Acreditação Hospitalar: Por que e como adquirir?

Neste artigo vamos entender o que é a acreditação hospitalar, como funciona o processo de aquisição, os benefícios para a gestão da instituição de saúde e para seus pacientes.

Se você busca a qualificação e excelência para sua instituição de saúde, provavelmente você se preocupa com o desenvolvimento e otimização contínuos dos processos internos.  E, claro, deseja ter o reconhecimento de ser uma instituição de saúde responsável e preocupada com a segurança dos seus pacientes, certo?

Para tal reconhecimento, existem alguns programas de acreditação disponíveis atualmente. Mas, o que é afinal a acreditação hospitalar? Qual é a importância dela para a sua instituição?

 

O que é a acreditação hospitalar?

De forma mais específica, a acreditação é como um de selo de qualidade exclusivo para a área da saúde, que avalia todo o processo de gestão de uma instituição médica. Para ser uma instituição acreditada o estabelecimento precisa cumprir uma série de exigências e normas impostas pela instituição acreditadora.

O sistema de acreditação não é um método de fiscalização e sim um incentivo para promover a melhoria contínua da instituição, visando otimizar e qualificar todos os processos. Acaba sendo um processo educacional para a instituição e deve ser continuado, visando o aperfeiçoamento constante e crescente.

 

Quais sãos os sistemas de acreditação?

O objetivo principal de todos os programas é avaliar os processos de gestão de uma instituição de saúde de forma integrada, já que o funcionamento de um departamento influencia direta ou indiretamente em outros setores.  A ideia é que toda a organização funcione com o mesmo nível/padrão de qualidade e excelência.

Há algumas instituições que emitem a acreditação hospitalar, como:

 

Organização Nacional de Acreditação – ONA

A Organização Nacional de Acreditação é uma das principais instituições brasileiras de acreditação e possui três princípios básicos que norteiam as instituições de saúde. Segundo a ONA, o processo de acreditação deve ser:

  1. Voluntário: A empresa escolhe ser avaliada ou não.
  2. Periódico: De tempos em tempos as organizações acreditadas são novamente avaliadas.
  3. Reservado: Todos os dados informados pelas instituições para a acreditação são sigilosos.

As instituições podem ser acreditadas em três níveis:

  • Acreditado (nível 1) – Instituição de saúde que atende aos princípios de segurança em todos os processos organizacionais – Validade de dois anos.
  • Acreditado Pleno (nível 2) – Instituição de saúde que possui os requisitos do nível 1 e mais um sistema de planejamento e organização integrado. Validade de dois anos.
  • Acreditado com Excelência (nível 3) – Atende a todos os níveis anteriores e apresenta uma cultura organizacional de otimização e melhorias. Validade de três anos.

As empresas não qualificadas para acreditação precisam esperar pelo prazo de um ano para a próxima tentativa.

Quem realiza as emissões da acreditação ONA?

As avaliações são realizadas pelas instituições credenciadas pela ONA, seguindo as normas definidas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA). Apenas as instituições credenciadas (IACs) podem emitir a acreditação, avaliando cada entidade pela metodologia ONA.

As IACs são responsáveis por todo o processo de avaliação, acreditação e manutenção da certificação de acordo com as normas orientadoras (Normas para os Processos de Avaliação pelo Manual Brasileiro de Acreditação – ONA). As normas podem ser consultadas no site da ONA.

 

Joint Commission International

A Joint Commission International é uma ONG desde 1994 e atuante em mais de 90 países. Sua acreditação é baseada nos direitos dos pacientes e familiares, nos padrões de segurança internacional, na capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, nos padrões de administração, e na melhoria da qualidade e segurança do paciente.

 

Acreditação Internacional Integrada para Organizações de Saúde – NIAHO

Normatização voltada para a segurança assistencial, patrimonial e gestão da instituição, com foco nos resultados mais eficientes e eficazes. O NIAHO também proporciona conhecimento em gestão de risco para as instituições.

O diferencial desta acreditação internacional está na gestão de risco, com foco na segurança de infraestrutura e proteção do paciente.

As instituições acreditadas pela NIAHO entram na classe mundial de hospitais.

 

Accreditation Canada

A Accreditation Canada tem o foco em três diretrizes principais:

  • Governança Clínica
  • Medicina baseada em evidências
  • Redução da sobrecarga dos colaboradores

A principal intenção é capacitar as instituições médicas a um elevado nível de excelência em qualidade e segurança, alcançando a alta performance nos processos e eliminando procedimentos padrões pouco funcionais para a instituição.

 

Healthcare Information and Management Systems Society –  HIMSS

 

A HIMSS é uma acreditadora mundial sem fins lucrativos que tem como objetivo a implantação de processos mais tecnológicos na saúde. Basicamente, é a utilização da tecnologia em prol da otimização dos processos internos.

Para concorrer a essa acreditação, a instituição deve ao menos obter os recursos básicos para implementação do prontuário eletrônico.

 

Como me tornar uma instituição acreditada?

Qualquer instituição de saúde, independente do porte ou especialidade, pode ser candidata à avaliação. É necessário entrar em contato com a acreditadora, se cadastrar, enviar os dados solicitados e, após a análise das informações, agendar uma auditoria presencial.

As acreditadoras emitem um diagnóstico com as adaptações e mudanças necessárias para que instituição possa obter a acreditação.

É muito comum que as organizações de saúde busquem por consultorias antes da avaliação presencial para que alcancem o nível máximo de acreditação, fazendo valer todo o investimento aplicado.

 

Por que devo me tornar uma instituição com Acreditação Hospitalar?

Ser uma instituição acreditada demonstra publicamente que a empresa se preocupa com a segurança e com a excelência no atendimento aos seus pacientes/clientes, que os seus processos são todos harmonicamente interligados e, que a cultura organizacional busca por contínuas melhorias e otimizações.

Consequentemente, um empreendimento de saúde acreditado se torna mais atraente e competitivo no mercado de saúde. Busque sua acreditação hospitalar de acordo com o perfil da sua instituição e se torne mais reconhecido, valorizado e competitivo.

Quer saber mais sobre Acreditação Hospitalar? Acompanhe nossa serie de videos sobre acreditação, neles o Dr. Rodrigo Hofman Jardim, médico oftalmologista e cofundador ContSelf, explica o que é e os porquês de ser uma clínica acreditada, Confira aqui