Fluxo de caixa positivo em clínicas médicas

O que é fluxo de caixa e para que ele serve?

Entender o que é fluxo de caixa é fundamental para garantir a saúde financeira de qualquer negócio. Esse termo corresponde a todas as entradas e saídas financeiras de um negócio.

As entradas são a força vital do seu negócio e vem de fontes como pagamentos de clientes. Esse dinheiro é importante porque mais tarde se torna pagamento por coisas que fazem sua clínica funcionar: despesas como materiais, funcionários e aluguel. Esses valores pagos pela empresa são as saídas do fluxo de caixa.

Naturalmente, se você sabe o que é fluxo de caixa, sabe que o saldo positivo é o preferido. Fluxo de caixa positivo acontece quando há mais entradas que saídas, o que significa que sua empresa está funcionando sem problemas.

Comprometimento do caixa

Ao parcelar um valor para o paciente, a clínica receberá parceladamente. Porém, precisa repassar o valor ao profissional imediatamente, o que prejudica o fluxo de caixa.

Fluxo de caixa prejudicado

Como solucionar

Com o Saúde Pay a clínica e o profissional receberão igualmente, da mesma forma que o paciente pagar e de forma independente. É possível também que uma das partes (clínica ou profissional) peça adiantamento individualmente, ou em conjunto. Essa solução individualiza o recebimento.

Possibilidade 1: Clínica e médico recebem os valores parcelados

Possibilidade 2: Uma das partes solicita antecipação e recebe o valor em até 2 dias úteis

Possibilidade 3: Ambas as partes solicitam antecipação e recebem os valores em até 2 dias úteis