Como Melhorar a Gestão de Salões de Beleza

Como em qualquer empreendimento é muito importante realizar a gestão de um salão de beleza de forma organizada e bem planejada, principalmente pela rotina agitada desse segmento.

Os gestores de salões de beleza lidam com diversas situações diárias como, contatos com fornecedores, funcionários, clientes, entre outros, por isso mesmo é essencial um bom planejamento e gestão para evitar problemas administrativos e financeiros e otimizar o tempo para as demais situações rotineiras.

E como melhorar a gestão administrativa e financeira dos salões?

Destacamos alguns passos que irão ajudar muito nesse processo, vamos ver?

 

Organização em primeiro lugar

 

É fundamental manter o estabelecimento bem organizado, ter uma agenda acessível com horários de atendimentos, as tarefas diárias e registo de contas a pagar.

Busque formas de simplificar processos que passam por mais de uma pessoa, como por exemplo a relação entre recepção e profissional da beleza. Dessa forma você evitará atrasos, marcações erradas e saberá de forma correta o que está acontecendo no salão.

 

Ferramentas tecnológicas

Hoje existem diversos softwares que otimizam atividades antes feitas de forma manual, o que facilita muito o processo operacional do gestor ou funcionário, diminuindo o tempo gasto em alguns processos repetitivos.

Além de conter informações mais seguras, a gestão fica menos sujeita a erros e alterações.

 

Profissionais e parceiros qualificados

 

É importantíssimo manter uma boa relação com os funcionários e parceiros, até porque eles representam a imagem do estabelecimento e não seria nada benéfico para o salão ter um prestador trabalhando insatisfeito.

Reuniões periódicas de equipe e individuais para o alinhamento de metas e expectativas, é uma boa opção para manter sua equipe em sincronia e dentro do perfil cultural do negócio.

Dedicação na hora de encontrar novos profissionais também é muito importante, para contratar profissionais com o mesmo perfil profissional e assim evitar erros e conflitos.

É uma boa opção é também investir em capacitação dos profissionais, com cursos profissionalizantes o que melhora a relação/satisfação de clientes e fornecedores e traz novo conhecimentos para o salão e seus profissionais

Mensurar os investimentos

 

Mensurar os custo e retornos dos investimentos feitos no empreendimento também é essencial para ter um controle do que está valendo a pena ou apenas gerando custos sem necessidade.

A mensuração também ajuda a definir quais promoções e ações estão atraindo mais clientes, se os funcionários estão prestando um bom atendimento e o nível de fidelização dos seus clientes

 

Controle Financeiro

 

E por último e não menos importante, é indispensável ter o controle financeiro do empreendimento, a realização de um fluxo de caixa, lançamento de entra e saída de transações financeiras irão te ajudar a ter uma visão ampla da saúde financeira do seu empreendimento.

No mercado existem diversos tipos de softwares que pode ajudar nesse processo, automatizando lançamentos e proporcionando previsões financeiras.

A ContSelf, por exemplo, conta com uma solução, o Beauty Pay, que descomplica o processo de repasse financeiro entre os prestadores financeiros e ainda proporciona economia de até 40% em impostos eliminando a bitributação!

 

Essas são algumas dicas que podem ajudar a melhorar a gestão do salão de beleza, seguindo esses passos o processo administrativo e financeiro do seu salão ser tornara muito mais fácil e prático.