Fidelização de pacientes: como ela pode aumentar a rentabilidade do seu consultório

Não existe nada mais importante nos dias de hoje, para os negócios de todas as áreas do mercado, do que turbinar as relações pessoas das empresas com os seus clientes. Na medicina, isso funciona da mesma maneira, através da fidelização de pacientes.

A verdade é que os consumidores precisam se tornar verdadeiros fãs, pessoas dispostas a ocupar o cargo de defensores da marca. É importante que isso aconteça não apenas para que a instituição ganhe mais, mas para que ela mantenha a garantia deste faturamento.

Quando se adentra a área médica, tudo se torna ainda mais particular. Se tratando da saúde das pessoas, o exercício da medicina consiste em um papel social de extrema importância para a humanidade, independente do setor profissional.

As consequências públicas da atuação da ciência estão sempre em evidência. Itens como álcool gel atacado e insumos de procedimentos cirúrgicos mostram como esta área tem impacto direto na economia.

Dessa forma, este artigo irá se encarregar da abordagem do tema da aquisição de pacientes fiéis nos consultórios médicos de todos os setores, traçando o conceito dessa prática, junto com os principais desafios e vantagens da fidelização.

Ademais, será abordada a importância da presença do registro médico para o sucesso dos atendimentos em consultório, ou até mesmo ao serviço de enfermagem domiciliar, para o sucesso da estratégia de fidelizar.

Por fim, serão listadas algumas dicas para a otimização de todos esses processos, visando o aumento da rentabilidade de um consultório através dos atendimentos feitos a clientes cada vez mais fiéis.

Será possível, dessa maneira, renovar toda a infraestrutura de um empreendimento feito nesta área, independente do departamento médico, proporcionando condições aquisitivas para realizar até mesmo o tão sonhado projeto ar condicionado hospitalar.

Em que consiste a fidelização de pacientes?

Dentro do marketing, a definição de fidelização diz respeito ao fenômeno através do qual um determinado grupo de consumidores se torna fiel a uma marca ou instituição, de forma contínua ou periódica. Isto significa que fidelizar pacientes é fazer do seu retorno frequente.

Apesar de ser um conceito extremamente popular, ele nem sempre ganha a devida atenção das clínicas e estabelecimentos médicos. Isso não é nada bom, pois, nesse segmento, a otimização das relações com os clientes possui uma importância redobrada.

No setor da saúde, a fidelização adquire uma relevância ainda maior, uma vez que a satisfação e a sanação dos problemas do paciente é indispensável para um atendimento ser considerado ótimo.

Nos tempos atuais, é possível caracterizar o perfil de um paciente fiel como aquele que faz uso dos serviços de sua clínica de forma sistemática e os indica para seus amigos e familiares.

Além de tudo isso, o fator diferencial é que os pacientes leais normalmente não cedem às investidas da concorrência para atraí-los a fazer uma migração de plano de saúde, uma troca de nutricionista ou terapeuta, entre diversos outros casos parecidos.

A fidelização dos clientes nos consultórios proporciona, inclusive, inúmeras vantagens a um estabelecimento, uma vez que cada paciente, ao avançar na esteira comercial, se torna mais lucrativo para a empresa.

Uma vez que os pacientes ficam satisfeitos, sempre estarão dispostos a pagar o preço justo pelos serviços que são prestados com grande qualidade, o que significa que os valores cobrados nas clínicas de eficácia comprovada são sempre maiores.

A realidade é que os clientes fiéis são mais propensos ao oferecimento de novas versões dos mesmos serviços, uma vez que a relação de credibilidade que foi constituída com a clínica em que ele apostou a sua confiança proporciona isso.

Além do mais, pacientes contentes são o maior ativo de vendas de todas as estratégias de marketing. As suas recomendações vendem muito, impulsionam a boa imagem do consultório e custam menos do que uma máquina de café para empresa.

A grande importância do registro médico

Não haveria forma eficaz de abordar o tema da otimização da satisfação dos pacientes, e fidelização de clientes nos consultórios clínicos, sem falar da necessidade do registro.

Tal prontuário médico consiste em um conjunto de documentos que ilustram o histórico de atendimentos relacionados à saúde de determinado paciente.

Os atestados, exames, laudos e demais prescrições médicas são exemplos dos tipos de registros que precisam ficar arquivados no prontuário médico.

Há não muito tempo, a grande maioria dos registros era feita no papel, o que trazia grandes dificuldades a sua atualização, ou mesmo ao manuseio. 

O avanço progressivo dos novos aparelhos tecnológicos mudam drasticamente este quadro, permitindo o armazenamento dos dados de forma digital.

Além de descartar a necessidade de papel, os prontuários eletrônicos são colocados em ferramentas e plataformas digitais, possibilitando o seu livre compartilhamento.

Consequentemente, pacientes e equipes das clínicas, hospitais e consultórios conseguem ter acesso às informações de uma maneira simples e segura, a partir das senhas e dos outros sistemas de proteção, visto que os dados são sigilosos.

Os Prontuários Eletrônicos do Paciente, ou PEP, ainda possuem uma grande contribuição para avaliações, diagnósticos e decisões certeiras, uma vez que as suas informações são facilmente achadas através de pesquisa e cruzadas.

O médico pode averiguar, por exemplo, se um paciente possui fatores de risco para doenças do coração ou necessidade de usar remédios em tratamentos psiquiátricos. Ou até mesmo indicar as melhores casas de repouso para os pacientes mais idosos.

Dispondo dessas informações, fica muito mais simples fazer a identificação dos principais riscos voltados às particularidades do caso de cada indivíduo do banco de dados.

Desafios e vantagens da fidelização

A chance que o paciente possui para mudar de profissional a qualquer instante pode fazer com que o médico fique em um estado de tensão nesta relação. Para que o cliente se torne fiel, o clínico precisa ter o conhecimento necessário para administrar certas qualidades.

Os benefícios de virtudes como paciência e empatia ajudam muito nesta jornada. Não apenas as habilidades técnicas e profissionais, que obviamente são importantes para manter a fidelidade, mas os aspectos humanos, ou seja, os fatores comportamentais.

Antes mesmo de estipular um aluguel sala privativa ou planejar qualquer ação relacionada à infraestrutura de uma clínica, é necessário se exercitar na comunicação desses critérios com os pacientes.

A postura do médico, o afeto dado aos pacientes e a habilidade de se adaptar também auxiliam bastante no processo de desenvolvimento das relações que envolvem os profissionais e aqueles que serão atendidos por eles.

Em linhas gerais, os pacientes batem bastante na tecla da importância de uma assistência médica em situações urgentes e procuram um especialista que possa compreender o momento que eles estão passando e lhes prestar um bom atendimento.

Desse modo, por meio da empatia, a lealdade do paciente abre um livre acesso aos cuidados da clínica. Um dos principais anseios deles, de fato, é serem tratados de forma humana.

Da higiene da sala de recepção à entrega de brindes para clientes personalizados, tratar as pessoas como seres humanos com sentimentos se trata de algo imprescindível para as exigências comerciais e sanitárias da modernidade.

Nos dias de hoje, os pacientes são extremamente mais informados que nos tempos passados e, por esta razão e para ficar atualizado, o profissional precisa fazer uso das novas técnicas e aplicativos que surgem para mudar as experiências de forma geral.

Para aqueles profissionais que atendem a tais expectativas, é possível receber em seu consultório alguns benefícios, como:

  • Encher as agendas;
  • Ganhar respeito e admiração;
  • Aumento do engajamento;
  • Evolução na relação com o paciente.

Com enfermeiras trabalhando com uniforme feminino social moderno e clínicas que exploram as tecnologias para a interação com os pacientes, é possível se adequar, cada dia mais, aos anseios necessários para conseguir a fidelização.

5 dicas para otimizar a sua rentabilidade

Por fim, não seria possível abordar o tema da importância de fidelizar os pacientes no campo da medicina sem fornecer algumas dicas práticas para otimizar a rentabilidade dos empreendimentos feitos em consultórios médicos.

Já foi possível visualizar a relação direta que existe entre o processo de fidelização e o aumento múltiplo nos lucros de um negócio na área da saúde. Agora, cinco são as orientações para quem deseja turbinar ainda mais os ganhos:

  1. Estudar o básico sobre finanças;
  2. Cortar gastos desnecessários;
  3. Otimizar o fluxo de pacientes;
  4. Nutrir as relações fidelizadas;
  5. Fazer bom uso das tecnologias.

Através da otimização dos ganhos, investimentos, relações e do corte rápido das despesas desnecessárias, é possível transformar um simples consultório em um negócio de sucesso com o auxílio tecnológico.

Considerações finais

Não existe marketing sem relações humanas, e nenhuma relação sobrevive sem o uso expressivo do cuidado e da empatia.

Considerando que não existe praticamente nenhuma outra área comercial que exerça mais a prática de se colocar no lugar do outro do que a medicina, a fidelização dos pacientes se torna apenas uma consequência previsível da concretização de um bom trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.