Imposto para Clínica Médica: descubra a melhor estratégia

Realizar uma boa gestão de uma clínica médica exige cuidados com diversas questões burocráticas, como o setor financeiro. E um dos pontos cruciais — e, ao mesmo tempo, complexos — é a gestão tributária. Por isso, é importante saber quais são os principais pontos envolvidos nessa questão.

Entre os impostos para clínica médica a serem pagos estão: IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Sobre Lucro Líquido), o Cofins (Contribuição para financiamento da seguridade social) e a contribuição para o INSS, além dos relacionados com o regime tributário escolhido para a clínica.

No meio disso, torna-se essencial saber quais são as melhores estratégias para lidar com a situação, evitando gastos excessivos e permitindo o direcionamento das verbas para outras áreas e investimentos na sua clínica. Leia nosso artigo e saiba mais sobre este assunto.

 

Mantenha as informações contábeis atualizadas

 

Um dos principais pontos que contribuem para melhorar a gestão do imposto para clínica médica é manter as informações contábeis atualizadas. Muitos gestores tendem a só verificarem essa documentação na hora de prestar contas para a Receita Federal, o que pode gerar erros e falhas que comprometam a saúde fiscal da clínica médica.

Por isso, é essencial que os dados estejam sempre devidamente registrados e atualizados, a fim de tornar o processo de auditoria interna fiscal mais eficiente, evitando erros, bem como otimizando o tempo destinado a essa tarefa.

Entre essas informações estão a documentação relacionada com faturamento, despesas e margem de lucro previstas (principalmente para aquelas que optaram pelo sistema de tributação de lucro presumido). O Livro Caixa, portanto, necessita estar sempre em dia.

 

Contrate consultorias

 

Um dos grandes problemas é não contratar especialistas para cuidar da situação tributária da sua clínica médica. Uma pessoa que não domine a gestão tributária pode realizar uma série de erros graves para seu empreendimento.

Por exemplo, o não pagamento de determinada taxa pode levar à cobrança de impostos atrasados, multas e sanções posteriores. Isso é um grande prejuízo para a clínica, além de dor de cabeça para resolver a situação.

Outro ponto prejudicial, caso não tenha especialistas a frente da situação, é a bitributação na área da saúde. Essa, infelizmente, é uma situação muito comum e que gera despesas desnecessárias para o gestor.

A bitributação ocorre quando a clínica recebe o pagamento referente ao serviço e emite uma nota fiscal correspondente àquele valor. Ao fazer o repasse para os profissionais envolvidos no serviço, esses profissionais emitem uma nota fiscal para a clínica médica sobre esse repasse. Ou seja,  impostos pagos duas vezes sobre o mesmo serviço prestado.

Uma consultoria é capaz de realizar um planejamento tributário estratégico, que garantirá a redução de custos na clínica.

 

Aposte nas tecnologias

 

Os sistemas de automatização são importantes para manter uma boa gestão tributária para sua clínica médica. Eles auxiliam os gestores que não podem contratar uma consultoria permanente para essa área.

Além disso, é preciso que as informações estejam organizadas e claras, para facilitar o trabalho do contador responsável pela gestão tributária da sua clínica médica. Assim evita-se erros, prejuízos, perdas de dados e falhas como a bitributação.

Bons softwares de gestão financeira especializados para clínicas médicas unem as informações geradas pelas máquinas de cartão com um sistema online, que será responsável pela automatização das informações geradas e divisão de pagamento entre os funcionários automaticamente, evitando justamente a bitributação.

Outros pontos que devem estar presentes em um software de confiança são:

  • controle de fluxo de caixa;
  • exportação para Carnê Leão;
  • exportação DMED;
  • uso do certificado digital — A1;
  • emissão automatizada de notas fiscais e recibos;
  • integração com sistemas clínicos.

Assim, é possível ter uma gestão de imposto para clínica médica, garantindo um maior controle financeiro e tributário no seu negócio. Isso evita erros e garante a possibilidade de economizar no pagamento de impostos, podendo direcionar essa verba para investimentos no local.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das últimas novidades sobre soluções financeiras na área da saúde.