Hotelaria hospitalar. Se você ainda não está familiarizado com o termo é um bom momento para conhecê-lo. Esse é um dos grandes diferenciais que clínicas e ambulatórios de saúde podem oferecer para atrair mais clientes e prestar um serviço com características cada vez mais acolhedoras a seus pacientes e acompanhantes.
O conceito do termo é definido como “a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação” (Boeger, 2003: 24).
Ou seja, a prioridade são as necessidades dos pacientes, não apenas no que diz respeito ao atendimento em si, mas, leva-se em consideração também todas as questões emocionais que envolvem as circunstâncias do estado de saúde possivelmente debilitado deles, inclusive como as características comuns de ambientes hospitalares podem afetá-los.
Com isso em mente, a ideia principal da hotelaria hospitalar é que as clínicas se afastem da imagem comum de hospitais, que está muito presente no imaginário das pessoas e passe a investir em medidas que aproxime o local ao ambiente de um hotel. E que essa sensação também transpasse o espaço físico da clínica e também esteja presente no atendimento mais humanizado e personalizado possível.
Hotelaria hospitalar: a sua aliada no atendimento humanizado
A hotelaria hospitalar é uma das maiores aliadas na obtenção de atendimento humanizado, pois a preocupação com o paciente é pensada em seus mínimos detalhes inclusive com os parentes e ou acompanhantes dele. Busca-se propiciar um local que seja agradável com um design mais humanizado.
Medidas simples e outras um pouco mais custosas podem ser aplicadas para auxiliar na aplicação desse conceito. E é importante ter em vista quais se encaixam melhor com sua clínica e seu orçamento. Adotar um ambiente com mais cores, móveis mais confortáveis, salas para que os parentes do paciente possam ficar e quartos médicos que remetam a hotéis ou residências podem transmitir uma sensação de mais acolhimento e conforto. Além disso, áreas recreativas, de convivência e de alimentação dão ao local aspectos que fogem dos padrões de ambientes mais sérios e brancos normalmente associados a hospitais.
Incorporar essas mudanças em conjunto a um atendimento mais interpessoal, personalizado e empático produzem um serviço que visa de modo mais completo o bem estar de seus clientes.
Como a hotelaria hospitalar ajuda na fidelização dos pacientes
Todas essas características que a hotelaria hospitalar agrega às clínicas auxiliam na transmissão de uma boa experiência ao paciente, apesar da situação frágil que este vivencia. Desse modo, o cliente tem mais chance de retornar, já que associa ao local uma imagem positiva de segurança, boa receptividade e conforto em todo o processo de estadia na clínica.
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