Quando falamos sobre antecipações de recebíveis e instituições que estão inseridas nesse tipo de prestação de serviços, é comum o nome Registradora de Recebíveis aparecer.
Elas ganharam um maior destaque com a decisão do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, através da resolução nº 4734 e da circular nº 3952 que modificaram os processos de antecipação de recebíveis pelas operadoras e da antecipação de recebíveis por instituições não envolvidas no processo de venda original.
Para tirar suas dúvidas e esclarecer o assunto, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre as registradoras de recebíveis e como elas atuam.
O que é uma Registradora de Recebível?
Nós podemos definir como uma registradora de recebível empresas autorizadas pelo Bacen a registrar a agenda de recebíveis de empresas que utilizam meios de pagamentos (como cartão de crédito, por exemplo).
Com a nova regra, todo e qualquer fluxo de pagamentos realizado por cartões deve passar pelo registro de uma dessas registradoras.
Dessa forma, fica mais fácil determinar a veracidade das informações fornecidas.
Exemplo
Antigamente, ao utilizar parte dos seus recebíveis para fazer um empréstimo, você acabava “travando” o restante do valor.
Com a nova regra, é impossível seguir utilizando esse valor restante dos recebíveis em outras operações e continuar tendo capital de giro disponível. Uma melhora e tanto, não é mesmo?
As Obrigações das Registradoras
De acordo com as novas regras estabelecidas, podemos citar como obrigações das registradoras:
- Fornecer as informações relativas às agendas de recebíveis para os credores quando houver o interesse e a autorização do lojista na venda ou no uso como garantia de crédito;
- Computar o registro de todos os recebíveis efetuados pelas credenciadoras;
- Manter atualizadas as informações acerca da titularidade dos recebíveis, assim como os graves e ônus que eventualmente recaiam sobre eles, mantendo a conformidade com os contratos informados por possíveis credores.
Os Benefícios das Registradoras de Recebíveis
Com essa mudança, fica muito mais fácil para o gestor de empresas e donos de pequenos negócios lidarem com sua rotina de pagamentos e com fornecedores.
Também podemos dizer que há maior espaço para concorrência e segurança jurídica nas operações, o que leva a uma maior transparência.
Tenha dinheiro em mãos com ainda mais facilidade
Agora que você já sabe como funciona o conceito de Registradoras de Recebíveis e conhece todas as suas vantagens, você pode dar o primeiro passo para ter disponível os seus recebíveis das maquininhas de cartão com o FornecedorPay!
Com ele, você consegue utilizar o saldo das suas maquininhas de cartão para comprar, vender, negociar com fornecedores e muito mais! Entre em contato com a gente e descubra como podemos te ajudar a ter menos burocracia e mais dinheiro.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos te ajudar!