Vantagens de utilizar o marketing médico digital

Sua agenda de consultas está com espaços vazios? Saiba como resolver esse problema usando o marketing médico para alcançar mais pacientes, fortalecer o seu nome e ter uma boa comunicação com seu público.

Hoje em dia, encontrar uma clínica ou um médico é muito diferente da jornada que se fazia há 10 ou 20 anos atrás. Se antes a lista telefônica e a indicação eram as melhores formas de encontrar um profissional da saúde, atualmente, tudo está em apenas um lugar: a internet.

De acordo com o Google, 26% dos usuários da internet buscam por informações de saúde e, 35% deles, procuram diretamente por um médico em sua região. O usuário que pesquisa por um médico nas páginas de busca avalia vários pontos para se decidir em marcar uma consulta com esse ou aquele profissional e a presença digital mais forte faz toda diferença.

Vantagens do marketing digital para o médico

O avanço da internet permitiu uma nova era: a da informação. Em um tempo cada vez mais rodeado de tecnologia, o conteúdo e a informação são as chaves principais para quem deseja obter sucesso com uma marca ou negócio.

O marketing digital é um conjunto de estratégias que utiliza a comunicação e a publicidade por meio de canais viabilizados pela internet. Através das técnicas do marketing digital, é possível:

  • Fortalecer a marca;
  • Atrair clientes ou pacientes;
  • Ter um ótimo custo-benefício (se comparado a outros meios de marketing);
  • Um maior relacionamento com o público-alvo, entre outras tantas vantagens;
  • Maior autoridade.

Limites do marketing médico

O Conselho Federal de Medicina estipula alguns limites para o marketing médico, por isso, uma estratégica de marketing digital deve ser bem planejada, respeitando as regras estabelecidas pelo órgão.

De acordo com a resolução CFM n.1974/11, é proibido ao médico:

  • Prometer resultados que não sejam comprovados cientificamente;
  • Publicar fotos de antes e depois de pacientes que passaram por tratamento ou cirurgia;
  • Anunciar especialidade que não possui;
  • Envolver-se em propaganda enganosa;
    Expor dados ou fotos de pacientes;
  • Mostrar equipamentos com intuito de anúncio de superioridade em relação à concorrência;
  • Publicar informações que possam causar alarde na sociedade.

Primeiros passos para utilizar o marketing digital

Por meio de técnicas assertivas, como a produção de conteúdo para blogs e mídias sociais, presença digital por meio de site próprio e técnicas de persuasão, o marketing digital consegue atingir uma relação mais próximas com seus pacientes antigos e com os novos, além de possibilitar um fortalecimento do seu nome e maior visibilidade.

Confira os primeiros passos para você utilizar o marketing médico digital:

1. Tenha presença forte nas mídias sociais

De acordo com um estudo da agência We Are Social, em colaboração com a Hootsuite, o Brasil possui 140 milhões de usuários ativos nas mídias sociais e 61% deles usam dispositivos móveis para acessar seus perfis nas redes. Isso revela a força das mídias sociais e como elas podem ser decisivas para o marketing digital.

Um profissional que ainda não possui página e produção de conteúdo nessas redes, está na contramão dos novos tempos. É importante ressaltar que não é qualquer perfil ou qualquer informação, utilize as redes para criar conteúdo profissional e transmitir confiabilidade.

2. Crie um site e um blog

Um site é essencial para qualquer marca ou negócio e isso não é diferente para os profissionais da saúde. Esse meio é a maior referência de confiabilidade e você pode incluir informações relevantes sobre a sua vida profissional, além das informações para possíveis pacientes entrarem em contato.

O blog é outra opção muito importante para o marketing médico, além de ser encorajado pelo Conselho Federal de Medicina. Com o blog é possível criar um conteúdo maior e bem informativo para ajudar o público encontrar o seu site.

Ter um blog também é fundamental para colocar no site as palavras-chave relevantes para o seu segmento e fazer o trabalho de SEO, a fim de ser encontrado nas primeiras posições do Google de forma orgânica, ou seja, sem pagar anúncios.

3. Conheça o seu público

Conhecer a sua audiência é um ponto essencial da estratégia de marketing digital. Ao saber quem é o seu público, é possível criar conteúdo específico e relevante. Conhecer o público significa entender a faixa etária, gênero, gostos e muitas outras informações. É uma etapa que pode levar um tempo, mas que é fundamental para melhores resultados.

Com todas essas dicas acima é possível iniciar uma forte presença digital. Lembre-se sempre de atualizar-se sobre as regras do marketing médico e, em caso de dúvida, procure profissionais competentes da área do marketing digital e experientes no segmento de saúde para auxiliar na implementação de tais estratégias.