A pandemia transformou radicalmente a área da saúde. Está cada vez mais comum ouvir a palavra healthtech. Esse tipo de negócio é responsável por integrar a tecnologia a processos da saúde antes realizados analogicamente.

Esses processos não se referem apenas à parte “mecânica”, como equipamentos. São melhorias que melhoram a experiência tanto do paciente quanto do médico no geral.

A colaboração entre os players da saúde e suas contrapartidas tecnológicas são passos fundamentais para a verdadeira transformação digital no setor. Unir a expertise e a cultura da inovação, sem dúvida, rende bons frutos.

O que é healthtech?

Health Tech é uma empresa de tecnologia ou startup que oferece soluções relacionadas à saúde. Para isso, podem ser criados bancos de dados ou novos equipamentos para hospitais e clínicas. Outro foco das healthtechs são as plataformas em nuvem e/ou aplicativos de celular. As soluções oferecidas podem ser relacionadas à melhoria de gestão, diagnóstico, acompanhamento do paciente, logística de medicamentos, entre várias outras funcionalidades.

Brasil

Segundo pesquisas feitas pelo Distrito HealthTech Report 2019, o Brasil é um dos principais polos da América Latina na área. As maiores categorias do setor são a de gestão e PEP, acesso à informação e marketplace.

Infográfico healthtech
Maiores categorias do setor
Problemas minimizados pelas healthtechs
  1. Gestão de tempo
  2. Falta de acesso a profissionais
  3. Comunicação interna ruim
  4. Processos problemáticos
  5. Má gestão da cadeia de suprimentos
  6. Má gestão financeira
  7. Pagamento duplicado de impostos
  8. Fraudes e desperdícios
  9. Atendimento ruim
  10. Falta de histórico
  11. Agendamento e comunicação falhos
  12. Gestão pouco orientada por dados