Remuneração na saúde: você conhece os principais formatos?

A área da saúde é uma das mais importantes e naturalmente exige meios para que possa ser realizada. Apesar disso, muitas pessoas não entendem como funciona a remuneração desses profissionais, por isso neste artigo iremos te apresentar os principais modelos.

Cada vez mais pessoas se preocupam com a sua saúde. Mesmo que muitos indivíduos acabem não recorrendo aos serviços médicos, é visível que esse cenário tem mudado de forma considerável.

Com isso, a necessidade de prestar serviços cada vez melhores e mais especializados se faz urgente. De fato, é natural que o consumidor busque excelência e comprometimento em qualquer serviço ou produto que seja, não seria diferente na área da saúde.

A remuneração desses profissionais pode impactar positivamente no custo de cada atendimento prestado, tornando-o mais previsível e permitindo que o desempenho do atendimento e do tratamento oferecidos seja ainda melhor.

Portanto, esse é um processo que pode transformar a área da saúde, tanto em termos de modelos públicos de atendimento quanto no privado. Afinal, influi diretamente nas unidades de saúde básicas e nas operadoras de saúde como um todo.

Depois de um episódio de epidemia global, a necessidade de rever a remuneração em saúde se tornou ainda mais evidente, já que muitos dos recursos básicos, como os insumos, os equipamentos, os profissionais e os leitos, não supriram a alta demanda de urgência.

Para saber o que isso significa na prática, é preciso entender o que e quais são os modelos de remuneração na saúde, conhecer a importância dos dados e compreender como a tecnologia ajuda nesse processo.

O que são modelos de remuneração em saúde? 

Seja para contratar uma máquina de cartão ou um plano de saúde, o cliente busca soluções que possam atendê-lo. Diante disso, é fundamental que o serviço prestado seja de excelência.

Muito do que se vê hoje na área da saúde é o resultado de uma gestão de remuneração na saúde, que precisa ser constantemente revista para que possa atender às necessidades da área com maior efetividade.

A remuneração em saúde nada mais é do que a forma adotada pelas instituições de saúde para pagar as redes médicas que prestam atendimento de saúde aos pacientes. De modo direto, existem quatro modelos de remuneração em saúde, sendo eles:

  • Fee For Service;
  • Pacotes, ou bundles;
  • Captation;
  • Saúde Baseada em Valor.

Fee For Service:

Esse é o mais utilizado no Brasil, no qual os prestadores de serviço recebem por quantidade. Assim, é comum que eles queiram atender mais pacientes, como um cirurgião dentista que recebe por procedimentos ou um clínico geral que recebe por atendimentos.

Muitas vezes o valor é retirado diretamente do caixa do estabelecimento e é entregue ao profissional

Pacotes ou bundles:

Este modelo utiliza um conjunto de estratégias terapêuticas, para assegurar a realização completa dos cuidados com o paciente. Esse modelo de remuneração está ligado ao tipo de tratamento prestado ao paciente.

Captation:

Aqui ocorre a remuneração por vida assistida, tem como base de cálculo um valor fixo para um determinado serviço prestado, independentemente do desfecho clínico que ele terá.

Saúde baseada em valor:

Está relacionado ao desfecho clínico do paciente. A ideia é evitar gargalos e negligências durante os procedimentos e no tratamento de internação. Com este modelo, em vez de receber pela quantidade de procedimentos realizados no paciente durante o tratamento, a remuneração tem como base a concordância com a saúde do paciente que foi internado.

Dessa forma, a remuneração se torna melhor e mais vantajosa quando há uma melhora na condição do paciente, quando não há ocorrência de inconsistências no tratamento oferecido e quando se investe em prevenção ou se realiza um tratamento satisfatório.

Sendo assim, o modelo de saúde baseada em valor é um dos mais promissores, de maneira que a implementação dele tem o objetivo de melhorar o atendimento oferecido ao paciente e o pagamento que é feito ao prestador do serviço.

Importância dos dados em remuneração na saúde. 

Essas informações são captadas, analisadas e usadas para desenvolver novos modelos de remuneração no setor da saúde. Nesse sentido, os modelos baseados em valor são os que visam melhorar a experiência do paciente.

Diante disso, vale a pena mencionar que o conceito de saúde baseada em valor vem sendo discutido há muitos anos, mas teve ainda mais relevância após a epidemia do Covid-19, no qual a pressão sobre planos de saúde e estabelecimentos relacionados foi grande.

Sendo assim, a consequência foi a busca por criação de mecanismos que possibilitem uma maior previsibilidade nas fontes de receita dos prestadores de serviços, para que o atendimento que é oferecido atenda às expectativas de todos.

De fato, análises avançadas mostram que realizar diagnósticos e prever riscos é possível. Diante disso, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) fez um estudo no qual a análise descritiva ganha o seu valor e se mostra importante para o Brasil.

Afinal, ela possibilita que os planos de saúde possam coletar dados que facilitem a atuação médica de modo geral, o que quer dizer que todos os lados podem ser beneficiados, tanto os das prestadoras de atendimento quanto o dos pacientes.

Como a tecnologia ajuda na remuneração?

A tecnologia é um elemento que ajuda em diversas áreas, por exemplo, a criação de um novo exame de diagnóstico médico.

No entanto, ela ainda influencia em outros elementos, como no caso da remuneração na saúde. Isso acontece porque ela é capaz de trazer benefícios patentes para o setor da saúde, se mostrando valiosa para ações como:

  • Medir práticas de procedimentos;
  • Analisar históricos;
  • Captar e interpretar informações clínicas;
  • Mensurar o consumo de recursos;
  • Trazer dados valiosos para tomadas de decisões.

Dessa forma, quando uma prestadora de serviços de saúde possui um sistema de gestão hospitalar de qualidade, que atua fornecendo parâmetros e métricas importantes, a mensuração dos resultados e do valor dos tratamentos é ainda mais precisa.

A consequência disso não seria outra se não a de que a remuneração do estabelecimento se torna ainda mais apropriada e coerente, justificando e aprimorando os serviços que são oferecidos com a certeza de que um retorno proveitoso será recebido.

Quando se fala em saúde, o foco deve ser o mesmo. É aqui que a tecnologia se mostra essencial, já que ela traz maneiras de mensurar indicadores precisos e abre caminho para atendimentos mais sustentáveis.

Portanto, a tecnologia se faz indispensável, uma vez que dados robustos possibilitam que decisões tomadas possam ter base em informações sólidas e precisas.

Considerações finais

Pensando no objetivo de oferecer serviços cada vez melhores, surgem ações que podem melhorar a relação entre operadoras e prestadores de saúde.

A remuneração tendo como foco a saúde baseada em valor, é um ótimo exemplo disso