Open Banking

Já pensou em ter uma conta bancária em todos os bancos do Brasil? Daria um trabalhão para administrar tudo. Agora, imagina ter todos os benefícios de empréstimos e financiamentos de todos os bancos do Brasil, fazendo com que eles concorram entre si para oferecer as melhores oportunidades possíveis para você? Essa é a proposta do Open Banking e a ContSelf está aqui pra te ajudar a entender um pouco mais. 

O que é o Open Banking? 

O Open Banking é uma prática já comum em diversos países do mundo. Teve seu pioneirismo no Reino Unido, tendo milhares de novos usuários a cada mês. A proposta promete ser, no Brasil, uma das mais desenvolvidas do mundo, com a ideia de se ir muito além do Open Banking, criando aqui a possibilidade de um Open Finance até o final de dezembro de 2021. 

O modelo brasileiro de Open Banking começou a ser implementado no começo desse ano e trouxe consigo a possibilidade de compartilhar seus dados com todas as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Dessa maneira, haverá maior transparência e concorrência entre os bancos, permitindo que você e sua empresa consiga melhores serviços, com menos burocracia, em diferentes instituições. 

Mas e a segurança dos dados? 

Seus dados serão compartilhados somente com sua autorização. O sistema implementado com o Open Banking é de API (Application Programming Interface) e é padronizado entre todos os bancos, permitindo que o cliente escolha quando e para quem ele vai querer compartilhar seus dados. Esse tipo de sistema é seguro e dependente do consentimento do próprio usuário. Dentre os dados disponíveis para compartilhamento, podemos citar: CPF, CNPJ, faturamento, serviços e produtos utilizados, dentre outros. 

Ter o poder de compartilhar seus dados financeiros com qualquer banco é ter a oportunidade de receber diferentes propostas e ter um mar de opções para escolher onde e como realizar seus planos financeiros. 

E como funciona o Open Banking na prática? 

Vamos supor que você tenha interesse em um empréstimo para a sua empresa. 

Atualmente você tem conta em dois bancos, o Banco X e o Banco Y. No Banco X você usa apenas para receber seu salário e pagar as contas (aluguel, luz, supermercado, etc), todo mês chega uma renda relativamente parecida e sai um valor parecido do mês anterior da sua conta. Já no banco Y, você usa para fazer seus investimentos, porque ele traz muitos benefícios para investir. Você pode investir na bolsa de valores, em renda fixa ou até mesmo na sua previdência privada. Certamente seu histórico no Banco X é completamente diferente do Banco Y e algumas propostas são muito mais vantajosas para se fazer com o histórico do Banco X do que no Banco Y, entretanto, talvez o Banco Y apresente vantagens de investimento que o Banco X não apresente e é aí que entra o Open Banking. 

O Open Banking dá a oportunidade de você compartilhar seu histórico de qualquer banco para qualquer outro banco, por app, Internet Banking ou até mesmo pessoalmente. Isso permite que haja maior competitividade entre os bancos e você, usuário, possa escolher onde vale mais a pena pedir um financiamento, fazer um investimento e vários outros serviços financeiros. 

O Open Banking te dá a liberdade e autonomia de escolher o que fazer com o seu dinheiro de forma segura e simplificada. É uma inovação da tecnologia financeira que veio aí para revolucionar o mercado e que pode trazer muitas vantagens para você e o seu negócio. 

Fonte principal: https://openbankingbrasil.org.br/ 

Para mais novidades, acompanhe o nosso Blog Contself