Saiba quem é o T-Rex da Receita Federal que destronou o famoso Leão

Com a intenção de armazenar e cruzar informações de contribuintes (Pessoas Físicas) em tempo real a Receita está implementando o sistema T-Rex. Longe de ser algo antiquado, essa nova tecnologia é um supercomputador que agrega o moderno software conhecido popularmente de Arpia. Esse software armazena dados enviados dos mais diversos segmentos que compõem as instituições que são obrigadas a prestar contas ao Fisco. Vamos agora entender o que é o T-Rex da Receita Federal.

O que é o cruzamento de dados?

Com o cruzamento de dados, as informações prestadas pela indústria, serão automaticamente comparadas com o que foi declarado pela distribuidora e pelo varejo, bem como pelas instituições bancárias.

Quando a quantidade de mercadorias compradas e vendidas, por exemplo, é declarada, esses dados são cruzados pelo sistema com as notas fiscais de entrada, de saída e também com as informações bancárias.

Caso o sistema do fisco verifique que há incompatibilidade entre as informações, será instaurado um procedimento fiscalizatório. Caso verificada a fraude, o contribuinte estará sujeito a severas penalidades, como cobrança do crédito, acumulado com multas, juros e ainda correrá o risco de ter a representação administrativa para fins penais.

Como são feitos os cruzamentos das informações entre contribuintes?

“Além de robôs artificiais a receita utilizam outros mecanismos por meio de uma central de dados e os cruzamentos entre os seguintes órgãos são feitos por meio de informações como: Cartórios de Notas por meio da Declaração de Operações Imobiliárias (DOI), as Declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) , Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB), Declaração de Serviços Médicos (DMED), Declaração de Informações sobre Movimentações Financeiras (DIMOF) e com o Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD)”. Explica Valdivino Sousa.

De onde vem as informações coletadas pelo T-Rex da Receita Federal?

As informações coletadas são enviadas de instituições como cartórios, bancos, administração dos cartões, imobiliárias, hospitais, planos de saúde, clínicas e empresas em geral de todos os estados, para que assim sejam cruzadas com dados do Ministério Público, Policia Federal, Juízes e o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Cada declaração enviada fornece ao fisco dados sobre a empresa, seus rendimentos e operações, e sobre a pessoa física, como é o caso do Imposto de Renda. Por isso é importante que a empresa se preocupe em automatizar seus dados, não só como uma forma de otimização do tempo, mas também para que não precise se preocupar com inconsistências encontradas pela RFB.

Cruzamentos de dados em clínicas médicas

Quem tem uma clínica médica precisa se preocupar com a sua gestão, e também com questões burocráticas. Afinal de contas, a Receita Federal está sempre atenta, fiscalizando todas as atividades.

Os impostos também incidem sobre as clínicas médicas, e é preciso estar atento para fazer a declaração do serviço, de maneira correta para a Receita Federal. Contudo, é comum surgirem muitas dúvidas. Afinal de contas, nem todo mundo sabe como a Receita Federal fiscaliza as clínicas médicas.

Uma das maiores dúvidas é sobre o preenchimento da DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde). O T-Rex da Receita Federal utiliza os dados da DMED para verificar as declarações de pessoas físicas que afirmam terem despesas médicas ao longo do ano.

Conclusão

Em resumo, o T-Rex da Receita Federal proporciona um controle amplo e possibilita que todos os dados cruzados de forma muito simples, facilitando a fiscalização e prevenindo casos de sonegação, fraude ou recolhimento a menos de tributos.