6 dicas para transformar seu consultório em uma clínica médica

Uma das formas de crescer na carreira como médico autônomo (ou seja, aquele que não é contratado por hospitais ou atua como servidor) é conseguir expandir seu consultório, abrindo uma clínica médica.

Porém, para que isso seja efetivo, é necessário tomar as precauções necessárias, a fim de que o processo de transformação seja feito sem erros e leve ao crescimento financeiro, profissional e, até mesmo, pessoal.

Para isso, vamos apresentar a você 6 dicas imperdíveis para transformar seu consultório em uma clínica médica. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

 

1. Faça um plano de negócios

 

Mesmo que seu consultório tenha um plano de negócios próprio, é necessário criar um novo para uma clínica médica. Isso porque são dinâmicas e demandas bastante diferentes, de forma que se torna necessário realizar as adaptações para esse novo modelo de negócio.

Mesmo se tratando de uma clínica médica, ou seja, um empreendimento na área da saúde, é necessário encará-lo como um negócio em si e, portanto, deve ter estratégias de crescimento bem traçadas.

Caso contrário, mesmo que sua clínica cresça exponencialmente, poderá ocorrer gargalos: por exemplo, marcar mais pacientes do que os profissionais comportam, gerando longos atrasos e, consequentemente, afastando-os depois da experiência ruim.

Isso pode ser evitado por meio de um plano de negócios consistente, que apontará os limites que a clínica terá naquele momento e formas de expansão para que possa comportar a nova demanda de público.

 

2. Estabeleça as especialidades que serão oferecidas

 

É preciso, também, estabelecer quais serão as especialidades que serão oferecidas dentro da sua clínica médica: ela será multiespecialidades (por exemplo, focada em saúde da mulher e ter, no corpo de atendimento, dermatologistas, ginecologistas, mastologistas, entre outros), ou se será dedicada a um tipo de especialização (por exemplo, ter um corpo de ginecologistas na mesma clínica).

Isso é essencial, até mesmo, para traçar o perfil que deseja mostrar para seu público-alvo, bem como para definir quais serão os profissionais que poderão compor sociedade com você nessa jornada.

 

3. Defina questões burocráticas e administrativas

 

Algumas questões administrativas e burocráticas necessitam ser definidas de antemão: por exemplo, como funcionará o sistema de adesão de colaboradores?Será por sociedade ou por locação de sala?

Outro ponto importante a ser definido de antemão: qual será o sistema tributário escolhido? Será pelo Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido? Isso é importante para definir, no ato do registro da clínica, qual será a modalidade aplicada no negócio.

Assim, pode-se avaliar com cuidado e calma quais as melhores opções e decidir qual delas é a melhor decisão, que contribuirá para o crescimento sustentável do negócio.

 

4. Escolha os profissionais que irão atuar em sua clínica

 

Os profissionais que atuarão em sua clínica precisam ser os melhores dentro da sua área de atuação. Lembre-se que é o nome do seu negócio que estará em jogo. Caso escolha pessoas que possam causar problemas e desconfortos, é a reputação dela como um todo que estará em jogo.

 

5. Providencie a documentação necessária

 

Para abrir uma clínica médica, é preciso realizar o registro de todos os documentos necessários para a abertura do negócio. Isso porque, pela natureza das atividades realizadas, são necessárias licenças específicas para sua regularização.

Até mesmo a própria alteração de um consultório para clínica, mesmo funcionando no mesmo lugar, exige atualização da documentação, já que envolve um aumento no número de profissionais da área da saúde no local.

 

6. Conte com sistemas de gestão para clínicas

 

A mudança para clínica exige cuidados maiores na gestão do negócio: é um número maior de profissionais envolvidos, um maior número de serviços prestados, as burocracias se tornam mais complexas, de forma que a atenção precisa ser redobrada.

Por isso, é importante contar com um sistema específico para gestão de clínicas, que auxiliará você a manter o controle de muitas questões burocráticas, principalmente no que concerne ao controle de fluxo de caixa e gestão tributária.

Com essas 6 dicas imperdíveis, você consegue fazer a transformação do seu consultório em uma clínica médica de forma consistente e consegue fazer com que seu novo negócio nasça com grande potencial de crescimento.

Continue acompanhando nosso blog e confira dicas importantes para uma boa gestão de clínicas médicas.