Dispositivos médicos

Você sabia que é possível monitorar em tempo real o coração de uma pessoa com um dispositivo implantável? Parece coisa do futuro, mas já está entre nós há mais de uma década. Na pandemia, o uso desses dispositivos médicos começou a ser adotado em larga escala. Além da modernidade, quais são as vantagens?

Vantagens dos dispositivos médicos

Os dispositivos garantem o acesso contínuo às terapias que os pacientes precisam a longo prazo. Para que o uso dessa tecnologia se torne mais comum, é necessário avançar no modelo de compra de tecnologias em que o eixo principal para pagamento é a proposta de valor, traduzida em melhores resultados clínicos.

A integração de modelos de “Saúde Baseada em Valor” com mecanismos de compartilhamento de riscos será fundamental para sustentar futuros investimentos em tecnologias médicas na América Latina.

Pandemia

Há uma capacidade de mudança pouco vista antes na medicina, especialmente no que tange a adoção da telemedicina. Diversos especialistas médicos experimentam seus benefícios pela primeira vez e se surpreendem com a adaptabilidade e satisfação demonstradas pelos pacientes. Portanto, o desafio é que essa mudança perdure e se expanda para mais pacientes.

Felizmente, os governos também estão entendendo que as cadeias de fornecimento de dispositivos médicos são globais e que “fechar fronteiras para seu abastecimento em situações pandêmicas impacta na atenção à saúde”.