Telemedicina: Inovação na Saúde

Acompanhando a informatização e as novas tecnologias de comunicação, a medicina precisa se reinventar para trazer a inovação para o seu dia a dia. Seguindo essa necessidade, surgem novos programas e sistemas tecnológicos e facilitadores, entre estes a telemedicina que vem se estabelecendo gradualmente na área médica.

Você já ouviu falar sobre a telemedicina? Sabe o que é e a sua importância para a qualidade do atendimento e dos serviços prestados nas instituições de saúde?

Continue a leitura e entenda o desenvolvimento da telemedicina.

 

O que é a telemedicina?

 A telemedicina é uma tecnologia que proporciona o compartilhamento de informações entre os profissionais da área da saúde e a aproximação entre médicos e pacientes eliminando as barreiras físicas.

Iniciou-se através do telefone fixo, depois através de celulares e, com o avanço da informatização, foi modernizando para computadores, smartphones, tablets, tornando a comunicação ainda mais rápida através da internet.

A telemedicina viabiliza a comunicação por canais digitais para laudos, avaliações de exames, diagnósticos, e, também, como um canal de educação e capacitação de profissionais.

Seu objetivo, em resumo, é oferecer o atendimento de especialistas em qualquer instituição de saúde, por exemplo: se uma clínica não conta com a presença física de um cardiologista, um paciente pode ter a avaliação deste especialista através da telemedicina. O clínico geral responsável por aquele atendimento encaminha de forma digital os exames do paciente a um especialista e em curto prazo de tempo o cardiologista faz o seu diagnóstico de forma precisa e ágil.

A ferramenta também é muito útil para aquisição de uma segunda opinião médica em tratamentos de casos mais raros e complicados e também para o acesso à saúde de qualidade em regiões mais remotas.

 

Aplicação da telemedicina nas instituições de saúde

A tecnologia é usada por instituições de saúde que desejam consultar e obter informações de outras instituições médicas ou profissionais.

Por exemplo:

  • Uma clínica que não conta com profissionais de todas as especialidades de saúde;
  • Confirmações de diagnósticos em casos de risco e dúvidas;
  • Análise de resultados à distância;
  • Atendimento a pacientes com pouca mobilidade;
  • Cirurgias robóticas;
  • Capacitação e educação de profissionais à distância;
  • Redução de custo com deslocamento ou contratação de muitos especialistas.

 

Benefícios da informatização da comunicação médica 

 A telemedicina traz diversas vantagens tanto para a instituição de saúde, quanto para profissionais e pacientes.

A quebra da distância como um empecilho para o atendimento, leva saúde de qualidade a todas as regiões. A informatização qualifica as instituições como empresas modernas e preocupadas com a qualidade dos seus serviços. Além disso, a comunicação direta com médicos especialistas é um auxílio na tomada de decisão, e a possibilidade de vídeos conferências aumentam o nível de conhecimento dos profissionais.

Outros benefícios práticos:

  • Maior aproximação entre pacientes e médicos;
  • Acesso a profissionais especialistas de forma descomplicada;
  • Saúde de qualidade a regiões de difícil acesso sem deslocamento;
  • Precisão da avaliação de resultados;
  • Compartilhamento de dados com velocidade;
  • Redução de custos com deslocamentos;
  • Cooperação para avaliar exames complexos;
  • Capacitação profissional;

 

 

Telemedicina x Telessaúde

É muito comum que se utilizem os termos telemedicina e telessaúde como se fossem sinônimos, mas é incorreto. A telemedicina é como uma pequena área da telessaúde, que por sua vez possui uma abrangência maior de serviços.

De forma prática, entendemos que telemedicina está relacionada ao compartilhamento de exames e diagnósticos médicos e a telessaúde está ligada a várias outras atividades de atenção à saúde.

 

Telessaúde:

Envolve os serviços na área médica relacionados à tecnologia, telecomunicação e informações. Destacando o envolvimento de outros profissionais que não são médicos.

 

Telemedicina:

É uma sub-área da telessaúde, destinada à troca de informações entre médicos relativizando a distância, aumentando o alcance dos serviços médicos a qualquer região.

 

 

Regulamentação da telemedicina

 A telemedicina brasileira foi iniciada nos anos 90, acompanhando a tendência mundial de serviços médicos à distância. Inicialmente, a regulamentação acompanhou os padrões internacionais, como por exemplo o órgão ATA (American Telemedicine Association), uma organização norte americana.

Com o crescimento e consolidação da tecnologia no mercado brasileiro, foram criadas normas e resoluções nacionais para padronização dos serviços. Os prestadores de serviço de saúde devem seguir a ética da medicina e adequar-se às normatizações do uso da telemedicina.

 

Cuidados na utilização da tecnologia

Assim como quaisquer novos sistemas e programas tecnológicos, a telemedicina requer cuidados ao ser inserida nas instituições de saúde. É importante que toda a equipe de profissionais esteja bem orientada quanto à utilização correta dos equipamentos, extraindo ao máximo o potencial da telemedicina.

Os profissionais precisam estar bem alinhados evitando erros e falhas na comunicação e também é necessário contar com uma equipe de informática especializada para solucionar qualquer situação atípica.

 

Plataforma de telemedicina

A Telemedicina Morsch contribui para a redução de custos em clínicas e hospitais e amplia o acesso à saúde, uma vez que consegue atender locais sem acesso a especialistas. Tudo isso com qualidade igual ou superior à medicina tradicional. Entre os vários benefícios de contratar a plataforma de laudo a distância, podemos citar:

  • Mais rapidez na rotina de atendimento;
  • Laudos entregues em apenas 30 minutos;
  • Não é necessário correr atrás de um especialista para laudar os exames;
  • Os aparelhos são fornecidos em comodato e sem custos;
  • Especialistas registrados no CFM e disponíveis para uma segunda opinião;
  • Treinamento e suporte permanente;
  • A Telemedicina Morsch também atende no sistema pré-pago.

 

A tecnologia e a medicina tradicional

Um ponto muito questionado é se a tecnologia da telemedicina pode, ao longo dos anos, ameaçar a medicina tradicional, tornando-a ultrapassada, ou se é realmente possível que as duas se mantenham no mesmo mercado.

O medo é de que a telemedicina exclua a necessidade de capacitação avançada da medicina no modelo convencional, e com o passar do tempo, as ferramentas digitais dominem o mercado, extinguindo até o contato próximo entre médico e pacientes.

Essa é uma visão utópica, já que a telemedicina vem justamente suprir algumas lacunas da medicina tradicional, facilitando o acesso à informação, diminuindo custos e levando saúde de qualidade ao alcance de todos. A telemedicina é, então, um complemento do modelo tradicional.

Telemedicina é mais um exemplo de como a tecnologia pode ser benéfica dentro do setor da saúde, tanto para os pacientes quanto para os profissionais. O mercado apresenta algumas plataformas eficientes dessa tecnologia. O Ideal é analisar as opções do mercado de acordo com a realidade da instituição médica e com o seu objetivo empresarial. A partir disso, definir a melhor opção de sistema para sua instituição e para o atendimento dos seus pacientes.

 

Tecnologia a favor da redução de custos

Existem outras tecnologias no mercado que proporcionam a redução de custos nos processos clínicos. Entre elas, podemos destacar os softwares de gestão financeira, especializados no controle financeiro de clínicas e hospitais.

Conheça a solução Saúde Pay da ContSelf, software de inteligencia tributária que gera até 40% de economia com impostos eliminando a bitributação, pagamento de impostos em duplicidade.