Tecnologia na saúde: Soluções Inteligentes

A tecnologia está presente em praticamente todos os âmbitos da nossa sociedade, e o seu impacto é sentido de diversas formas:na comunicação, nos transportes, nos aparelhos eletrônicos. Mas, perceptivelmente, uma das áreas mais afetadas pela tecnologia é a da saúde.

A tecnologia na saúde proporciona o desenvolvimento de vários equipamentos, softwares e soluções práticas que facilitam, qualificam e modernizam o atendimento aos pacientes e os processos internos de forma mais rápida e segura.

Neste artigo, vamos acompanhar alguns avanços da tecnologia nas instituições de saúde e também vamos falar sobre a importância das soluções inteligentes para os gestores de empreendimentos médicos, profissionais da área e também para os pacientes.

 

Prevenção e diagnóstico

 

Com a tecnologia e modernização de equipamentos, a realização dos exames e identificação de doenças se tornam bem mais simples e eficazes.

Imagine um paciente que consegue identificar um pequeno tumor logo na fase inicial da doença, a chance de cura é muito maior do que quando identificado em estágio avançado.

A tecnologia através de novos exames e aparelhos aumenta significativamente as chances da identificação de doenças iniciais.

Alguns exemplos dos avanços dos exames e também da assertividade dos diagnósticos são:

  • Radiografia Digital –  Redução da quantidade de radiação, aumento da resolução da imagem, manipulação da imagem imediata através de softwares.
  • Tomografia Computadorizada (TC) – Hoje é possível obter imagens tridimensionais, volumétricas e de alta definição.
  • Ultrassons – Atualmente um ultrassom pode ser feito de qualquer lugar. É necessário apenas uma sonda, um cabo USB e um dispositivo móvel (celular, tablete ou computador) com um software. Aumento da acessibilidade ao exame e possibilidade de compartilhamento entre profissionais.
  • Imagens em 3D e 4D – Novos softwares possibilitam além do aumento da qualidade da imagem, a visualização da imagem digital em 3D e 4D.
  • Big data – Um grande banco de dados que possibilita encontrar informações semelhantes de vários casos, o que pode ajudar na previsão de diagnósticos e também auxiliar na tomada de decisões.  
  • Telemedicina – É a possibilidade de contar com a avaliação de um especialista em qualquer lugar sem precisar da presença física. Uma forma de levar a medicina avançada a lugares remotos. Além de ser uma ótima fonte para consultar outros profissionais antes da tomada de decisão.

 

Segurança do Paciente

 

O desenvolvimento de softwares inteligentes trazem mais segurança aos pacientes em diversos aspectos,começando pelo fim dos prontuários médicos feitos à mão em diversas folhas, que poderiam facilmente se perder, ou ser de difícil acesso a alguns profissionais, acarretando em possíveis erros de diagnóstico e tornando o atendimento mais demorado.

Os prontuários eletrônicos proporcionam uma segurança maior em relação ao armazenamento de dados, o compartilhamento de informações entre as áreas da assistência médica, facilitam o acesso ao histórico de atendimento do paciente e também possibilitam o acesso às informações de qualquer lugar através dos dispositivos móveis, consequentemente otimizando o tempo de atendimento.

Os diagnósticos mais assertivos e o aumento da qualidade do resultado dos exames trazem mais segurança ao paciente e credibilidade à opinião médica.A tecnologia na saúde proporciona uma inquestionável melhora na qualidade do atendimento às pessoas.

 

Gestão – Sistemas Clínicos

 

Entre os diversos softwares especializados na saúde, voltados para exames e diagnósticos, alguns são direcionados para a gestão de todo o processo operacional e administrativo de instituições de saúde.

Sistemas capazes de otimizar:

  • Os agendamento de consultas e procedimentos, tornando todo o processo mais rápido e menos angustiante para o paciente.
  • O armazenamento de dados na nuvem, garantindo a segurança das informações.
  • O controle de utilização de insumos, reduzindo os desperdícios e, portanto,os custos.
  • O controle dos atendimentos e garantir maior transparência nas informações administrativas.
  • O acesso às informações através de qualquer dispositivo.

Entre várias outras ferramentas que automatizam processos e melhoram a qualidade e produtividade do trabalho dos profissionais das instituições.

 

Tecnologia na saúde aliada à redução de custos

 

Além dos softwares inteligentes focados no operacional e na administração de clínicas, hospitais e consultórios médicos, a tecnologia também possibilitou o desenvolvimento de softwares especializados na gestão financeira dessas instituições.

A vida financeira dos empreendimentos médicos exige muita atenção por conter vários detalhes que só o acompanhamento de uma contabilidade tradicional pode não ser o suficiente. A partir dessa necessidade, surge uma solução inteligente especializada na gestão financeira de instituições de saúde com o objetivo principal de proporcionar a redução de custos através da economia em pagamento de impostos. Tudo de forma legal, com respaldo jurídico.

 

 

Solução inteligente que proporciona economia para clínicas médicas

 

O software tributário, Saúde Pay, desenvolvido pela ContSelf, tem como objetivo trazer economia para instituições de saúde eliminando a bitributação – pagamento de impostos em duplicidade. A economia do empreendimento pode chegar a até 40%  apenas com a regulamentação do pagamento de impostos. Como funciona?

A inteligência funciona através da divisão dos pagamentos recebidos dos pacientes pela maquininha de cartões crédito e débito da ContSelf. A máquina possui a inteligência integrada direcionando o percentual de cada parte interessada para sua conta bancária correspondente e emitindo a notas fiscais de cada parte automaticamente e separadamente.

Ou seja, um médico prestador de serviço emitirá a nota fiscal apenas do seu recebimento e a instituição de saúde emitirá uma segunda nota apenas do seu valor correspondente. Nesse processo é eliminado a bitributação e gerado uma economia de até 40% no pagamento de impostos.

 

Outros benefícios da solução

 

O sistema financeiro, Saúde Pay, ainda traz várias outras facilidades e comodidades para médicos, prestadores de serviços da saúde e instituições médicas, como:

 

  • Fluxo de caixa
  • Emissão automática de notas fiscais e recibos
  • Geração de arquivo para DMED e Carnê-leão
  • Integração com sistemas clínicos
  • APP com acesso para profissionais e acompanhamento de notas fiscais pelos pacientes

Fale com um dos consultores da ContSelf e peça um diagnóstico de economia personalizado para a realidade da sua instituição de saúde e veja o quanto você pode economizar com a tecnologia do Saúde Pay.

Leve as inovações tecnológicas para o seu empreendimento médico e garanta a satisfação e fidelização dos seus pacientes!