5 Vantagens de ser Médico Pessoa Jurídica

Se você é um médico recém-formado ou até mesmo um profissional da saúde experiente, provavelmente já questionou qual é a melhor forma de atuar no mercado, certo? Sendo um profissional liberal você pode atuar como pessoa física ou ser um médico pessoa jurídica. Cada modelo com suas particularidades e taxas tributárias.

Mas, como escolher a categoria mais vantajosa para atuar no mercado? Se você busca aumentar o seu faturamento, atender em várias instituições e ainda diminuir o gasto com os encargos, tornar-se médico pessoa jurídica é a sua melhor opção.

Muito médicos acreditam que os encargos de pessoa física são menores, isso ocorre porque como PF, alguns não declaram os valores reais do faturamento à Receita Federal. Mas, com o E-Financeira, programa onde as instituições financeiras informam à Receita Federal todas as movimentações acima de dois mil reais de pessoas físicas, o controle e a fiscalização da Receita está cada vez mais incisivo, ou seja, é um grande risco não efetuar a declaração corretamente e acabar sendo notificado pelo fisco.

Além do E-Financeira, o profissional pessoa física também precisa declarar seus rendimentos através do carnê-leão, que pode ter as informações cruzadas com o DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) feito pela fonte pagadora dos prestadores de serviços. Esse é mais um controle da Receita sobre a veracidade das informações declaradas.

Neste artigo vamos entender as 5 vantagens de ser um médico pessoa jurídica e ajudar a identificar se essa categoria é a melhor opção para sua realidade.

 

 1 – Maiores oportunidades de trabalho

A maior parte das clínicas e hospitais optam por contratar profissionais prestadores de serviço. Dessa forma é possível eliminar a necessidade de vínculo empregatício e diminui consideravelmente os altos encargos e burocracias trabalhistas. Nesses termos, existem mais oportunidades abertas para profissionais que possuem a própria empresa, ou seja, pessoas jurídicas.

 

2 – Retorno Financeiro 

Não são somente as clínicas e hospitais que pagam menos impostos contratando pessoas jurídicas, os profissionais prestadores de serviço pessoa jurídica também contam com um porcentual menor de impostos se comparado ao que profissionais pessoas físicas pagam de Imposto de Renda.

É importante analisar todo o faturamento e considerar qual modalidade é mais vantajosa para sua realidade.

 

3 – Assessoria contábil

Ao abrir uma empresa é importante contar com uma assessoria contábil especializada.

Ter a sua contabilidade nas mãos de empresas ou escritórios especializados assegura uma gestão financeira de maior qualidade e com menos riscos de erros ou esquecimentos, além de liberar mais tempo na rotina intensa de trabalho médico.

 

4 – Flexibilidade de trabalho

O médico pessoa jurídica possui uma autonomia maior para trabalhar em diferentes empreendimentos, montando seus horários da forma mais conveniente e sem ter vínculo trabalhista com nenhuma instituição.

É uma boa possibilidade de trabalhar para diferentes clínicas e hospitais e de forma autônoma em consultório próprio. Mais um meio de aumentar o faturamento.

 

5 – Experiência com empreendedorismo

Trabalhar como médico pessoa jurídica é uma ótima oportunidade de vivenciar a rotina como empreendedor e adquirir experiências do funcionamento contábil de uma empresa.

É um passo à frente caso você pense em abrir uma própria clínica, além de contar com uma maior experiência profissional como empreendedor individual.

Ser médico pessoa jurídica traz grandes vantagens, mas vale sempre lembrar que é muito importante uma consultoria contábil para analisar a sua realidade e assim identificar qual categoria trará reais benefícios à sua vida profissional.