sugestões e orientações aos clientes. Vídeos educativos e criativos nesse canal têm um impacto bastante positivo para o fortalecimento da marca.
Um canal de vídeos veiculando informação com credibilidade, ética e seriedade pode ser um grande atrativo de pacientes, além de um canal ótimo para reforçar a marca e a percepção de qualidade dos serviços da clínica.
Promoção de ações sociais
Outra estratégia para promover sua clínica participar de ações sociais em parceria com órgãos públicos e outras entidades ou criar as próprias ações sociais.
Ações sociais têm um efeito bastante positivo para a imagem da empresa. A clínica pode, por exemplo, participar de uma campanha de prevenção ao HIV. Ou de campanhas de conscientização de saúde em escolas públicas.
Com criatividade e profissionalismo, é possível criar ações de marketing bem eficientes. O plano de marketing da clínica pode incluir também patrocínios esportivos ou culturais de eventos e/ou grupos da cidade.
Se houver estrutura, é também uma boa ideia reservar um espaço e incentivar ações para coletar doações a campanhas do agasalho.
Plano de Marketing
Antes de executar qualquer estratégia, é interessante pensar em um plano de marketing para sua clínica. Documentar processos e padronizá-los pode levar a uma otimização do retorno sobre seus investimentos e melhorar cada vez mais a percepção de qualidade dos pacientes para que se tornem promotores dos serviços oferecidos.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório através de uma estratégia de marketing consistente, um bom atendimento e um relacionamento próximo e saudável com o paciente.
E aí, gostou do artigo? Preparado para iniciar sua estratégia de marketing para a clínica? Então confira também o artigo Vantagens da pesquisa de NPS do nosso blog, que poderá te ajudar mais ainda nessa jornada!